segunda-feira, novembro 16, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 16 de Novembro...


José M. Estima

A Junta da Paróquia, a Estrada do Surpel,
homenagem a António Berna, o alvará
da ARCOR e a chegada da draga


1 - Ano de 1926,
há 94 anos !
Junta da Paróquia de
José Maria Estima

A Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi empossada a 16 de Novembro de 1926, presidida por José Maria Estima. Há 94 anos.
O novo autarca óisdaribeirense substituía a presidência do padre Anacleto Pires Soares e incluía os vogais José Simões dos Reis (Taipeiro) e Aniceto Fernandes Estima - que era o então regedor da freguesia.
«Há muito a esperar desta comissão, porque são dotados de inteligência e iniciativa», reportava o «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2002, referindo aquela posse autárquica de há 9 anos e precisando que «temos muitos trabalhos a concluir, para a realização dos quais não lhes faltará vontade».

Variante do Surpel, quando
foi aberta, verão de 1999

2 - Ano de 1929,
há 91 anos!
Estrada do Surpel 
custou 6 300$00


A Estrada do Surpel, ligando Óis da Ribeira a Espinhel foi aberta há 91 anos, segundo notícia de 16 de Dezembro de 1919. Custou 6 300$00.
Até aí um caminho da mato, a estrada era «uma das aspirações mais ardentes» de Óis da Ribeira. Foi alargado quase para o dobro e todo macdamizado, o que levou o cronista daquele tempo a considerar que «mais pode chamar-se Avenida do Surpel do que a antiga calçada toda cheia de solavancos, donde algumas vezes alguns autos tiveram de ser retirados com o auxílio de bois».
A vila estava isolada, só viria a ter a ponte em 1952, e o drama punha-se por exemplo no facto de «deixarmos de ter visitas médicas, por não termos um caminho único que desse acesso a esta freguesia da antigas tradições».
Os 6 300$00 do custo das obras tiveram as seguintes origens:
- Verba do serviço braçal: 2 030$00.
- Subsídio da Câmara: 1 300$00.
- Do dinheiro das minas destinado a Óis da Ribeira e Espinhel, segundo o parecer das respectivas Juntas: 2 670$00.
António 
Bernardino,
o Berna

3 - Ano de 1996,
há 24 anos !
Homenagem a António Berna


Óis da Ribeira homenageou António Bernardino Pires dos Santos, o Berna, a 16 de Novembro de 1996, atribuindo seu nome à rua que vai da escola à pateira.
Filho de Aires Carvalho e Santos e Maria Pires dos Reis, nasceu em Óis da Ribeira a 20 de Agosto de 1941 e faleceu a 16 de Junho de 1996, vítima de doença. Um ano antes, a 10 de Junho, tinha sido condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, por «relevantes serviços prestados à cultura portuguesa».
A homenagem óisdaribeirense teve dimensão nacional, sendo o Presidente da República (Mário Soares) representado por Jorge Veiga (Reitor da Universidade de Coimbra, onde Berna estudou). Presentes estiveram também as Academias de Coimbra, Aveiro e Lisboa (onde foi 17 anos presidente dos Serviços Sociais), Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar), Delegado Distrital do INATEL (Orlando Cruz) e os presidentes da Câmara (Denis Ramos Padeiro) e Assembleia Municipal de Águeda (Horácio Marçal), 
entre outras individualidades.
O embargo da obra

4 Ano de 2004,
há 16 anos !
Alvará definitivo para
centro social da ARCOR


O alvará camarário definitivo das obras de construção do centro social da ARCOR foi emitido a 16 de Novembro de 2004 - hoje se completam 16 anos.
O documento referia-se aos arranjos exteriores e foi levantado na Câmara Municipal de Águeda no dia seguinte, concluindo um longo e dramático processo que, entre outros problemas, por exemplo, levou ao embargo das obras, a 3 de Fevereiro desse ano - devido a queixa do vizinhjo Anacleto da Cuha Melo. 
A gestão deste melindroso processo, de acordo com o blogue «Óis da Ribeira» (AQUI), «implicou uma enorme partilha de responsabilidades entre os corpos directivos de então».
A direção era presidida por Celestino Viegas e, ainda de acordo com o referido blogue, «felizmente, tudo acabou bem!».
A draga em Novembro de 2020


5 - Ano de 2006,
há 14 anos !
A chegada da draga
qu´ia limpar os jacintos

A draga que tem andado a tirar jacintos da pateira chegou a Águeda no dia 16 de Novembro de 2006. Há 14 anos!
A formação dos futuros operadores começou a 11 de Dezembro seguinte, a cargo de um técnico da canadiana AquaMarine, a empresa fornecedora. A «descoberta» da máquina (uma igual) foi feita pelo presidente Gil Nadais, da Câmara Municipal e durante uma visita ao Canadá.
A embarcação acabou por ser lançada às águas da pateira no dia 13 de Dezembro desse mesmo ano, pelas 12,30 horas e na margem de Óis da Ribeira, mas ainda em fase de testes. O objectivo era combater e eliminar os jacintos de água.
Hoje, 14 anos depois, ainda por lá anda à «caça» dos jacintos, que nunca mais acabam.

Sem comentários: