segunda-feira, novembro 09, 2020

Unidade de Saúde de Travassô provisoriamente em Óis da Ribeira

O edifício da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
corresponde ao 1º. piso do primeiro bloco do centro social da ARCOR
Pedro Almeida, director
executivo do ACES

A Unidade de Saúde de Travassô irá passar provisoriamente para a sede da União de Freguesias, em Óis da Ribeira. 
«Encontra-se em elaboração um projeto funcional para realização de obra para instalação provisória da Unidade de Saúde de Travassô na sede da União de Freguesias», disse o dr. Pedro Nelson Castelo Branco Almeida, director executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, em declarações ao d´Óis Por Três.
O ACES do BV tem área de influência que corresponde aos municípios de Águeda, 
Agrupamento de Centros
de Saúde do Baixo Vouga
Albergaria-a-Velha, 
Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. Logo, as freguesias de Óis da Ribeira e Travassô.
O d´Óis Por Três, querendo (como sempre faz e fará, com o é dever) informar com rigor e oportunidade, solicitou esclarecimentos ao dr. Pedro Almeida, que aceitou falar-nos da «organização de cuidados de saúde primários em Óis da Ribeira, de forma a manter-se o máximo de transparência e de informação à nossa comunidade».
- d´Óis Por Três (dÓpT): É verdade que a Extensão de Saúde de Travassô vai ser temporariamente «instalada» em Óis da Ribeira, na sede da União de Freguesias?
- Pedro Almeida, dr. (PA): Encontra-se em elaboração um projeto funcional para realização de obra para instalação provisória da Unidade de Saúde de Travassô na sede da união de Freguesias. O projeto ainda não se encontra terminado, pelo que  ainda não se encontra orçamentado.
- d´ÓpT: Não está orçamentado?
- PA, dr: Só após termos o orçamento estabelecido conseguiremos apurar se a Junta de Freguesia da União de Freguesias ou se a Câmara Municipal dispõem de possibilidade de financiamento dessa empreitada. É, ainda, muito cedo para se concluir que a Unidade será temporariamente instalada, apesar de existir essa intenção e se estar a trabalhar nessa proposta.
A sede da UFTOR (visão parcial)

Equipa de Saúde para
todos os utentes inscritos

A equipa de saúde que trabalha(va) em Travassô e agora se encontra deslocada na Unidade de Saúde de Recardães «será a mesma em Óis da Ribeira», disse o dr. Pedro Almeida, nas suas declarações ao d´Óis Por Três.
- dÓpT: Que freguesias irá abranger?
- PA, dr.: Será efetuada a transposição integral da equipa de saúde que trabalhava na Unidade de Saúde, cujo edifício será intervencionado, pelo que não se coloca a questão das freguesias que irá abranger.
- dÓpT: Terá a mesma área social e de saúde?
- PA, dr.: A equipa de saúde prestará cuidados aos utentes que se encontravam inscritos na Unidade de Saúde de Travassô.
- dÓpT: Que serviços irá prestar?
- PA, dr.: Tal como especificado, será efetuada a transposição da equipa, pelo que se realizarão exatamente os mesmo serviços que anteriormente, com a ressalva de que serão prestados com maior segurança, quer para os profissionais, quer para os cidadãos, que o antigo edifício não permitia salvaguardar.
- dÓpT: Que quadro médico e de enfermagem irá ter?
- PA, dr: A Unidade Provisória terá, em princípio, a mesma equipa que sempre colaborou na Unidade de Saúde de Travassô, salvo por motivos excecionais, motivados pelo cenário pandémico e da evolução sanitária na região.
- dÓpT: Há previsão, em termos de tempo, para essa mudança?
- PA, dr: Como se apercebeu, a instalação dependerá da capacidade financeira, ou da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal de Águeda para financiarem a obra.
- dÓpT: Os custos serão elevados?
- PA, dr.: Com a aprovação do orçamento público para a obra, teremos o tempo previsto para cumprimento dos prazos no Código dos Contratos Públicos e para a realização da própria obra, que não me parece ser de elevada envergadura.
- dÓpT: Não há previsão?
- PA, dr: Face a estes condicionalismos, importantes em termos temporais, não existe previsão de tempo para a sua «inauguração».

11 comentários:

Anónimo disse...

Só resta saber quem dos três está a dizer a verdade ao povo!

Será o sr neves, o dr Almeida ou os três de ois.

Porque cada um diz o que lhe dá na real gana e tudo coisas diferentes! A contra dizerem se uns aos outros! A verdade é que lá vai mais uma pipa de massa para alguns!

Anónimo disse...

Os três d'ois não vêem TV da sp! Se não sabiam que verdade é outra! O que este está a dizer não vale nada! Porque quem manda nisto é o presidente!

Anónimo disse...

Há muitas razões para duvidar e uma só para crer.

Anónimo disse...

Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela. Porque não há absolutamente ninguém que faça um sacrifício sem esperar uma compensação. É tudo uma questão de mercado.

Anónimo disse...

REPAREM!

"PORQUE NÃO A UNIDADE DE SAÚDE DE TRAVASSÔ SER DESLOCADA PARA ÓIS"

Sendo certo, que a notícia veiculada pelo d´ÓIS POR TRÊS carece de aprovação funcional, financeira, e até política, etc..., eis que de repente:
"FAZ-SE LUZ"

Ainda em funcionamento a Unidade de Saúde de Travassô, quantas comentários, quantas conversas, quantas ideias, quantas notícias (davam um livro) comentavam desta possibilidade!



Disse "AINDA EM FUNCIONAMENTO", (quanto tempo já lá vai após encerramento!) e agora mais na atual situação!

Será que existe alguma dúvida que ÓIS DA RIBEIRA, não dispõe a troco de um pequeno investimento, ou mesmo admito, sem investimento melhores condições para funcionamento de uma Unidade de Saúde?!

Anónimo disse...

Pouco se pode esperar de alguém que só se esforça quando tem a certeza de vir a ser recompensado...
É que a experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar de quem lhe foi sugerido muito antes do posto médico compulsivamente encerrar definitivamente por tempo indefinido para sempre, para esta solução. Mas como foram os outros, apenas se tratava de mais um bloqueio à desgovernação.

Anónimo disse...

Esta entrevista não contribui, nem abona nada para a bem da verdade dos interesses públicos locais! Apenas serve para promover o eleito dos blogueres!

É que, aqui temos uma versão de alguns fatos que não correspondem à realidade e que os três d'ois nos querem impingir como fizeram com o seu perferido. E por outro lado temos mais uma das entrevistas propagandistas, na soberania do povo do presidente da junta eleito, que proclama uma governação e uma freguesia das mil maravilhas.

É que senhores três d'ois, já deviam saber, como o povo já se apercebeu, que os ribeirenses estão em último lugar. Apenas têm a única utilidade e finalidade fazer a cruz no perferido por este blogue.

Porque o que realmente interessa esclarecer, não o está!

Porque será que o presidente local tendo conhecimento antecipado do encerramento do posto médico não optou por esta solução, que até aqui foi sugerida num comentário?!

Anónimo disse...

Este homem não é mas o que vai para soberania dar entrevistas é perigoso - ele acredita no que diz, nem que seja mentira.

Anónimo disse...

Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz muitas vezes não sabe. Por isso, um dos dois ou três está deliberadamente mentir.

Anónimo disse...

Nunca devemos dizer tudo, pois seria tolice; mas é indispensável que aquilo que se diz corresponda à verdade do pensamento; de contrário, é maldade.

Anónimo disse...

Mais umas desinformaçoes contra os pobres desta vila, previamente planejadas, comandadas, executadas e consentidas pelos pobres de espírito ao darem cobertura.