sábado, novembro 21, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 21 de Novembro...

Manuel (Neca) dos Santos Ala de Resende 
e Maria da Luz P. F. dos Reis

Neca Resende, cortejo de oferendas, assassinato no Brasil !

1 - Ano de 1906,
há 104 anos !
Manuel (Neca) Resende

O óisdaribeirense Manuel dos Santos Ala de Resende (Neca), nasceu na noite de 21 para 22 de Novembro de 1906. Há 114 anos.
Filho de Manuel Maria Ala de Resende, comerciante de Águeda que casou em Óis da Ribeira com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, irmã do padre José Bernardino dos Santos Silva - futuro monsenhor, Neca Resende, com o era comummente conhecido, casou com Maria da Luz Pires Ferreira dos Reis, a 1 de Março de 1934.
O casal teve os filhos José Bernardino (já falecido), Maria Ascensão (Mariazinha, do sr. Fausto), Manuel Maria, Armando, Albano, António e os gémeos Laura e Rui Ferreira dos Santos Resende (emigrado na Alemanha) .
Neca Resende faleceu a 17 de Dezembro de 1968.
Hospital Asylo Conde Sucena

2 - Ano de 1943,
há 77 anos !
Cortejo de oferendas a 
favor do Hospital de Águeda

A sempre solidária comunidade óisdaribeirense mobilizou-se, há 77 anos, para participar no cortejo de oferendas que, a nível concelhio, se realizou a favor do Hospital Asylo Conde Sucena, de Águeda.
A participação foi preparada na sessão da Junta de Freguesia de 17 de Outubro de 1943, presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Organizaram-se carros alegóricos e alguns óisdaribeirenses deslocaram-se para Águeda em barcos, rio Águeda acima, integrando-se no grandioso cortejo de solidariedade em favor daquele que é hoje o Hospital de Águeda, integrado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
José Estima com a irmã Erminda,  
o cunhado Jaime e os sobrinhos 
José Bernardino e Cândida


3 - Ano de 1980,
há 40 anos !
José Pires Estima
assassinado no Brasil

óisdaribeirense José Pires Estima foi brutalmente assassinado em Novembro de 1980, em dia que o d´Óis Por Três não conseguiu precisar. A notícia chegou a Óis da Ribeira no dia 21 de Novembro.
Empresário de ourivesaria, na Tijuca, cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, o seu estabelecimento foi assaltado, quando lá estava, e foi assassinado pelos ladrões. Era irmão de Olívia (Zé da Luz) e Erminda (Jaime), que moravam em Óis da Ribeira, e Fernando (em Aveiro), já todos falecidos. E também de Maria, António e Dinis Pires Estima, também emigrados no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.
Sobrinhos são Maria do Carmo, Maria Eugénia e José Augusto (emigrado no Brasil, em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul), filhos de Olívia, e Maria Erminda e José Bernardino dos Reis Estima (empresário que reside no Porto), filhos de Erminda.

Sem comentários: