terça-feira, dezembro 08, 2020

Os dias de Óis ds Ribeira nos dias 8 de Dezembro...


O casal Fernanda Silva e Fernando Suarez, com a filha Sara, em imagem
de 1998, o ano do rapto e resgate na Venezuela. Há 22 anos !
O caminho empedrado de hoje
que era estrada há 116 anos

Estrada para Travassô, futebol da ARCOR e
resgate na Venezuela ! * Laudelino Miranda 
Melo, Mariana Tavares e Paulo Salvador

1 - Ano de 1904,
há 116 anos !
Estrada de Cabanões
para ligar a Travassô


O assunto principal da vida óisdaribeirense de há 116 anos era a construção da estrada de Cabanões, que melhor ligaria Óis da Ribeira a Travassô.
Supomos que se trataria do caminho que, recentemente empedrado, vai do rio Águeda, imediatamente abaixo da ponte, à Rua Dinis Pires da Silva (abaixo do apeadeiro) e serviu de alternativa ao aterro e no período de construção da ponte nova - que tantas dores de cabeça «deu» aos seus utilizadores.
Os trabalhos eram dirigidos por Estevam de Campos, mestre de obras da Câmara Municipal de Águeda, e a dita estrada (ou  caminho?) estava intransitável e o melhoramento muito importante para os povos de Óis da Ribeira e Cabanões ,que por ele tinham constante movimento de carros, transportando lenhas, matos e outros produtos do tempo - nomeadamente os agrícolas.

2 - Ano de 1986,
há 34 anos!
Futebol da ARCOR com
a Galeria do Vestuário


A ARCOR, a 8 de Dezembro de 1986, há precisamente 34 anos defrontou e empatou (3-3) com a Galeria do Vestuário, em animado jogo de futebol de 11.
A partida decorreu no Estádio Municipal Mário Duarte, em Aveiro (o antigo, junto ao hospital), e desconhecemos a constituição das equipas - sendo que o encontro foi organizado por José Augusto Tavares de Figueiredo (Zeca), conterrâneo óisdaribeirense que era sócio das Galerias do Vestuário, na capital do distrito.
A direção da ARCOR era presidida por Armando Ferreira, com o secretário Manuel Almeida (Capitão), o tesoureiro Diamantino Correia e os vogais Milton Gomez e João Viegas.
Sara e Fernando Suarez


3 - Ano de 1998,
há 28 anos !
Rapto na Venezuela
com final feliz !


Um comando policial venezuelano resgatou Fernanda Silva e a filha Sara, a 8 de Dezembro de 1998, há rigorosamente 22 anos. 
Mãe e filha tinham sido raptadas, com Fernando Matos Suarez, marido e pai, a 24 de Outubro desse mesmo ano, a Puerto Ayacucho, na fronteira com a Colômbia, por um comando de 5 homens armados, que, à força mas sem agressões físicas, levaram a família Suarez para a selva colombiana.
Horas depois, Fernando Suarez foi libertado em solo venezuelano mas com a ameaça de entregar um resgate na ordem dos 150 000 contos - o equivalente, hoje, a 1.109.390,17 euros - até 7 de Novembro. 
O drama prolongou-se até 8 de Dezembro, quando um comando policial venezuelano de 8 homens entrou na selva e as resgatou. O resgate não foi pago.
Fernando Matos Suarez é de Óis da Ribeira e filho de Hostilino dos Reis Matos e de Maria Ascensão Gomes Soares, da Rua Manuel Tavares (Cabo). Fernanda é filha de Aida, de Fermentelos, e do já falecido Jaime Nogueira da Silva, de Óis da Ribeira (filho dos também já falecidos Mateus Almeida e Silva e Maria Simões Nogueira, padeira).
Laudelino 
M. Melo
Capa do livro

Pessoas
Laudelino Miranda Melo

O escritor Laudelino de Miranda Melo nasceu a 8 de Dezembro de 1892. Há 138 anos!
Natural de Travassô e comerciante em Aveiro, foi autor do livro «Travassô e e Alquerubim e outras localidades da Região Vouga», no qual faz alguma história e evocam personalidades de Óis da Ribeira e várias povoações da Região do Vouga e do qual várias vezes nos socorremos.
Solteiro, era filho de  Domingos da Silva Melo, proprietário natural de Segadães, e de Maria da Conceição Miranda Melo, governante de casa e de Travassô. Faleceu em Aveiro a 12 de Julho de 1978, aos 86 anos.
Ana Resende

Mariana Tavares, a
gémea de Ana Resende

Mariana Tavares Estima faleceu há 116 anos, com menos de um ano de idade e gémea da Ana Tavares Estima Resende.
Nasceram a 4 de Janeiro de 1904, filhas da lavradora Laura Sucena Estima e do carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva, que viria a ser presidente da Junta e benemérito da freguesia (com nome atribuído à antiga Rua do Cabo). Foram canonicamente  baptizadas a 24 do mesmo mês, na Igreja de Óis da Ribeira, pelo padre Manuel Gomes de Andrade.
Ambas tinha sido baptizadas em casa e em perigo de vida: Mariana, a primeira gémea, por Alfredo Tavares da Silva, tio paterno; Ana, por Salvador Sucena Estima, tio materno.
Mariana faleceu a 8 de Dezembro de 1904, com menos de um ano de idade. Ana faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos e deixando viúvo José dos Santos Ala de Resende - que viria a falecer a 25 de Dezembro de 1983.
Pedro Salvador

Pedro Salvador da Silva Tavares

O óisdaribeirense Pedro Salvador da Silva Tavares faleceu no dia 8 de Dezembro de 1981, vítima de acidente (atropelamento). Aos 14 anos.
O atropelamento, por um carro ligeiro e na véspera, foi na estrada entre Águeda e Aveiro e perto da casa onde a família mora(va), junto ao cruzamento para Cabanões. Ainda foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde faleceu há 39 anos.
Filho de Décio Tavares da Silva (falecido em 1978) e de Maria Isabel da Silva Júnior (em 2009), de Sever do Vouga, casal que em Óis da Ribeira morou durante muitos anos e onde Pedro Salvador nasceu a 14 de Maio de 1967. Era irmão, entre outras duas irmãs, de Raúl Manuel da Silva, o Raúlzito, que também de acidente faleceu, aos 30 anos, solteiro e técnico fabril, a 16 de Junho de 1985.

Sem comentários: