sábado, novembro 28, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 28 de Novembro...

A Tuna de Óis da Ribeira em 1993. De pé, Ortélio Costa, Madail Matos, 
José Santos, H. Cardoso Matos, José Maria Gomes, Alípio Framegas,
Hostilino Matos, Horácio Soares e António Abrantes (porta-bandeira).
Em baixo, Paulo Gonçalo, Alfredo Oliveira, Nuno Almeida, Luís Neves,
Nuno Reis e Carlos Matos (Bigodes, também maestro)

Élio Framegas

Élio Framegas, a Tuna em 1993
e a benção do altar e ambão

1 - Ano de 1922,
há 98 anos !
Élio Framegas dos Reis

O óisdaribeirense Élio dos Reis Framegas nasceu a 28 de Novembro de 1922. Há 98 anos.
Filho do tunante José Maria Framegas e de Ana Maia dos Reis, da Rua Manuel Tavares Cabo), casou com Maria Celeste dos Reis e o casal teve os filhos Zélia (moradora em Carcavelos, Eirol), Maria Clarinda (na Rua da Pateira) e Silvério (falecido a 21 de Maio de 1961, aos 9 anos e por afogamento no rio Águeda, abaixo da ponte).
Lavrador, Élio dos Reis Framegas foi elemento activo da política local, tendo sido 7º. candidato do PSD nas eleições autárquicas de 1979 e  1985 (neste mandato assumindo as funções de secretário da Junta, a 1 de Abril de 1988) e 5º. em 1989 (eleito para a Assembleia de Freguesia).
Faleceu a 20 de Janeiro de 2010. RIP!!!

1 - Ano de 1993,
há 27 anos!
A ressurreição da Tuna,
31 anos... depois !

A Tuna de Óis da Ribeira, agora Associação Filarmónica, fez a sua reapresentação oficial da 28 de Novembro de 1993, há 27 anos e, citando o seu site oficial, «após 31 anos de silêncio».
Carlos Matos
Alguns do seus executantes tinham pertencido ao grupo anterior a 1962 e reorganizaram-se sob a direção musical de Carlos dos Reis Matos, neto e filho de anteriores maestros - respectivamente, Jacinto de Matos e Óscar de Matos. 
O concerto oficial decorreu no largo da pateira e foi apadrinhado e participado pela Banda Nova de Fermentelos, associando-se à cerimónia os vereadores Castro Azevedo e Celestino de Almeida, o Delegado Distrital do Instituto a Juventude (Gil Nadais) e os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Águeda Ulisses Rodrigues (do PSN) e Aurélio Ferreira (CDS), que usaram da palavra, assim como José Bernardino Estima Reis e Manuel Soares (presidente da Junta de Freguesia).
O grupo já tinha comprado instrumental, por 3000 contos - agora seriam 26.375,15 euros. E devia 800, seriam agora 7.033,3
euros, segundo o conversor da PORDATA.
 
Ambão e altar da Igreja 
de Santo Adrião
2 - Ano de 2010,
há 10 anos !
Bispo de Aveiro sagrou
o novo altar e ambão

O Bispo de Aveiro sagrou o altar e benzeu o ambão da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira no dia 28 de Novembro de 2010. Há 10 anos.
D. António Francisco dos Santos presidiu ás cerimónias, que foram abrilhantadas pela Tuna Musical, que estava em festa dos seus 113 anos. O templo tinha sido recentemente requalificado no altar-mor e altares laterais – pelo restaurador António Monteiro (que também requalificou as imagens).
O altar e ambão foram mandados construir de raiz e em pedra, tal como ainda actualmente podem ser vistos.
 

Sem comentários: