segunda-feira, janeiro 14, 2019

A morte do professor Dinis Pires da Silva. O nascimento de D. Aninhas!

A casa, à esquerda, que foi do professor Dinis Pires da Silva, ao lado da capela de Cabanões
Vera Lúcia Simões

O professor Dinis, ribeirense dos séculos XIX e XX,  faleceu a 14 de Janeiro de 1967, há 52 anos. Foi cidadão influente da vida pública, chegando a exercer funções na Câmara Municipal de Águeda.
Dinis Pires da Silva, nasceu a 14 de Novembro de 1894 e era filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora e de Óis da Ribeira. Neto paterno de  João Francisco e Feliciana Silva, de Fermentelos, e materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares, de Óis da Ribeira.
Teve pelo menos três irmãos: os gémeos Artur e Maria da Assunção, conhecida por Maria da Volta e que casou com José Maria da Conceição, de Recardães, e faleceu a 5 de Agosto de 1983, mãe de Zulamar (Zola), Ondina e Orlando Rino (ausente no Brasil, em Rio Grande). Artur casou com Orência Vergara Maciel, a 30 de Julho de 1934, na cidade de Rio Grande, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil). Lá terá falecido a 10 de Fevereiro de 1995.
Também César Pires da Silva, que foi casado com a cidadã francesa Cecile Florence Charlotte Guillame e faleceu a 31 de Julho de 1971, donos da casa apalaçada que foi de Armando Resende e demolida há alguns anos, frente à de José Resende.
A casa de César Silva,
irmão do prof. Dinis,
já demolida e que foi
de Armando Resende

A Família
Pires da Silva

Dinis Pires da Silva foi professor do ensino primário e leccionou muitos anos na escola de Travassô.
A 4 de Julho de 1918, aos 22 anos e na Igreja Paroquial de Travassô, casou com Ana Sousa da Conceição, de 28, que nasceu na cidade de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (no Brasil, onde houve e ainda há uma comunidade de emigrantes de Travassô e Óis da Ribeira), filha de Manuel Jacinto de Sousa e de Ana Rocha de Sousa (que eram de Travassô). 
O casal teve dois filhos: Fernando (?) e Célia. 
Foi figura de destaque da vida política aguedense, para além do seu magistério de professor primário, de tal modo que a Junta de Freguesia de Travassô, os anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, onde viveu e faleceu. Rua que vai da ponte do Rio Águeda até à estrada Águeda-Aveiro, já em Travassô e junto à pastelaria.
Netas, são Vera Lúcia da Silva Conceição Simões, que mora na casa herdada do avô (em Cabanões), as irmãs Rosa Maria e Ana Rosa, e os já falecidos capitão Vasco César Silva e a professora Célia da Silva Conceição.
Ana T. Resende

Nasceu há 114 anos
Ana Tavares Resende

Ana Tavares Estima Resende nas
ceu a 14 de Janeiro de 1904, faria hoje 115 anos.
Popular,mente conhecida como D. Aninhas, era filha de Manuel Maria Tavares da Silva e de Laura Sucena Estima e casou-se com José dos Santos Ala de Resende a 6 de Junho de 1930.
O casamento uniu duas das famílias mais nobres e abastadas da freguesia de Óis da Ribeira, ao tem-
po e pelo século XX fora. Faleceu a 4 de Agosto de 1981.
O casal teve dois filhos: Maria Laura e Paulo Augusto Tavares Resende, ambos já falecidos. Era proprietário da casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas, logo depois do Largo do Centro Social e agora do neto João Paulo Resende Gomes.

Sem comentários: