domingo, janeiro 09, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: «Pedro, o idiota» foi peça da ARCOR ! Tertúlia Literária e idades autorais !14 óisdaribeirenses na Venezuela ! Cantares dos Reis da Tuna! A Tuna na Casa Paroquial

O Grupo de Teatro (legenda no texto)

ARCOR Teatro

«Pedro, o idiota» foi
peça da ARCOR !
 
O Grupo de Teatro da ARCOR estreou, a 14 de Janeiro de 1989, a peça «Pedro, o Idiota», em quatro actos - num espectáculo que incluiu a representação de uma revista de Oliveira do Bairro. O GTA presentou-se também em Eirol (21 de Janeiro) e em outras localidades da região. A última representação foi a 19 de Março, no Pôr-do-Sol, então incluindo a comédia «A Boémia». 
Participaram Jorge Brandão, Rui Fernandes, João Meireles, Dina Gomes, Susana Pinheiro (ponto), Valter Polido, Eugénio Manuel Reis, Álvaro Soares, Madalena Reis, Cristina Silva, António Fernando Framegas, Silvério Dionísio Reis e Paulo Rogério Framegas. 
O ensaiador foi Hercílio de Almeida. Da esquerda para a direita: Jorge Brandão, Rui, João Meireles, Dina Gomes, Susana Pinheiro (tapada), Hercílio de Almeida, Valter Polido, Eugénio Reis, Álvaro Soares, Madalena Reis, Cristina Silva, António Fernando Framegas, Silvério Reis e Paulo Rogério.
Retirado da primeira versão do Site da Arcor.
- NOTA: O Grupo de Teatro Amador (GTA) deixou os palcos em 2012. O que é uma grande pena! Hercílio Almeida e António Fernando Framegas já faleceram.
Tertúlia Literária
e idades autorais !

A Tertúlia Literária» de 9 de Janeiro de 2007, há 15 anos, tinha o nº. 61 e falava da idade de um dos seus autores.
Assim:
«Então, lá estás tu em clima de festa d´anos!!! Vai haver champanhe?!...», perguntou o d´Ois.
- «É verdade, pá... lá vai ela entrar os intas....», disse Três.
- «E vais festejar aonde?», indagou o d´Ois.
- «Qual aonde, é quando....», replicou o Três.
- NOTA: E lá se passaram, entretanto, mais 10 anos a falar de Óis da Ribeira, das suas gentes e das suas histórias, do seu dia-adia, das suas associações, políticas, glórias e tragédias e ambições.

14 óisdaribeirenses
na Venezuela !

O d´Ois Por Três, há 15 anos, dava conta que 14 pelo menos óisdaribeirenses na Venezuela (bandeira ao lado) e de outros por lá ficaram, falecidos. Por exemplo, Eurico Tavares, esposa Olímpia e sogra - que nos lembrássemos na altura.
Os seguintes, há 15 anos:
- Carlos Alberto (Beto): Filho de Eurico Tavares (falecido).
- Armando Cantigas: Filho de Óscar Matos, irmão de Hostilino, Cidália, Carlos, Idília (falecida), Lucília e Madail.
- Eurico: Filho de Eurico Tavares (falecido), irmão de Beto.
- Fausto Albano: Filho de Fausto Reis e Mariazinha Resende.
- Fernanda: Filha de Natércia e Alberto Carvalho (Carocho).
- Fernando Anacleto: Filho de Etelvina (falecida) e Anacleto Estima.
- Fernando Suarez: Filho de São e Hostilino Matos.
- Jaime Nogueira: Filho de Maria Padeira, irmão de Manuel (Neca).
- Manuel (Neca) Nogueira: Filho de Maria Padeira, irmão de Jaime.
- Manuel: Filho de Dulce, irmão de Maria do Hermenegildo e Nair.
- Maria Rosa: Filha de Natércia e Alberto Carvalho (Carocho).
- Natércia: Esposa de Alberto Carvalho (Carocho).
- Rosa Maria: Filha de Natércia e Alberto Carvalho (Carocho).
- Selda: Filha de Laudelina e Estulano (falecidos), irmã de Albertina.
- NOTA: Eurico Tavares (filho), Armando Matos (Cantigas), os irmãos Jaime  Neca Nogueira, Natércia e Alberto, Cidália, Anacleto e Maria do Hermenegildo já faleceram. Fernando Suarez já regressou a Óis da Ribeira. 
A Tuna a Cantar os Reis

Cantar dos Reis da
Tuna Musical

O d´Óis Por Três falava, há 10 anos do Cantar dos Reis da Tuna Musical de Óis da Ribeira.
Assim:
«O Cantar dos Reis da Tuna de Óis da Ribeira já terminou e aqui deixamos a imagem editada pelo seu vice-presidente da direção, o engº. Luís Neves, na sua página de facebook, datada de 7 de Janeiro de 2012».
- NOTA: A Tuna é agora, e desde 2016, denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira. Uma alteração legal, votada em assembleia geral, que, citando o seu site oficial, «nunca invalidará o tradicional nome, Tuna de Óis», como se pode ler AQUI
 A Tuna na Casa Paroquial

A Tuna a Cantar os Reis
na Casa Paroquial

A Tuna/Filarmónica de Óis da Ribeira continuou ontem a Cantar os Reis, na versão de 2017 e seguindo a tradição de já uns bons pares de anos e que faz festa nas ruas e portas das famílias de Óis da Ribeira. 
E não só, valha a verdade. Numa noite destas e como se vê na imagem, cantou na residência paroquial, onde foi recebida pelo padre Júlio Grangeia.
O momento é de festa, é de festejar os Santos Reis, e um destes dias, seguramente, teremos o parto da nova direção tunante (e restantes órgãos sociais), que o sacerdote, biblicamente, não deixará de baptizar e abençoar.
- NOTA: A pandemia COVID 19, infelizmente, impediu o Cantar de Reis da Tuna/AFOR, que não se pôde realizar em 2021 e 2022.

Sem comentários: