quinta-feira, janeiro 31, 2019

CDS apresenta lista em Óis da Ribeira

Cartaz oficial do CDS das eleições intercalares
de Travassô e Óis da Ribeira 2019 
Ana Sofia 

O CDS anunciou a apresenta-
ção dos seus candi-
datos nas eleições intercalares de Travassô e Óis da Ri-
beira para as 18 horas do próximo domingo, dia 3 de Feve-
reiro de 2019. Em Óis da Ribeira.
A lista é liderada pelo en-
fermeiro Ricardo Almeida, de Travassô e, lastimavelmente, inclui apenas um candidato de Óis da Ribeira: a engenheira de ambiente Ana Sofia Vieira Frago-
so. Expectável e desejadamente, aguarda-se que na apresentação seja anunciada uma representação ribeirense mais proporcional.
O CDS anunciou-se para «fazer parte da solução e não do pro-
Ed. Simões
Ilda Lopes
blema» - o problema, deduzimos nós, que os eleitos de 1 de Outubro de 2017 - 4 eleitos do PS, 4 do Juntos e uma do PS - criaram e não foram capazes de resolver. 

Os 15 candidatos
A solução somos nós

A lista do CDS nas intercalares de 2019  apresenta-se sob o lema «A solução somos nós».
Fernando Reis
Hernâni Reis
Identifica-se oficialmente como «CDS | Independentes» e os 15 candidatos conhecidos são os seguintes: 
1 - Ricardo Almeida, enfermeiro; 2 - Jo-
sé Abílio de Oliveira Morais, sargen-
to-mor aposentado; 2 - Ana Sofia Vieira Fragoso, de Óis da Ribeira, licenciada em engenharia de ambiente e filha de Feliciano Leite Fragoso (já falecido) e de Silvina Pires Vieira, moradora em Águeda; 4 - Ana Cláudia Pinheiro Al-
meida; 5 - Eduardo Manuel Pereira Simões; 6 - Leandra Catarina de Jesus Morais; 7 -  António Pereira Lopes; 8 - Ana Rita Gomes Laranjeira; 9 - Joana Catarina Ferreira; 10 - André Gomes Lo-
pes; 11 - Marcelo Melo Pereira; 12 - Ilda Maria Rodrigues Ferreira Lopes; 13 - Ricardo Jorge Tomaz de Almeida; 14 - Amélia Sucena de Melo Pereira; 15 - Carlos Alberto de Almeida.
Sesnando Reis
Arménio Silva

O CDS em eleições
de Óis da Ribeira

O CDS apresentou-se por 6 vezes em eleições autárquicas de Óis da Ribeira, com listas próprias. E uma vez «inte-
grado» na lista do PS, outra na LIOR.
O partido foi pioneiro do escrutínio polí-tico local, quando, em 1976, disputou a presidência da Junta de Freguesia nas 
primeiras eleições autárquicas após o 25 
E. Pinheiro
Alb. Soares
de Abril. Vale(rá) a pena recordar os seus líderes das várias lista e as respectivas votações: 
1 - 1976: Hernâni Framegas dos Reis, comerciante já falecido, que teve 145 votos. Venceu o PS de Isauro Santos, com 212.
2 - 1979: Fernando Reis Duarte de Al-meida, empresário do sector oficinal automóvel, com 111 votos. Ganhou o PS de Agostinho Tavares, empresário in-
dustrial (212), e também concorreu o PSD de António Simões Pinheiro das Neves, professor já falecido (84).
3 - 1982: Sesnando Alves dos Reis, empresário, com 130 votos. Venceu a lista do PS, liderada por Isauro Santos, com 241 votos.
4 - 1985: Arménio Pinheiro da Silva, ligado à construção civil, que teve 45 votos. Venceu a lista do PSD, liderada por Manuel Soares dos Reis e Santos, quadro empresarial (252), e também concorreu o PS de Armando Tavares dos Reis, comerciante (120). A CDU de Vital Santos teve 7 votos.
5 - 1989: Eugénio dos Reis Pinheiro, empresário de construção civil e obras públicas, com 37 votos. Venceu o PSD de Manuel Soares dos Reis e Santos (273) e também concorreram o PS de Armando T. Reis (143) e  a CDU de António Simões Pereira (3).
6 - 1993: Albertino Gomes Soares, empresário agrícola, que teve 55 votos. Ganhou o PSD de Fernando Pires (341) e também concorreu o PS de António José Tavares, contabilista (93).

7 - O CDS não voltou a apresentar listas próprias mas, nas eleições autárquicas de 2001, «fundiu-se» na lista do PS de Aníbal Saraiva (87 votos), perdendo para o PSD de Fernando Pires (370). Em 2005, juntou-se à Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR), de Diamantino Correia, que teve 123 votos. Venceu o PSD de Fernando Pires (334) e também concorreu o Bloco de Esquerda de Aníbal Saraiva (30).

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um caso para dizer que nem sequer são de ois.