terça-feira, dezembro 29, 2020

UFTOR 2021 (1): Plano e orçamento da UFTOR aprovado para 2021...


O executivo da UFTOR: Ondina Soares,
Sérgio Neves e Paulo Pires (PSD)
Orçamento de
365 457 euros
para 2021

O plano de actividades, orçamento e grandes opções do plano da Junta de Freguesia (JF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) foi aprovado por maioria na noite de ontem, na delegação autárquica local. No valor de 365 457,13 euros.
A sessão, tendo a importância que tinha (tem) teve reduzida presença de público eleitor (apenas três pessoas), o que mostra o desinteresse da comunidade em relação a estes prospectos de intenções proclamados pelos executivos políticos.
E para mais, como é este caso, com documentação dispersa por cerca de 120 páginas. Provavelmente, nem  sequer os eleitos votantes leram semelhante «missal» (sem ofensa...).
A informação escrita do
presidente Sérgio Neves

Muito trabalho,
muito trabalho...

Sérgio Neves, o presidente da Junta de Freguesia da UFTOR, começou por elogiar o trabalho do executivo, na sua informação escrita: «Os últimos meses foram de grande trabalho e dinâmica na preparação das bases do trabalho a desenvolver».
E anunciou o que já toda a gente sabe: a requalificação do edifício da Junta e Unidade de Saúde de Travassô (que vai ser paga pala Câmara Municipal de Águeda), a montagem da Unidade de Saúde provisória em Óis da Ribeira (que já está a ser efectuada), uma série de protocolos (que valerão o que valerão) e o início dos trabalhos de alargamento a Rua Benjamim Soares de Freitas.
«Reunimos com os proprietários e vamos acertar pormenores do acordo feito. Esta obra será uma realidade no início do próximo ano», disse Sérgio Neves.
Com o plano e orçamento é de 2021, poderemos, por brincadeira, ironizar que este próximo ano será o de 2022? O d´Óis Por Três AQUI ontem falou deste caso.

A sede da UFTOR em Óis da Ribeira

As obras de 2021
em Óis da Ribeira


Os pormenores da AFTOR serão dispiciendos para o público, quem, por um lado, se marimba na dita cuja, e, por outro, quer é saber o que lhe é prometido para 2021.
No caso de Óis da Ribeira, que é o que nos interessa, e para alem de acções comuns às duas freguesias, notamos as seguintes intervenções prometidas pela Junta de Freguesia, podendo ter-nos escapado uma ou outra:
1 - Dinamização da pateira, com barcos e mesas, percurso de parques, ligação das parques de Óis da Ribeira e Espinhel (que é, será, obrada Câmara, no âmbito do projecto de ligação de todas as margens da lagoa). Também casas aquáticas, o projecto Glamping e um Centro Interpretativo, lettering «I love pateira», etc., etc, tudo coisa linda!
2 - Alargamento da Rua Benjamim Soares de Freitas (já acima falámos).
3 - Alargamento e beneficiação da Rua dos Aidos.
4 - Regularização da Rua de Nossa Senhora de Fátima - na qual, desde o magistério de Mário Martins, continua o passeio por acabar.
As obras da Calçada foram paradas a
10 de Novembro de 2014. Já lá vão 6
anos de gestão da Junta da UFTOR!
5 - Empedramento da Calçada: o executivo tem o cuidado de acautelar que vai «tentar desbloquear o diferendo entre a Câmara e o empreiteiro».
No tinteiro do esquecimento ficaram as obras de requalificação do paredão, adjudicadas a 8 de Setembro de 2017, há 39 meses e por 161 881 euros, à Aborridas Terraplanagens, de Arouca. E assim se perde na bruma do passado uma obra desta envergadura e valor.
6 - Conclusão da ligação entre os dois cemitérios. E algumas obras nestes.
7 - Casa da Junta da Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro): cedência à ARCOR Canoagem (mini-centro de formação, estágio e educação física). Será preciso saber as condições da doação, dizemos nós.
8 - Calculamos que outros planos existam para Óis da Ribeira, envolvidos em rúbricas comuns às duas freguesias.
- AMANHÃ: O orçamento, as receitas, as despesas...

Sem comentários: