quinta-feira, outubro 20, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 20 de Outubro: 1 - Estudos para a cabine eléctrica de Óis da Ribeira (1951)! 2 - O avô do benemérito Jacinto Bernardo Henriques (1838)! 3 - O trisavô da política Ana Sofia Framegas (1896)! 4 - A Semana Sénior da ARCOR (20111)! 5 - Óis da Ribeira com 2 eleitos na Assembleia Municipal de Águeda (2009)! Assembleia geral da ARCOR e dissidência na canoagem (2011)! 7- Os pontos nacionais da canoagem da ARCOR (2013)! 8 - As cheias isolaram Óis da Ribeira (2014)! 9 - A ponte nova com tapete de alcatrão (2016)! 10 - Mostra de sopas e parentalidade na ARCOR (2018)! 11- Carla Tavares, o Cértima, a pateira e as perceções (2019)! 12 - A iluminação publica reposta na ponte nova... (2020)!


A cabine eléctrica e a ponte de Óis da Ribeira (foto actual)
O engº. Moreira de Sá
Benjamim Soares
de Freitas


1 - ANO 1951: ESTUDOS PARA
A CABINE ELÉCTRICA DE ÓIS
DA RIBEIRA: O engº. Moreira de Sá esteve há 70 anos em Óis da Ribeira para escolher o local destinado a construir a cabine eléctrica, já a enquadrando na então Rua da Ponte - agora Rua Jacinto Bernardo Henriques.
Fernando Moreira de Sá formou-se com distinção em engenharia militar e de minas e atingiu a patente de major. Após a aposentação militar, tinha no Porto um gabinete de engenharia, que elaborou o projecto inicial da ponte. 
Semeou, nesse tempo, a esperança de que estaria para breve o estudo da cabine mas sabe-se hoje, todos estes anos depois, que a rede de luz eléctrica de Óis da Ribeira só ficou concluída em Agosto de 1958 - nada mas nada menos que 7 anos depois.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda era o dr. Fausto Oliveira, que também esteve em Óis da Ribeira, por estes dias de há 70 anos e com o mesmo fim.
- NOTA: A Junta de Freguesia de  Óis da Ribeira era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Sares dos Santos (Lopes) Framegas, em 1896!

A Fonte do Cruzeiro



2 - ANO 1838: JACINTO BERNARDO 
HENRIQUES,O AVÔ DO BENEMÉRITO 
DA FONTE: óisdaribeirense Jacinto Bernardo Henriques, carpinteiro e avô do benemérito do mesmo nome, nasceu a 20 de Outubro de 1838. Há 184 anos.
Era filho do Manuel Henriques e Gregório e de Maria Lopes e casou com Joaquina Rosa de Almeida a 30 de Outubro de 1866, tendo o casal (pelo menos) a filha Ana Rosa de Almeida, lavradora, que viria a ser mãe de Jacinto Bernardo Henriques, o benemérito que tem nome na rua que vai do largo do Centro Social até à ponte sobre o rio Águeda.
Jacinto Bernardo Henriques (avô) faleceu a 6 de Agosto de 1908 e o neto, em 1916, mandou construir, a suas expensas, o fontenário que foi instalado no largo do Centro Social (que já teve o seu nome e também conhecemos por Largo do Cruzeiro). Mais ou menos onde hoje é a entrada da ARCOR.
- NOTA: A fonte foi inaugurado em Fevereiro de 1917, com duas festas em dois domingos seguidos - a festa dos republicanos e a dos democratas. Está, actualmente e desde há muitos anos, instalada na rua Jacinto Bernardo Henriques, a antiga Rua da Ponte.
Registo de nascimento
de M. Sucena Estima
Ana Sofia



3 - ANO 1896: MANUEL SUCENA
 ESTIMA, TRISAVÔ DE ANA 
SOFIA FRAMEGAS: O óisdaribeirense Manuel Sucena Estima faleceu a 20 de Outubro de 1896. Há 125 anos!
É trisavô da eleita Ana Sofia Resende Framegas, que anteontem tomou posse como vogal da Assembleia de Freguesia da UFTOR.
Jornaleiro e de 65 anos, era filho de José Francisco Estima e de Maria Rosa Rosa Sucena, de Óis da Ribeira. Casou com a costureira Maria Luísa Ferreira e o casal teve, entre outros, os filhos Joaquim e Acúrsio (que emigrou para o Brasil), Maria da Graça e Laura.
Laura foi casada com o benemérito Manuel Maria Tavares da Silva (que foi presidente da Junta de 2 de Janeiro de 1960 a 4 de Abril de 1962) e Maria da Graça casou com Sebastião Pires dos Reis - da Junta secretário nos mandatos de 1934 a 1937. O filho Manuel, neto de MSE, foi candidato do CDS à Assembleia Municipal de Águeda em 1976 e 10º. da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira em 1985. O bisneto Paulo Rogério Framegaas foi candidato em listas da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira pelo CDS em 1989 (7º.), em 1983 (9º.) e em 1997 (10º.), pelo PS em 2001 (10º.), pela LIOR em 2005 (6º. lugar). Elsa Resende Framegas, esposa de Paulo Rogério, foi 22ª. do PSD, para a Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, em 2017.
- NOTA: A trineta Ana Sofia Resende Framegas, filha de Paulo Rogério e Elsa Framegas, foi 4ª. candidata do PS  em 2017 e é actial eleita do Juntos Por Águeda em 2021 (9º. lugar da lista) na Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira Família de políticos!!!

4 - ANO 2011: A SEMANA
SÉNIOR DA ARCOR: A Semana Sénior da ARCOR A ARCOR vai realizar a Semana Sénior, de 25 e 30 de Outubro, e o objectivo é «desenvolver actividades de forma a estimular a comunidade para um envelhecimento com qualidade». 
As actividades serão dinamizadas no centro social, abertas à comunidade (indivíduos com mais de 60 anos) e com acesso é gratuito. 
O programa é o seguinte: 
- Dia 25, 3ª.-feira: Rastreios oftalmológicos (das 10 às 18,30 horas) e aulas de reabilitação (10,30). 
- Dia 26, 4ª.-feira): Rastreio dentário (das 10 às 18 horas). 
- Dia 27, 5ª.-feira: Rastreios auditivo e cárdio-vascular (10 às 18 horas) e educação física motora (11). 
- Dia 28, 6ª.-feira: Rastreio auditivo (10/18 horas) e palestra sobre audição na 3ª. idade (14). 
- Dia 29, sábado: Exposição de bordados e trabalhos manuais do projecto “O Cantinho das Senhoras” (14 às 18). 
- Dia 29, domingo: Encerramento, com o Grupo Coral Sénior de Os Pioneiros (15 horas). 
- NOTA: Tempos de acção da ARCOR. E não foi há tanto tempo assim. Foi há apenas 11 anos e a direção era presidida por João Gomes.
Fernando Pires
Carla Tavares

5 - ANO 2009: ÓIS DA RIBEIRA COM
2 NATURAIS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL: O Diário de Aveiro de hoje informa que as novas Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Águeda vão ser empossadas no próximo dia 30 de Outubro.
Há dois ribeirenses que vão tomar posse no salão nobre dos Paços do Concelho de Águeda: o presidente da Junta de Freguesia Fernando Pires e a candidata a presidente Carla Tavares - no seu caso com o membro da lista do PS à AM. Era a nona da lista.
Fernando Tavares Pires é já um veterano da Assembleia Municipal de Águeda, sempre como presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Irá entrar no seu quinto mandato de presidente e de, nessa qualidade, ser membro da Assembleia Municipal.
Carla Eliana da Costa Tavares para lá caminha, pois vai já no seu segundo mandato como eleita da AM, pelo Partido Socialista (PS). 
- NOTA: «Concorrentes à cadeira presidencial ribeirense, mas certamente dois intransigentes defensores da causa ribeirense, em nível municipal», coentaba o d´Óis Por Três de há 13 anos, acrescentando que «quem deixou de integrar a AM foi o também ribeirense e socialista Armando Ferreira».


- 6 - ANO 2011: ASSEMBLEIA GERAL
 DA ARCOR E A DISSIDÊNCA NA 
SECÇÃO DE CANOAGEM: A assembleia geral da ARCOR está marcada para 4 de Novembro, para apreciar e votar o plano de actividades e orçamento de 2012.
A ordem de trabalhos inclui uma rúbrica para análise da situação das várias valências sociais e secções da associação - nomeadamente a do teatro (que ensaia a peça «O Avarento», de Moliére) e a de canoagem, recentemente “alvo” de dissidência de um treinador e de uma dezena de atletas, que passaram para o Náutico de Requeixo.
Os trabalhos estão marcados para as 19 horas, no salão cultural da associação.
- NOTA: A direção arcoriana era presidida por João Gomes.

7 - ANO 2013: OS PONTOS 
NACIONAIS DA CANOAGEM 
DA ARCOR: A canoagem da ARCOR foi sétima do ranking nacional, como aqui já dissemos, mas deixámos passar como a equipa constou os 365 pontos. Então, como se vê na imagem foram 135 nas provas de pista, 76 nas maratonas, 3 em esperanças, 23 nas primeiras pagaiadas 6 nos veteranos.
O GICA, clube rival de Águeda, teve apenas 4 pontos, ganhos na Taça de Portugal (1), provas de pista (2) e veteranos (1). Quanto ao Náutico de Requeixo, o mais recente concorrente da ARCOR, teve 3 na pista (taça), 10 no nacional, um na Taça de Fundo e um nas maratonas.
- NOTA: Os resultados do clube de Requeixo, entretanto extinto, foram obtidos por atletas que tinha saído da ARCOR. 
8 - ANO 2014: AS CHEIAS
ISOLARAM ÓIS DA RIBEIRA
: o padre Júlio é quem nos informa como é que é, é o jornalista da terra, contando por imagens as cheias de 16 de Outubro. Não
 teríamos dado por elas, não fosse a sua página de facebook. Ora ali está a placa de trânsito proibido, porque a estrada está inundada. La teve de ir à volta por Águeda e Recardães, pois também, não se passava em Espinhel.
Aconteceu a ele e, obviamente, a todos quantos diariamente passavam pelo aterro e agora não podem. E quem não pode, amocha ante quem manda.
Sorte, a do d´Óis Por Três, quando por lá passou no sábado.
- NOTA: As imagens são do dia 16 mas publicadas pelo padre Júlio Granjeia no dia 20 de Outubro de 2014. Há precisamente 8 anos e parece que foi... ontem! 

9 - ANO 2016: PONTE NOVA
COM TAPETE DE ALCATRÃO
: As obras da ponte ao princípio da tarde de hoje, dia 20 de Outubro de 2016: os trabalhadores da EDILAGES a ultimarem os trabalhos de preparação do tabuleiro para a colocação da camada final de alcatrão.
A gigantesca máquina está a ser «afinada» para o espaço e o pessoal corrige uma parte do piso que «cedeu», na ligação entre as duas pontes. Oxalá tudo fique bem e acabe bem. O prazo anunciado termina amanhã e, aparentemente, haverá... ponte! Salvé!!!
- NOTA: Era caso para dizer, nessa quinta-feira de há 6 anos e e com toda a propriedade, até qu´enfim!!! Até qu´enfim qu´íamos ter ponte.


10 - ANO 2018: MOSTRA DE SOPAS
E PARENTALIDADE NA ARCOR: Hoje é 20 de Outubro de 2018 e dia da quinta edição da Mostra de Sopas das associações de Óis da Ribeira e Travassô.
A iniciativa vai decorrer no logradouro da sede da Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (assim se chama agora a Tuna Musical), junto à ponte e a partir das 16 horas, com participação das 9 associações das duas freguesias. De Óis da Ribeira e além da Tuna, também estará a ARCOR.
O convite, geral, é para que todos quantos queiram, e que sejam muitos a querer..., apareçam para «visitar as nossas barraquinhas e desfrutar das nossas iguarias», como se lê no cartaz de promoção do evento.

Parentalidade Positiva
em workshop na ARCOR!


A ARCOR, entretanto, vai ser, no dia 26 de Outubro, sexta-feira próxima, espaço para o workshop «Parentalidade Positiva», dinamizado pela psicóloga clínica Joana de Almeida, que integra o «Projecto Para Si» da associação ribeirense.
O encontro, ao final de um dia de trabalho e princípio de um fim de semana, servirá para se falar de famílias felizes (nomeadamente das relações entre pais e filhos) e a acção vai decorrer no salão cultural arcoriano, entre as 18 e as 19,30 horas.
- NOTA: As entradas eram gratuitas, mas, no entanto, era necessário fazer prévia inscrição junto da organização.

11 - ANO 2019: CARLA TAVARES,
O CÉRTIMA, A PATEIRA E AS
PERCEPÇÕES
: A ex (e pró) deputada Carla Tavares voltou à carga, por razão das suas intervenções parlamentares sobre a questão do rio Cértima e pateira e, espirituosa, diz que «o d´Óis Por Três continua a ter um problema...».
«Creio que será parecido com aquele que o Ministro Mário Centeno disse ser um «erro de percepção», mas eu explico, mais uma vez», sentencia, com ironia, a judiciosa política óisdaribeirense.
E então qual é o problema?
Carla Tavares explica: «A pergunta escrita que enviei, é de facto de Julho de 2019. O vídeo, é do debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2019 e foi feita em Outubro de 2018».
Estamos a falar de um vídeo no youtube, em link que ela mesmo nos indicou e que mostrámos na nossa postagem de 15 de Outubro de 2019 - AQUI.
Lá está, bem visível (ver imagem), a data do debate da especialidade do Orçamento de Estado de 2019 e da audição do Ministro do Ambiente: 14 de Novembro de 2018. Não Outubro, mas isso é só um pormenor.
Onde estará, então, o nosso erro de percepção?
Já agora e repetindo-nos: qual foi a resposta do sr. Ministro do Ambiente. Repedimos que no-la conte, para aqui dele possamos dar conta.
Saudações democráticas e óisdaribeirenses! O futuro é nosso!».
- NOTA: Repedir, repedimos..., lá isso repedimos, como acima se lê. Mas nunca recebemos informação sobre tal ministerial resposta. Costume(s) de políticos, sempre!

A iluminação da ponte nova foi ontem reposta 
Ponte reiluminada...


12 - ANO 2020: ILUMINAÇÃO PÚBLICA
REPOSTA NA PONTE NOVA...
: As lâmpadas (roubadas) da iluminação da ponte nova de Óis da Ribeira - que por acaso é em Cabanões... -, foram ontem repostas.
A informação, que confirmámos, é de um leitor do d´Óis Por Três que, sobre o assunto, fez ironia e constatação.
Diz ele que, e citamos,:
«- Não foi preciso o presidente da Junta.
- Não foi precisa a Junta de Freguesia.
- Não foi precisa a Assembleia de Freguesia.
- Não são precisos os velhos do Restelo.
- Não foram precisos os «politiqueiros baratos».
Apenas uma breve conversa de sensibilização e pedido de uma pessoa óisdaribeirense ao edil do município».
Acrescenta o leitor que «o sr. presidente da Câmara mostrou-se tão indignado e até colérico, por julgar que estava resolvido e de nunca quem de direito lhe te dado conhecimento da situação actual».
«É nisto, oisdaribeirenses, que vivemos! Num total «campo minado» que cada vez mais vai custar a desminar», refere o leitor, terminando com um «bem-haja filho desta terra ribeirense».

Quem é quem?
A(s) eminência(s) parda(s)...

O d´Óis Por Três não sabe quem é o «filho desta terra ribeirense» que, para esta questão da iluminação da ponte, sensibilizou o presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Não sabe se exerce, ou exerceu, cargos de interesse e vocação públicas. Se é ou foi político local. Se é ou foi dirigente associativo.
Não sabe quem é!
O d´Óis Por Três sabe, isso sim, que o presidente da Câmara tem, por várias vezes dos últimos tempos, tem sido visto em Óis da Ribeira, acompanhado de um óisdaribeirense que, aos olhos de muita gente, é uma espécie de eminência parda (salvo seja) que actua nos bastidores, na sua qualidade não pública e/ou não oficial.
Será esse o «filho desta terra ribeirense» que agiu neste caso das iluminárias? Terá sido outra eminência parda?
Seja quem for, merece aplauso.
A ponte sem iluminárias,
em Julho de 2020. Apenas
a que se vê na foto...

Iluminárias foram
todas de... vela !

O d´Óis Por Três já a 29 de Julho deste ano, há 3 meses, levantou a questão das iluminárias da ponte nova.
«Foram todas de vela, menos uma!...», dizíamos nós. Ver AQUI
O que aconteceu, o d´Óis Por Três não sabia (nem sabe), nem tinha (e não tem) procuração investigatória para tal. Mas a verdade é que, acrescentávamos, «desapareceram todas, menos uma».
«Ou roubaram, ou partiram, não sei, a verdade e que não estão lá, aparentando na verdade terem sido roubadas, sabe-se lá porquê e para quê», comentou a nossa fonte (a mesma a que hoje recorremos para a foto que abre este post).
«Isto é vandalismo puro e impune, nomeadamente porque as autoridades andam cegas, surdas e mudas. E estão a marimbar-se para o prejuízo e o interesse públicos», comentávamos nós, questionando a inexistente responsabilidade da Junta de Freguesia e dos eleitos de Óis da Ribeira.
- NOTA:Valham-nos, então e ao menos..., as «eminências pardas» do chão óisdaribeirense, sejam elas quem forem», comentou o d´Óis Por Três, há 2 anos..


Sem comentários: