quinta-feira, novembro 14, 2024

ANO 2004, há 20 anos: Tuna de Óis da Ribeira festejou 107 anos!

 

David Soares dos Santos

- ANO 2004,
há 20 anos!
Tuna de Óis da Ribeira
festejou 107 anos!

A Tuna Musical de Ois da Ribeira comemorou 107 anos a 13 e 14 de Novembro de 2004 garantias de futuro, expressas no seu rejuvenescimento - na Orquestra Juvenil, escola de música e classe de cordas. 
«São 107 anos de respeito, a Tuna é uma grande referência de Óis da Ribeira», disse Nair Barreto, presidente da Câmara Municipal de Águeda.
As festas começaram dia 13 de Novembro, com a arruada e convívio em casa de António Abrantes – sócio honorário da instituição, que nesse dia fazia 52 anos. Continuaram no sábado, com o jantar comemorativo e tempo de homenagem «a quem sempre serve a Tuna», como disse o presidente da direcção, Porfírio Pires.
Homenagem a Otília Reis, José Pires, António Prazeres, Arsénio Lameiro, António Morgado, Hernâni Pires e Anabela, José Carlos (Pôr-do-Sol) e Hermínia Viegas, Nuno Almeida e Luís Miguel e Lima (professores de música), aos presidentes da Assembleia (Horácio Marçal) e da Câmara Municipal de Águeda (Nair Barreto) e da Junta de Freguesia (Fernando Pires) e da direcção da ARCOR (Celestino Viegas). E também ao maestro Carlos Matos, que este ano fez 50 anos de músico e se apresentou em palco com um quarteto de netos. Um lindo momento.
Os presidentes Jorge Framegas (AG da Tuna) e
Nair Barreto (da Câmara Municipal de Águeda)

Homenagem a David
Soares dos Santos !

Jorge Élio Framegas, presidente da AG da Tuna, deu o mote interventivo da noite, falando do «ano de transição de direcções, mas sempre com os mesmos objectivo, sempre atingidos», agradecendo o apoio da Câmara e «a todos quantos nos ajudaram».
«A Tuna é uma associação pobrezinha, mas de lutas que é o que nos fez chegar aqui e hoje», disse o PAG, anunciando a actuação do quarteto de quadranetos do fundador Jacinto Matos.
Homenageado foi também David Soares dos Santos (foto), de 84 anos, o mais antigo tuno vivo. «Um homem com o peso da história às costas», dele disse a presidente Nair Barreto.
Intervenções, brevíssimas, tiveram também os presidentes da Junta de Freguesia e da ARCOR - já depois de Porfírio Pires, líder da direcção da Tuna ter agradecidos «a todos e são tantos os que ajudam a Tuna».
Celestino Viegas, da ARCOR, sublinhou o facto de as duas associações «seguirem caminhos diferentes, mas de mãos dadas, para, cada qual no sem campo de acção, tornarem Ois da Ribeira maior e melhor, mais feliz, multiplicando as suas sinergias e desenvolvimento, porque os homens se entendem e têm objectivos comuns». E entregou uma lembrança à Tuna – uma peça de cerâmica decorativa, com os emblemas das suas associações e «107 abraços».
Fernando Tavares Pires, da Junta de Freguesia, referindo as duas associações como «símbolos de Ois da Ribeira e exemplos de como é possível pacificar a nossa terra e torná-la desenvolvida».
- NOTA: A reportagem completa pode ser lida AQUI, no site «Óis da Ribeira | Notícias, Curiosidades e Histórias», do engº. Luís Neves, o actual presidente da direcção da Tuna /AFOR.

Sem comentários: