quarta-feira, novembro 11, 2020

Surdos homenagearam fundadores: José Carlos é um deles!

Os fundadores da Associação de Surdos. 
José Carlos indicado pela seta laranja

 A Associação Cultural dos Surdos de Águeda homenageou os seus fundadores. Um deles é o óisdaribeirense José Carlos
 Dias Almeida.
A escritura de constituição da associação foi assinada a 6 de Novembro de 2000 e José Carlos
José Carlos
 foi um dos subscritores (como se vê na imagem acima). Foi também 2º. vogal da primeira direcção, presidida por Luís Filipe Rodrigues.
Outros fundadores Luís Filipe Rodrigues. Victor Cupido, António Marques, professores António Gomes e Helena Santos, Alberto Machado, engº. Manuel Farias, Pedro Marçal, Jaime Canas, Adriana Lavoura e Dulcineia Silva e as já falecidas Natália Neves e Elisabete Coutinho.
A homenagem de gratidão aos fundadores foi feita de forma simbólica e à distância, devido aos condicionamentos provocados pela pandemia, mas com a associação a reafirmar o seu projecto de «inclusão das pessoas surdas», que continuará «até serem compreendidos na sua Língua materna.
Os irmãos José Carlos e Alberto António
Dias de Almeida, à direita e em baixo

Os irmãos José Carlos
e Alberto António

José Carlos mora na Rua dos Serrados e é filho de Zulmiro Henriques de Almeida e de Maria Amélia Figueiro Dias, da Rua da Pateira, e irmão de Alberto António, também surdo-mudo e morador na Rua da Pateira.
Os dois irmãos tem sido 
José Carlos, o primeiro à esquerda, na
selecção nacional de golfe, em 2018

dedicados dirigentes da Associação de Surdos de 
Águeda, em várias direções, e também participantes activos de muitas actividades, sejam elas desportivas (pesca, futebol, golfe damas e xadrez), culturais (teatro) e recreativas.
A nível desportivo e na pesca, por exemplo, foram as grandes figuras do II Torneio de Pesca Inter-Associações Cidade da Amadora 2011, disputado a 11 de Outubro desse ano, sendo José Carlos o vencedor e Alberto António o segundo classificado.
Os dois irmãos de Óis da Ribeira fizeram mais e melhor: o Alberto teve o prémio do maior peixe e José Carlos o de maior quantidade de exemplares pescados. A ACSA venceu por equipas.
José Carlos integrou a seleção nacional de surdos de minigolfe de Portugal que foi apresentada durante o XXII Torneio Palheiros da Costa Nova, que decorreu nos dias 19 e 20 de Maio de 2018. 



1 comentário:

Anónimo disse...

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.