José Vicente |
O Grupo de Teatro da ARCOR actuou em Espinhel no dia 8 de Janeiro de 1994, há 27 anos, representando a peça «Última Despedida», do autor óisdaribeirense José Vicente e ensaiada por Firmino Santos.
A estreia tinha sido em Óis da Ribeira, no Dia de Natal de 1993, e o grupo, entretanto, já actuara na Taipa, no dia de Ano Novo e com muitos aplausos do público. Voltaria a actuar no dia 12 de Fevereiro (em Eirol) e na Figueira da Foz (no dia 19, não sabemos se chegou a concretizar-se).
A peça, e segundo notícias da época, narrava a epopeia do autor, enquanto regressado de Angola, com a família e durante o processo de descolonização daquele país de expressão oficial portuguesa.
Infelizmente, não conseguimos identificar o elenco. Alguém pode ajudar?
Quem é quem?
José Vicente
José Vicente é oriundo do distrito de Castelo Banco e casou em Angola, com a óisdaribeirense Maria do Céu Pereira dos Reis.
O casal teve os filhos António, Susana de Fátima (moradores em Recardães) e Fernando dos Reis Vicente (emigrante na Suíça e morador em Espinho), com casa em Óis da Ribeira.
Após o regresso de Angola, José Vicente trabalhou localmente em várias áreas profissionais (agricultura e construção civil, por exemplo) e, durante vários anos, exerceu as funções de sacristão da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Faleceu aos 71 anos, no dia 24 de Setembro de 1996, vítima de doença prolongada.
Sem comentários:
Enviar um comentário