sábado, janeiro 19, 2019

Os comunistas de Óis da Ribeira e Travassô...

José Eduardo Simões
CDU é formada pelo
PCP e por Os Verdes

A lista da CDU nas eleições intercalares de Travassô e Óis da Ribeira é liderada por um residente em Óis da Ribeira: José Eduardo Festas Pereira Simões. O primeiro ribeirense, porém, é ape-
nas o quinto da lista: António Simões Pereira, que, em 1989, foi líder da candidatura da esquerda comunista.
José Eduardo Simões é natural de Águeda e residente acidental de OdR, na Rua Manuel Tavares (a do Cabo) e depois de, por mais de 30 anos, ser morador de Cabanões, lugar da freguesia de Travassô e onde foi marido de Vera Lúcia da Silva Conceição (Simões), este ano a segunda candidata da lista do Bloco de Esquerda (BE) e neta do ribeirense professor Dinis Pires da Silva. O casal tem a filha Célia Grimaneza, pintora.
Curiosamente, ou talvez não, as duas listas mais à esquerda do espectro partidário, nesta luta eleitoral das intercalares de Tra-
vassÓis, são lideradas por não naturais mas residentes em Óis da Ribeira: o aposentado José Eduardo Festas Pereira Simões, pela CDU, e, pelo Bloco de Esquerda, o comerciante  Aníbal Marques Saraiva, ex-CDU e ex-PS.
Vital Santos
António Pereira

As listas comunistas
em Óis da Ribeira 

A Coligação Democrática Unitária (CDU) é formada pelo PCP e por Os Verdes e tem «cadastro» eleitoral em Óis da Ribeira.
Vejamos:
- 1985: A Aliança Povo Unido (APU), antecessora da CDU, apresentou-se em Óis da Ri-
beira com uma lista liderada pelo metalúrgico Vital de Oliveira Almeida Santos, contra o PS (lista em que o pai, Isauro Santos, era nº. 2 e que teve 120 votos), o PSD de Manuel Soares dos Reis e Santos (vencedor das eleições, com 252 votos) e o CDS de Arménio Pinheiro da Silva (45).
A lista da APU incluía os candidatos João Paulo Martins Pires (este ano candidato do Bloco de Esquerda), José Laudelino Pires de Almeida e Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), este ano na lista do Bloco de Esquerda. Teve 7 votos.
- 1989: A CDU foi liderada por António Simões Pereira, então ope-
rário da construção civil e que este ano, já aposentado, é quinto da lista, como independente - viúvo de Palmira Tavares Gonçalo. 
A lista incluía José Cândido Gomes Lopes (Salgado, irmão de Ma-
ria Joaquina), José Eduardo Festas Pereira Simões (o líder deste ano), Joaquim José Tavares Ferreira e José Laudelino Pires de Al-
meida (Violante). José Eduardo e Joaquim José não eram naturais ou residentes de Óis da Ribeira. 
A lista teve 3 votos. Menos que o número de candidatos.

Sem comentários: