A Rua António Bernardino vai da escola primaria à Rua da Pateira |
Troço da Rua António Bernardino |
A rua, a de maior comprimento de Óis da Ribeira, vai da escola primária à Rua da Pateira, junto à casa do falecido Armando Ferreira e, na altura, implicou o alargamento de todos os vários caminhos rurais existentes, com vários nomes ao longo do seu curso: Aidos, Caminho Fundo, Bacelinhos, Longas, Serrados e Lajes, por exemplo - onde ligou à Rua da Pateira por um espaço de terreno cedido por Albertino Gomes Soares. O que vai da curva das Lajes até à dita Rua dos Serrados, de onde logo depois se junta à da Pateira.
Os proprietários cederam os terrenos dos seus cabeceiros e abateram oliveiras ao longo de todo o troço, para alargar os ditos caminhos rurais.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Agostinho Tavares, com o secretário Isauro Santos e o tesoureiro Valter Framegas dos Reis. A obra foi realizada a expensas da Câmara Municipal de Águeda, que era presidida por Denis da Cruz Ramos Padeiro.
Rua António Bernardino
A rua passou a denominar-se Comendador António Bernardino (Berna) a 16 de Novembro de 1996, no decorrer de uma homenagem pública.
Tinha sido galardoado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, por decisão de Mário Soares, o então Presidente da República, a 10 de Junho de 1995, considerando os seus «relevantes serviços prestados à cultura».
António Bernardino Pires dos Santos era licenciado em Ciências Geográficas e professor e foi um nome grande do fado de Coimbra - que cantou um pouco por todo o mundo. Faleceu a 17 de Junho de 1996, de doença, era então administrador dos Serviços Sociais da Universidade de Lisboa.
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 20 de Agosto de 1941, era filho de Aires Carvalho e Santos e de Maria Pires, já falecidos, e irmão da professora Maria Laudelina Pires dos Santos e cunhado de Manuel Soares.
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 20 de Agosto de 1941, era filho de Aires Carvalho e Santos e de Maria Pires, já falecidos, e irmão da professora Maria Laudelina Pires dos Santos e cunhado de Manuel Soares.
Sem comentários:
Enviar um comentário