domingo, novembro 10, 2024

- ANO 2014, há 10 anos: A revolta popular pela calçada do caminho da Calçada!

 

O Caminho da Calçada com tout, venant mas em Março de 2023

Manifestação anti-calçada foi há 10 anos


- ANO 2014,
há 10 anos!
A revolta popular pela
calçada do caminho 
da Calçada!


Um grupo de populares de Óis da Ribeira impediu, na segunda-feira de 10 de Novembro de 2014, há 10 anos, a continuação das obras de empedramento do Caminho da Calçada, que queriam mais largo e mais baixo.
Os trabalhos tinham começado na semana anterior, num troço de 4,10 metros de largura – o que, disseram os populares, «não dá para cruzarem dois carros e muito menos dois tractores».
Diamantino Correia foi um deles e considerou na altura que «deve ser mais largo e mais baixo, ao nível das caixas» e Albertino Soares também frisou que «deve ser rebaixado», pois «como está, a água (das cheias) leva tudo».
«Toleraria mais facilmente - disse este empresário agrícola - que fosse mais estreito, que mais alto». Isto porque, sendo alto, iria criar empoçamento de águas. E prejuízos aos agricultores.
Alguns eleitos de Óis da Ribeira na União de Freguesias associaram-se ao protesto: Diamantino Correia e Vital Santos (ambos do PS), Germano Venade e Manuel Almeida «Capitão» (PSD). Não esteve António Horácio Tavares, do PS e então membro do executivo. Como, de resto, não esteve nenhum outro, apesar de o presidente Mário Martins ter, alegadamente, sido reclamado ao local.
- NOTA: Hoje, 10 anos passados e como todos sabemos, as onras nunca foram retomadas e ainda não há calçada para ninguém! O caminho continua «descalçado» e de vez em quando «leva» tout-venant, como se vê na imagem de Março de 2023!

Sem comentários: