sábado, outubro 01, 2022

* Os dias 1 de Outubro d´OdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Capela de Santo António! Óisdaribeirenses na Cooperativa! Encontro de coros! Combater o desemprego em alturas de crise... Sérgio Neves foi eleito presidente da Junta de TravassÓis! A norte do Tónio da Nilzalina!


ÓdR há
15 anos!

Capela de Santo António !

O d´Óis Por Três, há 15 anos, fazia história da Capela de Santo António.
Assim:
«(...) A capela de Santo António, relativamente perto da pateira, está situada fora da povoação e possui uma escultura de Santo António, do século XVIII. Conhece-se, de 1744, o pedido de construção da capela da invocação de Santo António, no sítio da Fonte, por Manuel Soares Ferreira e seus filhos, para nela haver celebrações religiosas.
- NOTA: O apontamento do d´Óis Por Três tinha sido retirado DAQUI, com a devida vénia.

Óisdaribeirenses na Cooperativa!

A «Pergunta d´Óis» nº. 224, a de 1 de Outubro de 2007, falava de naturais de Óis da Ribeira qe exerciam funções de dirigentes cooperativos.
Assim:
«- O ribeirense que é membro da direcção da Cooperativa Agrícola de Águeda é Diamantino Correia. Neste e no anterior mandato. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem era o outro ribeirense que já foi membro da direção da mesma cooperativa? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: Diamantino Alves Correia é o actual presidente da assembleia geral da ARCOR e já foio membro da Junta e presidente da Assembleia de Freguesia.

Encontro de coros!

A «Tertúlia Literária» nº. 324, a de 1 de Outubro de 2007, gracejava sobre um encontro local de coros.
Assim:
- «Vamos, então, ter novo um encontro de coros em Óis. Leste nos jornais?!», perguntou o Três.
- «É, é isso...» - disse o d´Óis. «Depois de nos darem música, agora dão-nos canto coral. E eu até que gosto, já ficas a saber...».».
- NOTA: Agora, nos tempos que correm nem para gracejar há: pura e simplesmente não há encontros de coros e/ou de música, não há teatro, não há marchas populares..., etc., etc., etc...
ÓdR há
10 anos!

Combater o desemprego
em alturas de crise...

«A crise é essa chaga danada que se conhece e combater o desemprego é obrigação do Estado e dos patrões», comentava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
Acrescentava :
«O Estado, com as centenas de milhares de empregados que tem e com boa parte deles a fazer nenhum de nada, cumpre cabalmente o seu papel. Algum patronato também o faz, como il faut.
Empregadores há que, para cumprir os rácios e sem nada (ou pouco) que dar que fazer aos sortudos dos seus colaboradores, deixam que se entretenham no facebook, horas a fio. A imagem é de hoje e regista uma  facebookada de há 9 horas - eram 10,51 da manhã. Com três postagens separadas mas seguidas. Mas isto nem é de hoje, é coisa que se repete vulgarmente.
Algures, como se vê, um solidário empregador dá os meios e o tempo para que pessoas empregadas e remuneradas ocupem o seu tempo a facebookar. Supostamente por não terem mais que fazer e para ocuparem o seu precioso tempo. 
Assim se cumprem os desígnios da nação: combater o desemprego, numa altura de crise como esta.
- NOTA: O d´Óis Por Três concluía que «são estas gestões solidárias e amigas que farão o país melhor e mais rico». E que «toda a gente ganha o seu e, portanto, ninguém contesta ou vai manifestar-se. Vai é facebookar!».




Política d´Óis

Sérgio Neves foi eleito
presidente da Junta 
de TravassÓis!

«Sérgio Neves é o novo presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, depois do acto eleitoral de hoje», noticiava o d´Óis Por Três de 1 de Outubro de 2017.
Continuava e explicava: 
«O candidato do PSD teve  577 votos (41,14%) dos 1404 votos entrados naurnas. Mário Martins, presidente em exercício e que lidera o Juntos, teve 505 votos (35,97%) - menos 72. Júlia Melo, do PS, teve 219 votos (15,60%) e Aníbal Saraiva, da CDU, recebeu 27 (1,92%).

O PSD terá 4 mandatos na Assembleia de Freguesia, tantos quantos o Juntos. O PS terá um(a) eleito(a).
Assim, directamente eleitos foram:
- PSD (4 mandatos): Sérgio Neves, Manuel Duarte (Capitão), Ilda Figueiredo e Sérgio Almeida. Dependentemente da formação do executivo, deverão integrar a Assembleia de Freguesia os candidatos Paulo Pires, Sara Cruz Silva e Germano Venade.
- Juntos (4): Mário Martins, António Horácio Tavares, Marta Morais e José Garcia.
- PS (1): Júlia Melo.»
- NOTA: A Junta de Freguesia nunca chegou a ser eleita e muito menos empossada. A crise resultou nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.

A norte do Tónio
da Nilzalina !

O ribeirense António Melo faleceu na madrugada de hoje, dia 1 de Outubro de 2017, vítima de doença súbita. 
O Tónio da Nilzalina! 
António Fernando Gomes de Melo (foto ao lado) tinha 65 anos e residia no Alto de Cabanões - no nº. 31 da Rua Ludjero Pinheiro, a Travassô. Era filho de Antero Correia de Melo (tragicamente falecido no final dos anos 50 do século XX, na Venezuela, para onde tinha emigrado) e de Nilzalina Gomes dos Reis (falecida a 19 de Dezembro de 2006).
Cursou indústria na Escola Industrial e Comercial de Águeda e trabalhou na área da projecção e do desenho técnico industrial. Mais tarde fundou a Segurchama, empresa especializada em sistemas de segurança contra incêndios. 
- NOTA: António Fernando Gomes de Melo era irmão de Maria Ascensão Gomes de Melo e de José Bernardino Gomes de Melo, ambos já falecidos, e casado com Maria Liseta Melo de Morais e Santos, educadora de infância aposentada e, ao tempo, a Chefe do Agrupamento de Escuteiros 853, de Travassô. Pais de Bruno Melo.

Sem comentários: