|
Celestino Viegas, presidente da ARCOR, e Jorge Campino, director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro |
|
Notícia do SAD no «Jornal da ARCOR» |
A ARCOR assinou a 17 de Março de 2005, há precisamente 16 anos, o acordo de cooperação com a Segurança Social de Aveiro que permitiu a criação e instalação do serviço de apoio domiciliário (SAD) e também o da ampliação do número de utentes da creche.
O então director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro era o dr. Jorge Campino, actualmente professor universitário em Aveiro, e Celestino Viegas o presidente da direção da ARCOR - presidente que, a 29 de Abril seguinte, seria substituído por Agostinho Tavares na liderança da associação.
O apoio domiciliário viria a entrar em funcionamento no dia 1 de Julho de 2005 e era a quinta valência social disponibilizada pela ARCOR, inicialmente para 9 utentes. Esta e a creche (com acordo ampliado para 30 crianças), o jardim de infância e o ATL, para além do centro de dia para idosos, que começara a 22 de Novembro de 2004. Todas elas a funcionar no centro social, já construído e totalmente equipado e numa fase em que se procedia à conclusão dos arranjos exteriores - nomeadamente o asfaltamento (incluindo o parque de estacionamento.
Tempo em que a ARCOR crescia e era sustentável e crises não tinha, muito menos défices de gestão, apesar do avultadíssimo investimento feito na construção do centro social.
Outros anos,
outros factos!
A escola primária em 1886, José Cid em Óis da Ribeira, ARCOR Teatro e Fundação Belmiro de Azevedo
1 - ANO 1886, há 125 anos!
|
O Diário do Governo nº 86/1886 |
ESCOLA PRIMÁRIA: O Diário do Governo nº. 62, de 1886, publicou o edital, datado de 17 de Março, para a abertura de concurso documental para preenchimento do lugar de professor da escola primária oficial de Óis da Ribeira.O concurso foi lançado pela Câmara Municipal de Águeda e os 30 dias de prazo contavam a partir do dia 23, cabendo ao professor(a) um ordenado base de 100$000 reis - o equivalente, mais ou menos, a 421 euros. Será assim?
O concurso incluía um lugar em escola de Águeda, mas este com ordenado fixo de 140$000 reis, e o edital era assinado por António Maria Cândido, o vice-presidente da Câmara do tempo.
Supomos que lugar foi ocupado pelo padre Joaquim Tavares da Silva, o pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, natural da vila.
|
José Cid na pateira, há 41 anos! |
2 - ANO 1980, há 4i anos !JOSÉ CID: José Cid ganhou Festival da Canção da RTP, em 1980, com a canção «Um grande, grande amor» e, a 17 de Março, veio a Óis da Ribeira filmar parte do vídeoclip de promoção para o Festival da Eurovisão.«Ainda que inesperada, a visita foi rapidamente difundida por toda a freguesia e (...) até as crianças da escola primária, acompanhadas pelos seus professores, se deslocaram à pateira», relatava o «Jornal da ARCOR» de 23 desse mês de há 41 anos, dando conta também que «as filmagens aérea e terrestre foram realizadas na margem de´Óis da Ribeira», o que, do ponto de vista do órgão oficial da associação, «comprova toda a sua beleza, toda a sua paisagem, toda a sua grandiosidade e toda a sua valorização turística».- Filme no youtube AQUI especialmente nos minutos 1:38 a 1:42 ; 1:52 a 2:00 |
Actores da peça «Quem matou?» |
3 - ANO 2001, há 20 anos !
ARCOR TEATRO: O Grupo de Teatro da ARCOR representou a peça «Quem matou?» em Frossos, a 17 de Março de 2001, num espectáculo que incluía a comédia «Prima Elvira» e o monólogo «Estou roubado».
A estreia tinha sido a 3 de Fevereiro, em Óis da Ribeira, seguindo-se actuações em Paradela (dia 10), Segadães (17) e Requeixo (24), Crastovães (10 de Março), Frossos (17) e Eirol (24), antes da última representação, em Óis da Ribeira (31).O grupo era formado por Porfírio Pires (também secionista), António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Rodrigues e Firmino Santos (ensaiador), Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Eliane Alves e Clara Santos.
|
Belmiro Azevedo |
4 - ANO 2003, há 18 anos ! FUNDAÇÃO BELMIRO AZEVEDO: A Fundação Belmiro de Azevedo ofereceu, como donativo, uma grande quantidade de roupa à ARCOR, destinada a venda (para obtenção de receitas) e para crianças carenciadas e outros utentes, ou famílias de Óis da Ribeira.
A dádiva foi recebida a 17 de Março de 2003 e a iniciativa da fundação teve uma outra dádiva, em outra data, do Grupo SONAE, fundado por Belmiro de Azevedo, concretizada em oferta de livros e computadores para as valências sociais da instituição social óisdaribeirense.
Tempo em que a ARCOR recebia apoios de muitos lados, por vezes os mais inesperados. Também tempos em que as direções trabalhavam e não viviam de rendimentos herdados.
1 comentário:
A vida institucional é uma busca....
Apurem se as responsabilidades por estas infantilidades e pelas fugas dos capitais, porque temos de viver na realidade.
Enviar um comentário