domingo, novembro 27, 2022

* Os dias d´Óis de há 15, há 10 e há 5 anos: A passadeira do abrigo da Escola Primária (2007)! 2 - A Tuna Musical festejou 115 anos (2012)! - ARCOR aprovou plano e orçamento de mais de 400 000 euros e para 2918 (2027) !- Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR ao serviços do políticos locais (2017)!

ÓdR há
15 anos!

A passadeira
do abrigo da Escola
Primária!

O d´Óis Por Três, há exactamente 15 anos, uma  erça-feira,  falava da passadeira de peões colocada em frente à paragem dos autocarros na escola primária de Óis da Ribeira e entretanto e agora extinta.
Assim:
«Ele há cada uma !!!
Um cliente cá do blog mandou-nos este exemplo da que ele chamou "moderna segurança rodoviária ribeirense": uma passadeira mesmo na frente da paragem de autocarros junto à escola primária.
Ora se a passadeira é para os peões, então como é que o bus vai parar na paragem, se não pode parar em cima dela? Ou a paragem é apenas um bibelot da rua e não serve para nada?!!!
Bem perguntado!!!»
- NOTA: «O amigo, ou a amiga, se quiser, pode mandar-nos sugestões», escreveu o d´Óis Por Três desse tempo. Quanto, à passadeira, cremos que ainda lá está. Tal e qual!!!

A notícia no jornal SP de Águeda
ÓdR há
10 anos!

A Tuna Musical
festejou 115 anos!


«A imagem de ontem mostrava a Tuna chamada à 1ª. página do semanário do jornalista da terra. O d´Óis Por Três confessa que gostou de ver», reportava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
Acrescentava:
« Afinal, não é todos os dias que, por boas razões, se é notícia de 1ª. página de jornal.
Hoje, em foto tirada de telemóvel, reproduzimos o texto, devendo os leitores clicar na imagem para a ampliar e ler melhor. Lá se lê, por exemplo, que a escola de música criou mais 4 músicos, o que é muito, mas mesmo muito interessante.
Apetece dizer que, apesar dos seus 115 anos, a Tuna Musical de Óis da Ribeira está jovem e se rejuvenesce, o que é muito bom, por todas as razões. Prestigia e dignifica a nossa terra.
- NOTA: O d´Óis Por Três de há 10 anos e «para acabar», dava «parabéns à Tuna, que bem os merece, assim como todos os seus dirigentes, maestro e músicos». Repetimos as felicitações, neste dia 27 de Novembro de 2022, quando conclui as comemorações dos 125 anos!
ARCOR:  o centro social de Óis da Ribeira
Presidentes Mário Marques e Manuel Soares
ÓdR há
5 anos

 ARCOR aprovou plano e 
orçamento de mais de 400 000  
euros e para 2918!
 
A manuelina assembleia geral da ARCOR aprovou, por maioria, o plano de actividades e orçamento para 2018. Em números redondos, 400 e tal mil euros, que certamente o presidente Mário Marques e sua direcção se encarregarão de conciliar com as contas a apresentar em Março de 2019.
O programa de acção envolve compra de variado equipamento móvel e imóvel, mantendo-se o propósito de manter a qualidade dos serviços. O que é bom, obviamente!
Havia alguma expectativa relativamente a este primeiro orçamento da gestão do presidente Mário Marques, depois de um ano deficitário, o de 2016, do presidente Manuel Soares (agora presidente da assembleia geral) e do tesoureiro Mário Marques (agora presidente da direcção).
Um prejuízo, recordemos, de 12 448,81 euros.
Um prejuízo de mais de 1000 euros mensais.
Pois bem, a direcção de Mário Marques, corajosamente - e responsavelmente, com toda a certeza, e seguro de receitas a realizar, avança com um orçamento que é superior às despesas de 2016, estas no valor de 452 748,11 euros.
- NOTA: Há 5 anos e sem termos respostas, expusemos d
uas pequenas questões:
1 - Porque ameaçou demitir-se o manuelino presidente da assembleia geral, tal sugerindo à direcção, caso um grupo de associados levasse por diante o pedido de mostragem do balancete do 3º. trimestre de 2017?
2 - Que história é essa de uma barra de ouro? 
Perguntas sem respostas.


Grupo de Teatro Amador 
(GTA) da ARCOR ao
serviços do políticos locais!

 O d´Óis Por Três foi alertado para uma originalidade: a página de facebook da falecida Secção de Teatro da ARCOR ter estado ao «serviço» da política local.
Exemplifiquemos, poi e então, desde logo olhando a imagem aqui ao lado. Um candidato do PS postou a sua declaração de candidatura a 5 de Setembro de 2017. As eleições foram a 5 de Outubro.
O caso é insólito, no mínimo.
Nunca se viu a associação óisdaribeirense - qualquer uma delas, tuna e/ou ARCOR mas é
Sandra Santos e Manuel
Soares ambos do Juntos)
desta que falamos... - ao serviço da candidatos políticos, viu-se agora e, pelos vistos (pela velha técnica de
investigação da exclusão de partes) a direcção concordou.
Não mexeu uma palha.
E podia e devia ter «mexido», dizemos nós.
As eleições autárquicas deste ano, aliás, foram maninho de exemplos politiqueiros, em termos de Óis da Ribeira.
1 - Manuel Soares, ex-presidente da direcção e actual presidente da assembleia geral da ARCOR, foi candidato do Juntos, transferindo-se do PSD. Nunca se viu.
2 - Sandra Santos, primeira suplente da mesma assembleia geral e directora técnica da ARCOR foi a 6ª. candidata da lista do Juntos.
António Reis
Cristina Soares
3 - Cristina Soares, presidente do conselho fiscal da ARCOR, foi a 18ª. candidata do PSD.
4 - António Reis, presidente da direcção da Tuna/Filarmónica, foi o 36º. candidato do PSD.
Óis da Ribeira não estava habituada a estas coisas, a estas modernices! Vai ter de se habituar, mesmo que as associações não se devam comprometer com estas opções!
Mas todos podiam ser candidatos? Podiam, pois!
- NOTA: O presidente da direção da ARCOR era Mário Fernando de Almeida Marques e Manuel Soares dos Reis Santos (imediatamente anterior líder do executivo)o da assembleia geral; Cristina Maria Framegas Soares a do conselho fiscal. Há precisamente 5 anos.

Sem comentários: