sábado, outubro 15, 2022

* Os dias d´OdR de 15 de Outubro, há 15, há 10 e há 5 anos: As primeira horas do relógio da torre! A política de cá... Pensamento Ribeirinho - 13! A parte 2 da Assembleia de Freguesia eleitoral de TravassÓis!

ÓdR há
15 anos!

As primeiras horas
do relógio da torre!

A «Pergunta d´Óis» nº. 238, a de 15 de Outubro de 2007, envolvia questões como o relógio público e a capela de Óis da Ribeira.
Assim:
«- As primeiras horas do relógio da torre de Óis da Ribeira foram dadas a 5 de Agosto de 1954. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: A que século é atribuída a construção da capela de Santo António? Diremos amanhã.».
- NOTA: O relógio da torre sineira, como todos bem se lembrarão, foi oferecido à freguesia de Óis da Ribeira pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas.

 A política de cá...

A «Tertúlia Literária» nº. 338 ironizava sobre as eleições do PSD nacional e os seus correligionários locais.
Assim:
- «Gostei do primeiro discurso do Luís Filipe Menezes, lá no PSD. E tu?...», perguntou o Três.
- « Eh, pá, eu francamente..., mas com toa a franueza mesmo,  não ligo muito a isso da política nacional e, se queres saber, para saber do PSD, basta-me o que eu conheço de cá...», respondeu o d´Óis.

- NOTA: O PSD actual, o da legislatura 2021/2025, juntou-se ao MPT e formou um movimento a que deu o sugestivo nome de «Juntos» - embora não conheçamos a «noiva». Quem é que, do casal, é do MPT? É a política no seu melhor...

Pensamento
Ribeirinho - 13!

Os velhos gostam de aconselhar,
porque já perderam a capacidade
de dar maus exemplos!
- Lógica óisdaribeirenseNão se podiam pensar de outra maneira.

Um vírus informático impediu o d´Óis Por Três de, há 10 anos, se publicar em breve período. Não podemos, pois, em termos de grupo data-dia, fazer a história óisdaribeirense desse tempo.
ÓdR há
5 anos"!

A  parte 2 da Assembleia
de Freguesia eleitoral 
de TravassÓis !

O domingo de 15 de Outubro de 2017 foi dia de continuação da interrompia Assembleia de Freguesa que pretendia eleger o executivo da Junta de Freguesia.
O d´Óis Por Três falou do assunto. Assim:
«A segunda parte da Assembleia de Freguesia de posse dos eleitos da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira começa logo, às 21 horas de 15 de Outubro de 2017, mas, para sermos razoáveis, não há grande expectativa sobre os actos a concluir.
O chamado Poder Local travassÓisense está num buraco, enterrado até às orelhas, sem saída e sem honra!
Os vencedores não souberam ganhar.
E muito menos, estando sem maioria na AFTOR, souberam negociar o que tinham a negociar, sem estados de alma e/ou ressentimentos pessoais (ou outros), para garantir estabilidade da governação.
Os vencidos não souberam perder e, fanatizados e não menos ressentidos, suportando-se numa lei de autarquias que é obsoleta, fazem finca-pé e, vingando-se da vontade do povo, estendem armadilhas aos eleitos sem maioria.
Há outros que, reduzidos ao pouco que valem, esse pouco querem multiplicar desmedidamente, até com despudor.
É esta a imagem do poder local e da mediocridade que campeia entre gente que supostamente se candidata para servir as suas comunidades, mas em certas horas assume defender, isso sim e apenas, os seus interesses pessoais, a sua ambição de poder.
Que cada um dos 9 eleitos que logo retomam a Assembleia de Freguesia leia, antes, o seu manifesto eleitoral, ponha um espelho à frente e se interrogue: o que fiz na noite de 6ª.-feira, dia 13 de Outubro da 2017, corresponde ao que aqui prometi ao povo de Travassô e Óis da Ribeira?
- NOTA: Como se sabe, o prolongamento não resolveu o jogo electivo da Junta de Freguesia. E outros (pelo menos) 9 prolongamentos se realizaram sem que as propostas de Sérgio Neves para formar o seu executivo.


Sem comentários: