quinta-feira, novembro 12, 2020

Abertura do Centro de Dia da ARCOR depende da Segurança Social

Centro de Dia da ARCOR (imagem da net)
 
A notícia da abertura do centro de
dia, a 22 de Novembro de 2004 e
no «Jornal da ARCOR»

A reabertura do centro de dia da ARCOR está apenas dependente do licenciamento da Segurança Social.
A informação é da dra. Ana Oliveira, coordenadora da Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, solicitada pelo d´Óis Por Três - via o dr. Pedro Nelson Castelo Branco Almeida, director executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Baixo Vouga.
«A vistoria conjunta dos Serviços de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil foi feita no dia 30 Setembro», disse a dra. Ana Oliveira, explicando que o respectivo auto «foi elaborado e enviado à IPSS, com identificação de medidas corretivas e melhoria».
A Unidade de Saúde Pública (USP) de Águeda já «deu parecer favorável, após a correção das medidas», pelo que, ainda segundo Ana Oliveira, «sendo a Segurança Social a entidade licenciadora, a IPSS deve aguardar por essa comunicação».
O primeiro dia do Centro de Dia

Centro de Dia já
«abriu» já 16 anos

O Centro de Dia da ARCOR começou a funcionar no dia 22 de Novembro de 2004. Há quase, quase 16 anos!!! 
A direção era presidida por Celestino Viegas e, ao tempo, com apenas dois utentes: Anacleto Estima e Ilusinda de Jesus. Logo a seguir, entrou Armanda Anjos, de Cabanões. Dias depois, o casal Rosa/Acácio Gomes, de Óis da Ribeira. Já todos falecidos.
A foto mostra os «fundadores» do Centro de Dia: a assistente social Ana Carolina Simões, o utente Anacleto Estima, a convidada Maria Simões das Neves, a colaboradora Judite Tavares e a utente Ilusinda de Jesus.
Ficam para a história do Centro de Dia da ARCOR!!!
O centro de dia da ARCOR 

COVID 19 «fechou»
o Centro de Dia !

A situação epidemiológica da COVID-19, levou a ARCOR  a «encerrar» o centro de dia em Março deste ano, seguindo as instruções da Direção Geral de Saúde.
A 18 de Setembro deste ano (ver AQUI), a ARCOR dava conta, na sua página oficial de facebook, que «continua(va) a aguardar a vistoria às suas instalações e consequente parecer positivo para reabertura». Isto, da parte da Unidade de Saúde Pública (USP) e do Instituto de Segurança Social (ISS).

«Não temos data prevista para a reabertura da resposta social Centro de Dia, continuando a prestar todos os serviços aos seus utentes nos seus domicílios», concluía a ARCOR.

Agora, hoje, dia 12 de Novembro de 2020, está unicamente dependente do licenciamento da Segurança Social.

Sem comentários: