domingo, outubro 09, 2022

* Os das d´ÓdR de 9 de Outubro, há 15, há 10 e há 5 anos: Crise de catequistas em Óis da Ribeira! Futebol e música d´Óis da Ribeira! Cães nas ruas d´Óis! O pensamento e os divórcios! As muito culturais pérolas que fecharam as portas !... PS e Separados teriam ganho as eleições de TravassÓis!

Crianças da catequese de há 15 anos!

ÓdR há 15 anos!

Crise de catequistas 
em Óis da Ribeira !

 d´Óis Por Três de há 15 anos falava da falta de catequistas na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim: 
«O ano catequético ainda não principiou na Paróquia de Óis da Ribeira e para já as expectativas a este respeito não são muito animadoras», lê-se no site oficial da paróquia.
No início do ano pastoral, na reunião feita com os catequistas do ano anterior, constatou-se de uma assentada o «desfalque» de quatro catequistas que inviabiliza, para já, o funcionamento em quatro anos de catequese.
- NOTA: O pároco, padre Júlio Granjeia, admite, ao tempo, que o ano catequético possa começar no domingo, dia 14 de Dezembro desse ao de há 15 anos.
Milton Gomez
Futebol e música
d´Óis da Ribeira!

A «Pergunta d´Óis» de há 15 anos, falava de futebolistas e dirigentes associativos.
Assim:
«- O futebolista ribeirense campeão da zona sul da 1ª. divisão de Aveiro, pelo Valonguense, foi Milton Juan Matos Gomez, da Rua da Pateira e em 1988/89. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o actual presidente da direção da Tuna Musical de Óis da Ribeira? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: Por coincidência das coincidências, estas duas personalidades eram (e são) familiares muto próximos. Mas é só mera coincidência.

Cães nas ruas d´Óis!

A «Tertúlia Literária» nº. 332, a de há precisamente 15 anos, falava de cães, os que andavam abandonados pelas ruas de Óis da Ribeira.
Assim:
- «De que se estará a rir o raio do cão?!...», perguntou o d´Óis.
- «Sei lá, provavelmente daqueles que deveriam deviam tirar os cães das nossas ruas e assobiam para o ar, sem os tirar!!!....», respondeu o Três.».
- NOTA: Cães, há muitos..., com o sempre, e de várias raças, formas e comportamentos.

O pensamento e os divórcios!

A «Pensamento Ribeirinho» nº. 7, o de 9 de Outubro de 2007, gracejava sobre casamentos e divórcios.
Assim:
«O casamento é o principal motivo do divórcio.
- Lógica: Por isso é que alguns já não se casam. Juntam-se!».
- NOTA: E já lá vão 15 anos e chegamos a um tempo de muito menos casamentos e e muitos mais divórcios. Modernidades! 
ÓdR há10 anos!

As muito culturais pérolas que fecharam as portas !...

O d´Óis Por Três, há 10 anos, fazia tempo que não visitava o blogue da Secção de Canoagem da ARCOR.
Visito e disse:
«O que fizemos nestes dias mais pacatos de Outubro, dando conta, com desgosto, que fechou portas.
«O fecho do ciclo...», assim se intitula a última postagem - que é já de 18 de Julho, há quase 3 meses.
Temos pena. Tempo houve em que o líamos regularmente, não tanto pela actualidade (que era conforme calhava) mas um bocadinho mais pelas pérolas de cultura que, para usar linguagem canoística, por lá se pagaiavam.
A despedida não deixou de honrar os seus pergaminhos culturais, ou não fosse um blogue de uma associação cultural. Coisas superfulas, sabem o que são?
E a cedilha no agradeçemos, fica bem?
E a conjugação verbal «este post poem»?
É coisa do novo acordo ortográfico, pela certa. Até as vírgulas foram saneadas, nesta caminhada de cobiça pela crítica mais construtiva - diz o bloguista.
- NOTA: Associação cultural, não esqueçamos. E também recreativa, mais para isto e quanto à gramática, de ´Óis da Ribeira
.
Mário Martins
Júlia Melo
ÓdR há
5 anos!

PS e Separados teriam 
ganho as eleições de 
TravassÓis de 2017!

O PS e os Juntos (os Separados do PS) teriam ganho as eleições em Travassô e, mesmo com os votos de Óis da Ribeira, onde venceu o PSD, continuariam com a presidência da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
O PS de Maria Júlia Pinheiro de Melo teve 117 votos. O Juntos de Mário Ramos Martins (Separados do PS) teve 405. Os dois, numa só lista, somariam 522 votos.
O PSD de Sérgio Neves teve 370.
Assim se conclui como a dissidência não foi generosa para com a autoridade política de Mário Ramos Martins e seus pares e, também, de como a experiência de vida autárquica nem sempre é boa conselheira.
Somando os votos da duas freguesias, é mais dilatada a diferença: PS e Juntos (ou Separados do PS) teriam 724 votos. Mais 147 que os 577 do PSD de Sérgio Neves.
Em termos de mandatos, o Método de Hondt é claro: o PSD manteria os mesmos 4. O PS/Juntos teria 5. Tinha a presidência da Junta de Freguesia e a da Assembleia de Freguesia.
A vida é assim.
- NOTA: São estas, e outras, as curiosidade da política local. Ou qualquer outra. Todos querem o poleiro, mas só um(a) é que fica. Toda a gete sabe que é assim.

Sem comentários: