quarta-feira, outubro 05, 2022

* Os dias d´OdR de 5 de Outubro, há 15, há 10 e há 5 anos: Encontro de Coros em Óis da Ribeira! O pobre e o pneu! A Família Resende e os descendentes! Amores políticos! A insolvência de 3 ribeirenses! O que vale a CDU em TravassÓis?!

ÓdR há
15 anos!


Encontro de Coros

em Óis da Ribeira !


«O Orfeão de Águeda e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira realizam, no dia 13 de Outubro, o terceiro Encontro de Coros de Óis da Ribeira», noticiava o d´Óis Por Três do dia 5 de Outubro de há 15 anos.
E particularizava:
«O programa deste ano, para além do Orfeão de Águeda (na foto), terá a participação do Grupo Coral de Abraveses (de Viseu), do Coral do Grupo Desportivo e Recreativo da Fábrica Cerâmica de Valadares (de Vila Nova de Gaia) e do Orfeão Limiano (de Ponte de Lima).
Está marcado para as 21,30 horas, no salão da ARCOR, e as entradas são livres.
- NOTA: Bons tempos culturais de Óis da Ribeira, já na altura com a Junta de Freguesia a substituir a ARCOR na sua função estatutária, embora usando o seu espaço físico (o salão cultural).

O pobre e o pneu!

O «Pensamento Ribeirinho» nº. 3 do d´Óis Por Três de 5 de Outubro de 2007, foi assim:
«Pobre é igual a pneu.
Quando mais trabalha e anda, mais liso fica.
- Lógica: Mais vale ser careca e não fazer nada.».
- NOTA: Hoje, a malta não faz nada mas tem a garantia do rendimento social
garantido pelo Estado
. E fica careca de não fazer nada.
O casal Ana Tavares e José
Resende e a filha Laura
A Família Resende
e os descendentes !

A «Pergunta d´Óis» nº. 228 comentou sobre a Família Resende e seus descendentes, de Óis da Rieira.
Assim: 
Os avós maternos do dr. João Paulo Gomes são Ana Tavares (D. Aninhas) e José Resende - já falecidos e ambos, com a filha Laura (a dra. Laura Resende, mãe do dr. João Paulo), nesta foto de 1944. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que escola dirigiu o dr. João Paulo Gomes até ao final do último ano lectivo? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: O dr. João Paulo Resende Gomes, como já aqui dissemos, foi presidente da direção da ARCOR no mandato de 2011/2012.
- 
ÓdR há 10 anos!

Insolvência de
3 ribeirenses !

«A crise anda por aí e mete-se na vida das pessoas, mais numas que noutras, mas atrapalhando toda a gente», comentava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
E acrescentava:.
«As contas cá de casa anda rapadinhas e já foram ao ar a Sport TV e as idas ao restaurante, à praia e ao cinema, as férias fora da zona. Os livros da escola deram cabo do orçamento e o governo limpa-nos a carteira.
Um dos subsídios de férias cá de casa chegou atrasado e baralhou-nos tudo, pois as contas não podem deixar de ser pagas: as da casa, água, luz, electricidade, alimentação, farmácia, por aí fora.
Um saltinho na net descobriu três conterrâneos em maus lençóis e já com insolvências declaradas no tribunal. É lamentável, as pessoa dão tudo o que são capazes e de repente não podem resolver os seus compromissos. 
- NOTA: O d´Óis Por Três, há 10 anos, lamentava a situação e considerando que «nada possa fazer», solidarizou-se «com eles e com as suas famílias. Esta, é uma forma pouco agradável de comemorar o último feriado do 5 de Outubro». «Mas é a realidade», concluiu.
A propaganda da CDU (destacada pelas setas)
no Largo do Centro Social da ARCOR
ÓdR há
5 anos!

O que vale a CDU
em TravassÓis?!

A CDU teve uma votação residual em Óis da Ribeira: 12 votos para a lista liderada pelo comerciante Aníbal Marques Saraiva, que a coligação apresentou como eleito duas vezes para a Assembleia de Freguesia, quando o foi mas, na verdade, apenas uma.
Saraiva concorreu em 2001, pelo PS, e foi eleito. Voltou a concorrer em 2005, pelo Bloco de Esquerda, e não foi eleito. Agora, foi apresentado pela CDU como «activista desde os 10 anos de idade», o que é obra. Tendo ele 61 anos, nasceu em 1956. Seria activista em 1966? E do quê? E onde?
A CDU de Águeda deveria ser mais rigorosa, para fazer jus ao seu slogan eleitoral: «Trabalho. Honestidade. Competência».
Por curiosidade, recordemos que a CDU concorreu em Óis da Robeira por outras duas vezes:
- 1986, então a APU: Lista liderada por Vital de Oliveira Almeida Santos (contra a do PS, de Armando Tavares dos Reis e do pai Isauro Santos; o PSD de Manuel Soares -a vencedora - e o CDS de Arménio Pinheiro da Silva) e com João Paulo Pires, José Laudelino Pires de Almeida e Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco). Quatro candidatos e... 7 votos.
- 1990: Liderada por António Simões Pereira, com José Cãndido Gomes Lopes, José Eduardo Festas Simões, Joaquim José Ferreira e José Laudelino Pires de Almeida. Teve... 3 votos!
- NOTA: A candidatura teve 27 votos em TravassÓis e, destes, 12 em Óis da Ribeira. Considerando que a lista tinha precisamente 12 candidatos, quer isto dizer que nela só votaram os ditos cujos? Os outros foram de Travassô? Ninguém sabe(rá), mas o resultado eleitoral mostra, com a clareza dos números, o que vale(m) o(s) candidatos.

Sem comentários: