segunda-feira, janeiro 04, 2021

1 919 - O revolucionário republicano José Pinheiro de Almeida!

José Pinheiro
de Almeida
 

O revolucionário republicano José Pinheiro de Almeida, carpinteiro de Óis da Ribeira, faleceu a 4 de Janeiro de 1919. Há 102 anos.
José Pinheiro de Almeida foi um dos heróis aguedenses da implantação da República e integrava o «comando» que, alguns dias antes do 5 de Outubro de 1910, se preparava, sem conseguir, para prender o Rei D. Manuel II.
O Rei estava no Bussaco e o grupo republicano aguardava, estacionado na Pampilhosa, ordens de Lisboa para a detenção do monarca. Grupo que tinha a cumplicidade do capitão Viegas, oficial da guarda do Rei que residia no Malhapão, em Oliveira do Bairro.
José Pinheiro de Almeida era carpinteiro de profissão, pobre e humilde, de fraca constituição física mas de forte compleição moral. João Elísio Sucena escreveu, sobre ele e no jornal «Independência de Águeda» de 5 de Outubro de 1968, que «defendia com ardor desusado, com coragem, com altivez e com o sacrifício que fosse necessário fazer, todos os ideais do seu espírito».
«Conversava com verbosidade, parecendo que as palavras se atropelavam ao acudir-lhe aos lábios. O calor com que, em geral, se manifestava nas conversas, era a prova da sinceridade com que exteriorizava o seu pensamento», acrescentava o jornal republicano de Águeda de há pouco mais de 52 anos.
Filho de Maria Pinheiro dos Santos, nasceu a 11 de Dezembro de 1878, casou com Mariana de Jesus Viegas e o casal teve 5 filhos: Porfírio e Severino (falecidos em crianças), Eugénio, Elísio e Alexandre Pinheiro de Almeida - já todos falecidos. Neto residente em Óis da Ribeira é o agro-pecuário Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, da Rua Nossa Senhora de Fátima.
- Ver AQUI

Sem comentários: