sexta-feira, novembro 27, 2020

Centro de Formação Desportiva de Canoagem na pateira

A apresentação do Centro de Formação Desportiva de Canoagem, a
21 de Outubro de 2016. João Paulo Brinco em primeiro plano, à direita

O projecto canoístico na pateira

O Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Águeda (CFDCA) reiniciou anteontem as suas actividades na pateira de Óis da Ribeira, no âmbito do Projecto Canoe & Paracanoe.
«Recomeçar de novo, ponto zero...», comentou o treinador João Paulo Brinco, o treinador que acompanha os atletas nas águas da lagoa e a partir do hangar da ARCOR.
O CFDCA resulta de uma parceria entre a Câmara de Águeda, o Agrupamento de Escolas Águeda Sul, o Instituto Duarte Lemos e a ARCOR, para «criar nos estudantes do concelho o gosto pelos desportos naúticos, no ambiente natural que é a pateira».
A apresentação foi a 21 de Outubro de 2016 e o presidente Gil Nadais afirmou que «o concretizar deste serviço vem de encontro ao trabalho realizado no âmbito das boas práticas que o município tem assumido, na criação de parcerias, para que os projetos tenham maior alcance e mais êxito».
Francisco Vitorino, do Agrupamento de Escolas, agradeceu o empenho da autarquia» e destacou o envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem. 
O professor Paulo Veiga, um dos coordenadores do CFDCA, agradeceu o apoio da Câmara e da ARCOR: «Tivemos de limitar as inscrições para conseguirmos dar resposta a todas as solicitações dos alunos».
Edson Santos, vereador do desporto, disse, por sua vez, que «com este Centro de Formação, criamos condições para que cerca de meio milhar de alunos tenham acesso à canoagem e a outras atividades náuticas».
José Barbosa e Hugo Costa: paraca-
noístas de competição a ARCOR

Canoagem adaptada
para atletas deficientes !

A pateira, em Óis da Ribeira e na ARCOR, e o rio Águeda, na baixa da cidade, são os locais utilizados para o desenvolvimento do projeto. 
O CFDCA pretendia «envolver o maior número de alunos possível», tendo sido estimado, nessa primeira fase, para meio milhar de estudantes de várias escolas do Agrupamento de Escolas Águeda Sul.
Fase que envolveu, como actualmente, a Câmara Municipal de Águeda, o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, o Instituto Duarte Lemos e a ARCOR Canoagem.
O projeto visa ainda Desporto Adaptado para o desenvolvimento de atividades náuticas para as pessoas com menos capacidades físicas de que, em termos de ARCOR, é bem visível nos currículos dos atletas Hugo Costa e José Barbosa.

1 comentário:

Anónimo disse...

A alternativa do treinador demissionário que clarifica maravilhosamente a mente... troca um tacho por um panelao, mas direitos vitalícios de ter à sua disposição as instalações e material da arcor canoagem.