quinta-feira, outubro 13, 2022

* Os dias d´OdR de 13 de Outubro de há 15, há 10 e há 5 anos: Hoje é dia de canto coral! O relógio e o telefone oferecidos por Benjamim Sares de Freitas! Rotários não renovaram apoio à ARCOR ! Sexta-feira, dia 13, dia de azar: Não há Junta de Freguesia! Sexta-feira, dia 13, dia de azar ou de sorte para a Junta de TravassÓis?!...

ÓdR há
15 anos!

Hoje é dia
de canto coral !

O d´Óis Por Três de há exactamente 15 anos, lembrava a realização, nesse dia, do Encontro de Coros de Óis da Ribeira!
Assim:
«Hoje é sábado, dia 13 de Outubro, e a noite será de canto coral no salão do centro social da ARCOR, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e do Orfeão de Águeda.
O espectáculo está marcado para as 21,30 horas e participam o Orfeão de Águeda e os da Fábrica de Valadares, de Espinho e de Viseu.».
- NOTA: Tempos bons, os da cultura a mexer com a terra e a comunidade óisdaribeirense. Por onde andam os dirigentes desse tempo?
Benjamim S. Freitas

O relógio e o telefone
oferecidos por Benjamim
Sares de Freitas !


A «Pergunta d´Óis nº. 236 fazia memória da instalação do relógio da torre sineira e do telefone público de Óis da Ribeira.
Assim:
«- O relógio da torre de Óis da Ribeira foi oficialmente inaugurado a 13 de Março de 1955, simultaneamente com o relógio público da torre da igreja, que já funcionava desde Agosto de 1954. Vale a pena recordar que relógio e telefone foram oferecidos à freguesia pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas. Resposta à questão de ontem. 
- Pergunta de hoje: Em que data, do século XX, foi inaugurada e colocada a primeira professora da escola primária feminina de Óis da Ribeira?».
- NOTA: O nome do benemérito Benjamim Soares de Freitas foi atribuído á rua que hoje vai dos Largos do Centro Social da ARCOR ao da padaria, como reconhecimento da freguesia ao doador.

 

Fátima, futebol,
fado e canto coral! 

A «Tertúlia Literária» nº. 336, a de 13 de Maio de 2007, gracejava sobre acontecimentos desse dia de há 15 anos.
Assim:
«-  «Éh pá, o PSD não podia ter escolhido pior data para o congresso deste fim de semana...», comentou o Três.
- «Então, mas porquê? O que é que nós temos a ver com isso?...», perguntou o d´Óis.
- «Ora... De manhã, teve a concorrência de Fátima, agora à tarde tem a concorrência do futebol. Será que vai haver fado à noite?», explicou o Três.
- «Olha, tem o canto coral, em Óis...», exclamou o Três.

- NOTA: Caso para dizer que quem cantou seus males espantou. Ou não terá sido assim?

Pensamento 
Ribeirinho - 11!

«Não faças perguntas
e não precisarei
de mentir....».
- Lógica: Nem mais! Nem menos!


ÓdR há
10 anos!

Rotários não renovaram
apoio à ARCOR !

O Rotary Clube de Águeda não aprovou, há 10 anos, uma segunda candidatura da ARCOR a um apoio solidário de 50 euros mensais (e por dez vezes) para uma utente do centro de dia.
As dez candidaturas, de 4 IPSS, foram apresentadas no âmbito do programa “+Solidariedade”: pela LAAC, de Aguada de Cima (2 idosos do centro de dia), por Os Pioneiros, da Mourisca (dois de lar, um de atendimento social e outro do centro de convívio), pela Misericórdia de Águeda (um de centro de dia e outro de apoio domiciliário) e pela ARCOR, de Óis da Ribeira (um de centro de dia).
Os rotários aguedenses reuniram-se a 27 de Setembro de 2012 e aprovaram as candidaturas de um utente do centro de dia da Misericórdia, dois do lar de Os Pioneiros e dois do centro de dia da LAAC.
- NOTA: Um ano antes, tinha sido aprovada a candidatura da ARCOR para um caso - como se vê na imagem, na qual o dirigente Victor Melo recebeu os dirigentes do Rotary Clube de Águeda.
ÓdR há
5 anos!

Sexta-feira, dia 13, dia  de azar: Não há Junta de Freguesia! 

«A Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira empossou, ontem à noite, os eleitos de 1 de Outubro mas não elegeu a Junta de Freguesia.
O presidente eleito, Sérgio Neves, propôs Manuel Almeida (Capitão) e Ilda Melo, ambos do PSD, para vogais do executivo que lidera(rá), mas a proposta foi chumbada: 4 votos a favor (do PSD) e 5 contra (4 do Juntos e um dos PS).
Aceitou uma proposta de Mário Martins, com a entrada de António Horácio Tavares e José Garcia, ambos do Juntos, para o seu executivo. Foi aprovada: 5 fotos a favor (4 do Juntos e um do PS) e 4 contra (do PSD).
Sérgio Neves, porém, não a aceitou.
Voltou a sugerir duas propostas: uma, com Manuel Duarte e Ilda Pinheiro, a A (a mesma), e outra com Manuel Almeida e Marta Morais, do Juntos (que não estava, substituída na sessão por Filipe Almeida). A B.
Não chegaram a ser votadas e a Assembleia foi suspensa. Volta a reunir às 21 horas de amanhã, domingo.
Tudo isto é surreal, uma desavença que galga as moléstias pessoais, passa para o exercício do magistério autárquico e prejudica o interesse público.
-  NOTA: «Há gente que devia ter vergonha», comentou o d´Óis Por Três de há 5 anos, acrescentando que «pura e simplesmente «despedir-se» da vida pública!
Sem comentários!».
Óis da Ribeira: sede da União de Freguesias
de Travassô e Óis da Ribeira

Sexta-feira, dia 13,
dia de azar ou de sorte
para a Junta de TravassÓis?!...

O d´Óis Por Três. no mesmo dia e antes da AFTOR que acima se reporta, fez uma espécie de exercício de adivinhação.
Assim:
«O dia de hoje, sexta-feira de Outubro de 2017, dia 13 (dia de azar) é tempo para a instalação da nova Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, que o povo, carinhosamente, baptizou de TravassÓis!
A crendice popular leva a acreditar que uma sexta-feira dia 13 de qualquer mês é considerada como um dia de azar. É
Ilda Pinheiro (PSD)
Sérgio Almeida (PSD)
considerado de má sorte, um número irregular e sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e também é considerado um dia de azar.
Somando o dia da semana de azar (sexta-feira) com o número de azar (13) tem-se em tradição que é o mais azarado dos dias.
Será que para a política local travassÓisense o dia de hoje, que é sexta-feira, dia 13 (de Outubro de 2017), vai ser dia de azar? Ou de sorte?
Hoje é dia de votos e cada qual acredita nos seus...

Júlia Pinheiro e Alexandre
Resende Pires (PS)
... votados!
Os 9 eleitos da Assembleia de Freguesia vão ser empossados e, se não houver azar, elegerão a Mesa e o executivo da Junta. E subirão mais três candidatos de 1 de Outubro.
Alguns deles são maçaricos na função e pisarão o chão do salão nobre da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em Óis da Ribeira, pela primeira vez: a socialista Júlia Melo, os sociais-democratas Ilda Pinheiro e Sérgio Almeida e o juntista José Garcia. Ilda Pinheiro, note-se, já pisou outro palco da democracia autárquica local - em Travassô, como candidata a presidente da Junta de Freguesia. Debutantes poderão ser, também, mas
 
Sara Silva (PSD)
José Garcia (J)
dependentemente do que logo se votar na Assembleia de instalação dos eleitos de 1 de Outubro: a social-democrata Sara Silva (filha de António Cruz e Silva) e o socialista Alexandre Pires.
Não será o caso de Paulo Pires e/ou Germano Venade (ambos do PSD e que integraram a última Assembleia de Freguesia).
Quem sabe o que logo vai acontecer?! Às 21 horas e na sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em Óis
da Ribeira.
Que tudo seja bem melhor que no mandato que agora termina.
Que esta sexta-feira, dia 13, não fique para para o futuro como um dia de azar para o poder local.
- NOTA: Histórico ficou, este dia. Mas não pelas melhores razões, como todos sabemos. Deu nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019, 16 meses depois e após 11 sessões da mesma assembleia de eleição e posse doa órgãos autárquicos locais.

Sem comentários: