domingo, janeiro 10, 2021

Zulmiro Gomes Santos faleceu aos 102 anos!

Zulmiro Soares dos Santos e Ãngela Santos, uma prima brasileira

Zulmiro G. dos Santos

O óisdaribeirense Zulmiro Gomes dos Santos faleceu hoje aos 102 anos, feitos a 17 de Maio de 2020! No Hospital de Águeda. Era a pessoa mais velha de Óis da Ribeira!
Zulmiro nasceu no Brasil, ocasionalmente, em Mimoso do Sul, no Estado
do Espírito Santo, filho de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Margarida Gomes da Conceição - o primeiro casal de Óis da Ribeira consorciado após a implantação da República - com casamento celebrado a 27 de Outubro de 1910. Ele com 19, ela com 26 anos de idade.
Neto paterno de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima e materno de Tomás Ferreira da Conceição e de Mariana Gomes de Jesus, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira, era um dos 6 filhos do casal: ele e David (que também faleceu aos 102 anos, a 16 de Setembro de 2012), Deolinda (a 5 de Fevereiro de 1995), Isaura (a 4 de Julho de 2001) e Mirene (29 de Julho de 1986), e de, ainda viva, Maria de Lurdes Gomes dos Santos (da Lavoura), que, aos 96 anos, está no Jardim Social de Travassô.
O pai Manuel Soares dos Santos, o Lopes, emigrou para o Brasil em 1913 e fixou-se em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo - a norte do Rio de Janeiro e por onde, a esse tempo, exercia o padre José Bernardino dos Santos Silva, que lhe mandou carta de chamada e por lá o apoiou.

M. Célia Reis

A família próxima
de Zulmiro Santos


Zulmiro Gomes dos Santos enviuvou de Maria Célia dos Reis Framegas, a 10 de Maio de 2013, e há muitos anos que se dividia entre as casas das duas filhas: Zulmira dos Reis Framegas Santos, viúva de Arsénio Lameiro (falecido a 19 de Fevereiro de 2013), casa que ele próprio construiu nos anos 60 do século XX (na Rua de Santo António), e Maria Fátima dos Reis Framegas Santos Moreira (moradora na Rua dos Serrados), ambas em Óis da Ribeira. Mais recentemente, em casas de apoio social.
O pai Manuel Soares dos Santos (Lopes) emigrou para o Brasil em 1913 e fixou-se em Mimoso do Sul, Estado do Espírito Santo - a norte do Rio de Janeiro e onde, a esse tempo, exercia o padre José Bernardino dos Santos Silva, que lhe mandou carta de chamada e por lá o apoiou.
Margarida Gomes da Conceição, a mãe de Zulmiro, partiu para o Brasil em Janeiro de 1917, fazendo-se acompanhar dos filhos David (então com 6 anos), Deolinda e Isaura. Já lá, lá nasceram Zulmiro, Lurdes e Mirene e a família mudou-se, depois, para o município de Muqui - onde Manuel Lopes adquiriu e geriu uma fazenda de café, até ao seu regresso a Portugal.
O funeral de Zulmiro Gomes dos Santos está marcado para as 16 horas de amanhã, dia 11 de Janeiro de 2021, com cerimónias religiosas cemitério de Óis de Ribeira.

Sem comentários: