terça-feira, novembro 15, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 15 de Novembro: Aniversário das Almas da Paróquia de Óis da Ribeira (1909)! 2 - A morte de uma gémea recém-nascida (1909)! 3 - Posse da Junta de Manuel Tavares (1959)! 4 - A nova Junta de Freguesa de Óis da Ribeira (1963)! 5 - O orçamento de Junta de Freguesia foi de 2 166$00 (1965)! 6 - O primeiro «d´Óis Por Três» (2005)! 7 - O magusto da Catequese, segundo o Padre Júlio (2008)! 8 - Tiago Tavares na seleção nacional de sub-23 (2011)! 9 - A semestralização da política e os caciques de Óis da Ribeira (2013)! 10 - A pateira vista do ar, para desanuviar... (2014)! 11 - Plano e orçamento da ARCOR e homenagem a Tiago Tavares (2016)! 12 - O movimento comunitário «Mais Por Óis» (2018)! 13 - CDU mal informada sobre a realidade de Óis da Ribeira (2028)! 14 - Magusto no Centro Social da ARCOR (2019)!


A Irmandade das Almas e de S. Miguel (arquivo)

Padre José
Bernardino

1 - ANO 1909: ANIVERSÁRIO DA
IRMANDADE DAS ALMAS
: A A Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira celebrou o aniversário das Almas no dia 15 de Novembro de 1909.
As cerimónias de há 113 anos foram presididas pelo padre José Bernardino dos Santos Silva.
O então jovem sacerdote, futuro monsenhor na ordem eclesiástica, era de Óis da Ribeira natural e residente. Decorreram «com toda solenidade, entre o templo e o cemitério paroquial».
- NOTA: Monsenhor José Bernardino dos Santos Silva nasceu a 8 de Junho de 1880. Filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa, e celebrou Missa Nova no Dia de Reis de 1903. Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos. Onde hoje se situa o parque de estacionamento da ARCOR.
Registo do óbito


2 - ANO 1909: A MORTE DE
UMA GÉMEA RECÉM-NASCIDA: A 15 de Novembro de 1909 faleceu, em Óis da Ribeira, uma recém-nascida, de apenas 12 dias de idade e segunda gémea do mesmo parto.
O falecimento ocorreu às 9 horas da mana, na casa dos pais, o alfaiate Custódio Pereira dos Santos, que era natural de Destriz, em Oliveira de Frades, e de Assunção Gomes dos Reis, governanta de Óis da Ribeira. 
A criança era neta materna de José Bernardino Marcos dos Reis e de Ana Joaquim Gomes, ambos de Óis da Ribeira e casal que teve pelo menos 7 filhos - a dita Assunção e Cláudio, Abel, Belmiro, Ovídio e Maria Augusta, entre outros.
- NOTA: A irmã gémea, baptizada como Ana, faleceu dias depois (a 22 de Novembro). Ambas foram enterradas no cemitério de Óis da Ribeira. Maria Augusta, tia das gémeas falecidas, foi avó materna do diácono Fernando Reis (falecido a dia 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, de doença e no IPO, em Coimbra) e de Arlindo Reis Duarte de Almeida, que mora na Rua da Pateira.
Manuel Tavares



3- ANO 1959: A JUNTA DE 
FREGUESIA DO PRESIDENTE 
MANUEL TAVARES: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Manuel Maria Tavares da Silva foi eleita a 15 de Novembro de 1959. Há 63 anos.
O executivo ia substituir o até aí liderado por Armando dos Santos Ala de Resende, que suspendeu o mandato a 17 de Novembro de 1957, para se deslocar a Angola (substituído por Aires Carvalho e Santos). Incluía o secretário Armando Resende (entretanto regressado) e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
- NOTA: A transferência de poderes foi a 2 de Janeiro de 1969 e também este executivo veio a ter alterações, já que Manuel Tavares abdicou a 4 de Abril de 1962, por doença, subindo Armando Resende à presidência e entrando Manuel Simões dos Reis como secretário.
Custódio Correia
Gil M. Reis


4 - ANO 1963: A NOVA JUNTA 
DE FREGUESIA DE ÓIS DA 
RIBEIRA: A reunião constitutiva da nova Junta de Freguesia de Óis da Ribeira realizou-se a 15 de Novembro de 1963, empossando o presidente Armando dos Santos Ala de Resende (foto no nº. 5, abaixo), o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia.
A posse foi oficializada por um delegado da Câmara Municipal de Águeda, para o quadriénio de 1964/1967. Os suplentes era, José Pinheiro das Neves, Gil Martins dos Reis e Fausto Ferreira Simões dos Reis. 
- NOTA: O delegado da Câmara Municipal de Águeda foi António Neves de Malo, funcionário das Finanças, natural de Travassô e caadm em Óis da Ribeira, com Maria dos Santos Soares de Almeida, da Rua da
Pateira. Faleceu a 23 de Janeiro de 2021, aos 95 anos.
Armando Resendee
 
5 - ANO 1965: ORÇAMENTO DA 
JUNTA DE FREGUESIA PARA 
1966 FOI DE... 2 166$00: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 15 de Novembro de 1995, aprovou o orçamento ordinário para 1966, no valor de 2 166$00.
O conversor da PORDATA diz-nos que, a valores de hoje, seria, qualquer coisa como, imagine-se... 919,51 euros! Uma fortuna, como se vê.
O executivo era presidido por Armando dos Santos Ala de Resende, como tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Manuel Simões dos Reis, já todos falecidos. 
Elaborado pelo presidente da Junta, foi apreciado elos restantes membros do executivo, que o acharam em condições legais e, como era hábito do tempo, foi deliberado mandar afixar edital público e convidar os paroquianos à sua consulta e aprovação - para o que foi dado um prazo de 8 dias.
- NOTA: Tal e qual como nos dias de hoje, dizemos nós..., já que não é nada disso que agora acontece. Nem parecido, sequer.
6
O d´Óis Por Três

6 - ANO 2005: O PRIMEIRO «POST»
DO BLOGUE «d´ÓIS POR TRES»: O primeiro post deste blogue, o «d´Óis Por Três», foi editado a 15 de Novembro de 2005. 
Há exactamente 17 anos!
Passado este tempo todo, até parece que foi ontem, mas passou-se uma enormidade de tempo, tempo de muitas histórias e memórias de Óis da Ribeira, de se falar de muita gente e de muitos acontecimentos - com a maior possível.
A motivação, com os altos e baixos naturais deste tempo todo em que, diariamente, aqui fizemos questão de falar das coisas de Óis da Ribeira - das suas verdades, das suas actualidades, dos seus humores e desumores e afins da vida quotidiana, da sua história mais remota e mais recente.
- NOTA: Até quando, nem nós sabemos. Ver texto de hoje.

7 - ANO 2008: O MAGUSTO DA
CATEQUESE, SEGUNDO O 
PADRE JÚLIO: A malta da catequese fez um magusto no sábado e foram para o campo da bola
da ARCOR, que, a ler o que diz o site do padre Júlio, tinha tudo o que era necessário: espaço para jogar, terreno para acender o lume e para comer castanhas e balneários para lavar a cara suja das... castanhas. 
- NOTA: O magusto de 2022, da catequese paroquial de Óis da Ribeira, realizou-se na noite de S. Martinho, 11 de Novembro, após a celebração eucarística. 

8 - ANO 2011: TIAGO TAVARES
NA SELECÇÃO NACIONAL DE
SUB-23 / CANOAGEMTiago Tavares convocado para a seleção nacional de sub-23 Tiago Tavares (ao centro, na foto) foi convocado, pelo selecionador Ryszard Hoppe, para o primeiro estágio da seleção nacional de sub-23 que irá disputar o Europeu 2012 de Velocidade. O canoísta da ARCOR é dos 29 atletas (deste escalão e do de juniores) que, de 21 a 25 de Novembro, vão estar nos trabalhos de treino programados para o CAR de Montemor-o-Velho. 
O Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 vai realizar-se em Portugal, em Julho de 2012, e este é o primeiro estágio da nova época desportiva. 
- NOTA: Tiago Tavares, entre muitos outros títulos regionais e nacionais, foi vice-campeão da Europa e, a 31 de Julho de 2016, campeão do mundo de sub-23, em C1 200 metros. em Minsk, na Bielorrússia.

9 - ANO 2013: A SEMESTRALIZAÇÃO
DA POLÍTICA E OS CACIQUES DE
ÓIS DA RIBEIRA: O d´Óis Por Três não faz a menor ideia de quem é o autor deste «novo» símbolo do PSD. Caiu no e.mail de fonte desconhecida, mas postamo-lo com gosto, pela graça que tem e actualidade política que pode encerrar.
O PSD de Óis da Ribeira, como se sabe, foi sangrado de pelo menos dois emigrados para o PS, por ocasião das eleições autárquicas deste ano. Um deles, pelo menos, acabou por se confessar auto-excluído e o PSD, mesmo sem ele(s) ganhou em Óis da Ribeira.
O anda para a frente e anda para trás dele(s) pouca coisa adiantou, para além de se Ficar a saber pelos votos que caíram mas urnas que, afinal, não era(m) tão influente(s) quanto ele(s) pensava(m). É aqui que entre o PSD - Partido Semestralmemnte Democrata e a criatividade e evidente humor das gentes de Óis da Ribeira: punham os gurus que nos últimos 28 anos governaram a parvónia meio ano no PSD e meio ano no PS. 
Assim continuavam sempre no poder e já não tínhamos que o dividir com os colonizadores de TravassÓis.
- NOTA: Passando para ribeirês, ficar-se-ia a saber se valeria a pena semestralizar a política local, alternando os poderes de um para outro partido, mas sempre com os mesmos caciques». «Se calhar, não é mal pensado», cmcluu o d´Óis Por Três, há 9 anos.


10 - ANO 2014: A PATEIRA VISTA
DO AR, PARA DESANUVIAR...: Uma excelente foto aérea da pateira, com a nossa Óis da Ribeira sublinhada, na imagem (repetida, em baixo), para não estragar a beleza da vista. É de beleza que se fala e se vê, que é excelente.
Foi apanhada na net, não sabemos quem é o autor, mas é magnífica e a ele ficamos a dever este prazer.
Por outro lado, e depois da algaraviada que foi essa história do caminho da calçada - ao que chegou a política local... -, sabe bem consolar a vista sobre a nossa beleza natural.
Ainda sobre essa palhaçada da calçada, o que terá o eleito de Óis a dizer sobre isto? Nada, se calhar. Mas terá sido ouvido?, ou está do lado dos colonizadores? Ou só faz figura de corpo presente. Ele há gente assim.
- NOTA: A calçada, como todos sabemos, «emigrou» para Cabanões. Quanto aos eleitos locais, andam por aí. Ufanos e obedientes, solidários com queosfez eleger, como é seu dever.


11 - ANO 2016:  PLANO E ORÇAMENTO
da ARCOR E HOMENAGEM A TIAGO 
TAVARES: A próxima assembleia geral da AR está marcada para 25 de Novembro de 2016, às 19,30 horas e na sede, para, no seu ponto 1, discutir e votar o programa de acção (o plano de actividades) e o orçamento de 2017, para além do parecer do conselho fiscal.
Ponto interessante é o segundo: discussão e votação da homenagem ao atleta Tiago Tavares. Parece-nos exagerado e descontextualizado, descabido mesmo, que a homenagem tenha de ir a discussão e votação, quando o atleta, pelo seu título mundial de canoagem, tem sido homenageado por tudo quanto é canto e esquina, sem necessidade de votar tais homenagens e muito menos discutir. Estamos a recordar-nos da Câmara Municipal de Águeda, da Confederação do Desporto de Portugal, da Gala do Desporto da Bairrada e da Gala da Revista Litoral Magazine.
Tal discussão e votação tinha logo de acontecer no clube que serve desde sempre. Clube que prestigia mundialmente. E na sua terra, onde parece que não faz «milagres», os que outras terras e outras gentes reconhecem e sublinham sem necessidade de discussão e de votos.
Pelo amor de Deus. Adiante.
O ponto 3 subentende um aumento de quotas mensais, pois fala em discussão, votação da actualização do valor das quotas. O ponto 4 é de 30 minutos e para os tradicionais assuntos de interesse da associação.
Sobre o plano de actividades, esperemos que desta feita não esqueça a Secção de Teatro, cujo reaparecimento anda há anos para acontecer. Já vai sendo tempo. E que se lembre do miserável estado em que se encontra o polidesportivo. Também já não é sem tempo.
- NOTA: Quanto ao teatro e como hoje sabemos, não há teatro para ninguém
Sobre o polidesportivo, continua abandonado e, por isso mesmo, mais degradado.


Movimento «Mais Por Óis»

12 - ANO 2018: O MOVIMENTO
COMUNITÁRIO «MAIS POR ÓIS»: O movimento «Mais Por Óis», movimento de jovens, anunciou-se há 3 anos como «apolítico e a partidário», visando, como ainda hoje se pode ler na sua página oficial de facebook, «unir ribeirenses em prol do bem estar da freguesia».
O d´Óis Por Três aqui AQUI o referenciou, dando conta que outro objectivo dos seus promotores, era «devolver o encanto a
O último «Mais Por Óis»
Óis da Ribeira», freguesia que, dizíamos nós, e não só nós dizíamos, tão esquecida e desprezada tinha sido nos últimos 5 anos, por quem (os autarcas eleitos) mais obrigação tinha de dela cuidar. E não cuida! Devia cuidar, mas não fez.
O «Mais Por Óis» fez coisas interessantes, mas entretanto está parado. «Deixar de estar activa, não é o mesmo que acabar. A iniciativa começou, como todos sabem, pela falta de limpeza nas nossas ruas. Era uma altura em que nem Junta de Freguesia tínhamos formada. Nós vimos um problema e, em vez de estarmos à espera que alguém», comentou Romeu Fernandes, um dos seus mentores e a 11 de Novembro, neste blogue, acrescentando que «se alguma das associações da terra necessitar da nossa ajuda, também sabem quem somos (...) basta pedir».
- NOTA: O movimento «Mais Por Óis» está inactivo. A última publicação, na sua página oficial de facebook. foi há exactamente 3 anos, a 15 de Novembro de 2019 - como se de ver AQUI
A delegação da CDU em Óis da Ribeira: Francisco Simões, NN e Fernando Gomes
Os resultados eleitorais de 2017 na UFTOR


13 - ANO 2018: «CDU» MAL INFORMADA SOBRE A REALIDADE DE ÓIS DA
RIBEIRA
: A CDU de Águeda esteve em Óis da Ribeira, numa acção de contacto com a (des)União de Freguesias de TravassÓis e comentou que «apenas agora chegou o saneamento básico a este lugar da freguesia».
Para já, Óis da Ribeira não é meramente «este lugar», não pode assim ser apoucada a localidade: é uma das duas freguesias que formam a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Depois e quanto ao saneamento, não é rigorosamente verdade, é só meia verdade o que diz a CDU: chegou há 14 anos (na primeira fase) e esteve parado outros tantos, mas, sobre a questão, sublinhe-se a preocupação dos agentes da coligação comunista, liderada por Francisco Simões (à esquerda, na foto), que em 2017 foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Águeda.
A Arcor «via» CDU

A ARCOR vista
pela CDU !


A delegação da CDU de Águeda reparou também, mas mal, que «a ARCOR se resume a um lar de dia com mais ou menos 20 utentes, uma vez que o encerramento da escola retirou a valência de apoio à infância»
Também está mal informada: não só não é lar de dia (é centro de dia) como não são menos de 20 utentes (bastaria atravessar a rua e ir lá perguntar e ver), como a CDU ignora outras actividades sociais, permanentes, da ARCOR: então e a creche, a pré-escola, o CATL e o apoio domiciliário?
Já não falando, por exemplo, na secção desportiva (a canoagem, com um campeão mundial!!! e dezenas de campeões nacionais e regionais) e actividades recreativa e culturais.
A CDU está insuficientemente informada, assim parece, sobre a realidade social de Óis da Ribeira, particularmente sobre a ARCOR.
Termina assim a notícia da CDU sobre a visita política a Óis da Ri-
beira: «E assim segue a vida das localidades, onde o saneamento básico chega sempre tarde, relativamente aos grandes centros, e onde o encerramento de uma escola conduz a uma caracterização envelhecida da população».
Finalmente: «Para agravar tudo isto, e passado um ano, não há tomada de posse da Junta de Freguesia, obrigando a realizar-se novo acto eleitoral em breve». 
- NOTA: Aqui, no caso da (não) Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, a CDU tinha toda a razão!
O magusto da ARCOR na tarde/noite de 15 de Novembro de 2019


14 - ANO 2019: MAGUSTO NO 
CENTRO SOCIAL DA ARCOR:  A ARCOR  promoveu hoje o seu tradicional  magusto, em edição de 2019, nas instalações do Centro Social.
As inscrições para os interessados estiveram abertas até ao dia 13 de Novembro e, por 7 euros, os participantes tinham direito a uma sopa, a uma bifana no pão, uma bebida e um cartucho de castanhas.
A direcção de Mário Marques contava, segundo o convite tornado público e espalhado pelas redes sociais e habituais locais públicos, com a presença da associados, sugerindo a estes que levassem «familiares e amigos».
Aqui deixamos duas imagens, com a devida vénias retiradas da página oficial de facebook da instituição.
- NOTA: Os magustos de 2022, agora já na presidência de Dinis Alves, foram a 11 e 12 de Novembro, como se pode (re)ver AQUI 

Sem comentários: