segunda-feira, novembro 23, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 23 de Novembro....

Firmino Santos

ARCOR 1979

Teatro da ARCOR, cortejo de Santo
António e Gala da Canoagem !


1 - Ano de 1979,
há 41 anos !
«A Rosa do Adro»
em ensaios na ARCOR

O Grupo de Teatro da Amador (GTA) da ARCOR iniciou, a 23 de Novembro de 1979, há 41 anos, os ensaios da peça «A Rosa do Adro».
O programa incluía a comédia «O Gabinete do Regedor» e dois monólogos e a estreia, a 8 de Março de 1980, também teve actuação do padre António Maria, brasileiro, ao tempo a trabalhar na Gafanha. 
O grupo era dirigido por Firmino Santos e formado por António Carlos (no papel de Fernando), Clara Santos (Rosa), Isabel Neves (Deolinda), Mário Neves (António), Custódio Ferreira (padre Francisco), Leonildo Costa (José da Costa), Danilo Costa (barão), Aurélio Reis (Lucas), Manuel Almeida «Capitão» (Tomé) e Diamantino Correia (criado). Maria José Duarte de Almeida era o ponto.
O GTA, infelizmente, já não actua desde 2012, ano em que, a 4 de Fevereiro, estreou a peça «O Avarento», de Molière, dirigida por Rui Fernandes, o agora secretário da direção da ARCOR.
E passaram-se direções da João Gomes (já em final de mandato), Manuel Soares (4 anos) e Mário Marques, a actual (4 anos).
Capela de Santo António

2 - Ano de 1980,
há 40 anos !
Cortejo de oferendas 
para Santo António

A comissão de festas de Santo António organizou, a 23 de Novembro de 1980, há 40 anos, um cortejo de oferendas.
O objectivo era angariar fundos para cobrir o défice da festa desse ano e as obras de restauro do templo. O «Jornal da ARCOR de 30 de Dezembro desse ano dá conta que «houve compreensão, bairrismo e generosidade» do povo oisdaribeirense e que o cortejo rendeu 31 12$00 - seriam agora 1.712,94 euros, segundo o conversor da PORDATA.
O conjunto «Renovação», de Fermentelos, colaborou no evento, de forma graciosa. 
A ARCOR Canoagem em 2013,
atletas, treinadores e dirigentes

3 - Ano de 2013,
há 7 anos !
Gala dos Campeões de
Canoagem da ARCOR

A ARCOR organizou a Gala da Secção de Canoagem no dia 23 de Novembro de 2007, há 7 anos, e consagrou os seus campeões nacionais das então últimas três épocas. 
O clube era o melhor do distrito de Aveiro e o sétimo do país. 
«Não é fácil», disse, em rasgado elogio, Vítor Félix, o então actual vice e próximo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.
Os campeões nacionais foram Tiago Tavares, Fábio Lopes e Valery Shuftakyn (em 2011), Tiago Tavares, Fábio Lopes, Adriano Coelho, Leandro Melo, Luciana Pires e Valery (2012) e Fábio Lopes e Valery (2013). 
«Outro foram campeões, mas já não são dos quadros do clube», disse António Brinco, director técnico da ARCOR e antigo atleta bi-olímpico, para eles (Arménio José e Luís Santos) pedindo palmas, depois de afirmar que «ser a melhor do distrito, só pode orgulhar o clube, os atletas, treinadores e até Águeda».

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é só mera curiosidade em saber, porque é de um dos três de ois nunca pediu satisfações ao decano. Ou será qur é como actual, que do alo do seu pedestal da regência não querem responder ao povo. À que prestar contas ao povo e já que não as prestam no local devido, que sejam aqui. Queremos saber o que é que os dois andaram a fazer com as verbas dos ribeirenses.