quarta-feira, novembro 11, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 11 de Novembro...

Óscar P. Matos


Maestro Óscar de Matos, Maria José no
Brasil, jardim infantil da ARCOR na escola
primária e apoio do Estado para o hangar


1 - Ano de 1909,
há 11 anos !
Óscar Pereira de Matos,
maestro da Tuna !

O óisdaribeirense Óscar Pereira de Matos foi maestro da Tuna de Óis da Rieira e nasceu a 11 de Novembro de 1909. Há 111 anos.
Filho do ferreiro Jacinto Pereira de Matos e de Ana Rosa dos Santos, casou a 25 de Julho de 1930 com Maria Bernardina Pinheiro dos Reis, que faleceu a 13 de Janeiro de 1941, deixando os filhos Armando (Cantigas), Glorentina, Lúcia e Cidália, já falecidos, e Hostilino e Carlos Matos (Bigodes).
Casou em segundas núpcias com a viúva Cristalina Alves de Almeida, a 18 de Abril de 1949, e o casal teve os filhos Idília (já falecida), Lucília e Madail. Voltou a enviuvar e, a 7 de Maio de 1966, casou em terceiras núpcias, no Santuário de Fátima e com Isaura Pinheiro das Neves, de 50 anos e da então Rua do Cabo (actual Manuel Tavares).
Óscar Pereira de Matos faleceu a 8 de Março de 1984, de doença e aos 74 anos. 

Fernando J. Estima
pai de Maria José

2 - Ano de 1913,
há 107 anos !
Maria José Estima
foi para o Brasil

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 11 de Novembro de 1013, há 107 anos, passaporte para o Brasil e em favor da óisdaribeirense Maria José Estima, de 26 anos.
Casada com Manuel Bernardino dos Reis, nasceu a 1 de Janeiro de 1887 e era filha de Fernando Joaquim Estima, lavrador, e de Mariana Soares de Freitas, governanta de casa. Neta paterna de Lourenço Francisco Estima e de Lourença Maria Tavares, neta materna de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria Soares de Freitas. Sabia escrever e tinha olhos castanhos, cabelos e sobrolhos pretos. 
Descendentes actuais em Óis da Ribeira são os irmãos Maria do Carmo e Maria Eugénia (filhas de Olívia) e Erminda e José Bernardino Estima Reis (filhos de Erminda), todos sobrinhos-bisnetos.
Fernando Reis

3 - Ano de 1997,
há 23 anos !
Jardim de infância 
da ARCOR na escola

O pedido da ARCOR para que o jardim-de-infância funcionasse na escola primária de Óis da Ribeira foi feito a 11 de Novembro de 1997, há 23 anos.
A direção era presidida por Fernando Reis e o pedido foi diferido pela Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro, dirigida por Manuel Silvestre dos Santos, a 5 de Dezembro seguinte e com aval da Direção Regional de Educação do Centro (DREC). 
A educadora responsável era Maria de Fátima Goulart, ainda hoje funcionária da ARCOR, nas mesmas funções, e o jardim de infância lá esteve (na escola) até 2 de Setembro de 2004, quando definitivamente mudou para o Centro Social - já então com os interiores concluídos e na direção de Celestino Viegas.
Hangar da ARCOR

4 - Ano de 1998,
há 22 anos !
Instituto Nacional do Desporto
apoiou construção do hangar

O Instituto Nacional do Desporto (IND) atribuiu à ARCOR, a 11 de Novembro de 1998, há 22 anos, um apoio financeiro de 650 contos.
Actualmente e segundo o conversor da PORDATA, seriam qualquer coisa na ordem dos 4.807,36 euros.
A direção era liderada por Fernando Reis, que se candidatou ao programa nacional de apoio ao associativismo desportivo daquele ano. A verba atribuída destinou-se a financiar as obras de construção do hangar de canoagem da ARCOR.

1 comentário:

Anónimo disse...

Diz um antigo provérbio: censuram quem se mantém calado; censuram quem fala muito; censuram quem fala pouco, neste mundo ninguém está livre de censuras.