terça-feira, janeiro 11, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira e Cabanões; assembleia geral eleitoral da ARCOR!; a ARCOR fez obra maior que a freguesia! Tiago Tavares recebeu prémio «Os Soberanos»!

Manuel Augusto
ÓdR há 15 anos

Comissão de Gado Bovino de
Óis da Ribeira e Cabanões !

O d´Óis Por Três falava, há 15 anos, da 
Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira e Cabanões.
A notícia era esta:
«O novo presidente da Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira e Cabanões é Manuel Augusto Pires dos Reis - eleito a 7 de Janeiro de 2007, para um mandato de um ano.
A associação funciona como «cooperativa» de apoio a proprietários de gado bovino, em caso de acidente ou de morte - atribuindo um subsídio de apoio. Cada associado, e serão na ordem dos 20, paga 1,5 euros por gado adulto e 0,75 cêntimos por gado menor».
- NOTA: Manuel Augusto Pires dos Reis foi casado com Maria de Lurdes Tavares Pires e faleceu a 1 de Janeiro de 2014, de doença e aos 73 anos.

Assembleia geral
eleitoral a ARCOR
 
O d´Óis Por Três tinha notícia da ARCOR, a 11 de Janeiro de 2007. Há 15 anos e esta:
«A assembleia geral eleitoral da ARCOR está marcada para 26 de Janeiro, na sede da associação, entre as 21 e as 23 horas.
A ARCOR foi fundada a 19 de Janeiro de 1979 e, até agora teve 7 presidentes: Celestino Viegas (4 mandatos), Armando Ferreira (1), José Maria Gomes (1), Sesnando Alves dos Reis (2), José Melo (1), António Tavares (1) e Fernando Reis (2).
Ver o site da Arcor, primeira versão, no menú Bilhete de Identidade e sub-menú Presidentes. 
- NOTA: Este site da ARCOR foi apagado pela direção de Agostinho Tavares, o presidente da direção eleito nesta AG.
Agostinho Tavares e a ARCOR

A ARCOR fez obra 
maior que a freguesia !

A Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira (ARCOR) ia, há 10 anos,  comemorar o seu 33º. aniversário no dia 29 de Janeiro de 2012 e o d´Óis Por Três falou do assunto.
Assim:
«O Centro Social, recentemente construído, com custos totais que se aproximam dos 1,5 milhões de euros, é o cartão de visita da instituição.
O Bispo de Aveiro disse dele, em 2002, que se trata de «uma obra maior que a freguesia», que conta com pouco (...) Agostinho Tavares, actual presidente da direção, diz que se a obra está feita, tal deve-se ao seu antecessor, Celestino Viegas. 
«Tinha bons conhecimentos e trabalhou muito», referiu o presidente, sublinhando que «se não fosse ele, a obra hoje não estaria aqui».
Celestino Viegas, sócio nº. 1 e presidente entre a fundação e 1985 e, mais tarde, entre 2001 e 2005, conseguiu, segundo o actual presidente da ARCOR, obter fundos para que uma obra desta envergadura seja uma realidade, «mesmo de pessoas e empresas que nada têm a ver com Óis da Ribeira».
«Não fosse o Celestino Viegas e a ARCOR e Ois da Ribeira não teriam esta obra feita, não tenhamos dúvidas. Trabalhou muito para isso, a ele se deve o Centro Social", sublinhou Agostinho Tavares». - Ver AQUI

- NOTA: O d´Óis Por Três andava muito revivalista e foi aos seus arquivos buscar mais esta preciosidade informativa de há 16 anos. Valeria a pena ir reler a entrevista, para lembrar um passado muito próximo e afinal tão esquecido, ligado à associação que então ia fazer 33 anos. 
Tiago Tavares, à esquerda

Tiago Tavares recebeu 
prémio «Os Soberanos»

Campeão do mundo de canoagem, o óisdaribeirense, Tiago Tavares foi há 5 anos galardoado com p prémio «Os Soberanos».
Eis a notícia do d´Óis Por Três:
«O canoísta internacional Tiago Tavares, ribeirense que é campeão do mundo e vice-campeão da Europa de canoagem, foi um dos galardoados de «Os Soberanos», prémio instituído pelo jornal Soberania do Povo, de Águeda.
O galardão foi entregue no sábado passado, dia 7 de Janeiro de 2017, por altura das comemorações dos 138 anos do jornal, sendo mais um justo prémio para o extraordinário atleta natural de Óis da Ribeira e formado na ARCOR.
Os outros galardoados foram o compositor Luís Cardoso, de Fermentelos (à direita), e o Orfeão de Águeda, representado pelo presidente Júlio Balreira (ao centro).»
- NOTA: Notícia do d´Óis Por Três publicada a 11 de Janeiro de 2017.

Sem comentários: