sexta-feira, janeiro 04, 2019

O paredão há 71 anos! O paredão em 2019! Diferenças!...

O paredão de Óis da Ribeira esta para requalificar, de contrato assinado em Setembro
de 2017. Estamos em Janeiro de 2019... e, quanto a obras, nada, nicles...

O «novo» paredão está demarcado

O paredão é uma das mais importantes obras públicas de Óis da Ribeira, muito embora e lamentavelmente, passe despercebido da maioria da população. Regulariza as cheias dos campos do rio Águeda e facilita a circulação.
A primeira fase dos traba-
lhos iniciou-se em 1935 (muito provavelmente) e começou a partir das Areias (ver mapa), para juzante e o lado de Requeixo, pelos cabeceiros dos Castros, das Pontepedrinhas e dos  Portalvares. Ano atrás de ano, mais uma dezenas de metros eram emparedados, beneficiando e protegendo os campos de Óis da Ribeira.
Há precisamente 71 anos, em Janeiro de 1948, é certo que as obras de construção andavam pela zona das Pontepedrinhas, a ter em conta o ofício que a Junta de Freguesia decidiu enviar, a 4 de Janeiro de 1948, à Direcção Hidráulica do Mondego a pedir a continuação dos trabalhos.
A Junta de Óis da Ribeira era presidida por Benjamim Soares de Freitas e incluía o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).

Obras de requalificação
adjudicadas em 2017

Os anos passaram, o paredão chegou até ao limite com a freguesia de Requeixo (e concelho de Aveiro), nos anos 60 do século XX e, natural-
mente, foi-se degradando. De tal modo, que justifi-
cou obras de requalificação e projecto de alargamento.
A Câmara Municipal de Águeda adjudicou-as por 218 822 euros à empresa Aborridas, de Arouca, mas, quanto a trabalhos realiza-
dos, nicles, zero..., nada, nadinha de nada até ao dia de hoje!
As demarcações ao longo do paredão chegaram a ser feitas, como mostra a imagem que aqui se republica, foram publicados editais, ouviu-se falar que pelos menos dois proprietários reclamaram o alinhamento, mas, depois, disso, nada mais se sabe. Ninguém se preocupou com o assunto, sequer os eleitos da desautorizada Junta e Assembleia de Freguesia eleitas a 1 de Outubro de 2017. 
Só se sabe que não há obra feita e que ninguém, com esse dever, a reclama! Nem para isso servem os eleitos!
A diferença é que, há 71 anos, tínhamos autarcas que lutavam pelos interesses de Óis da Ribeira. Agora, temos o que temos e quem temos!
Os tempos mudaram e mudaram-se as vontades e as competências, é o que conclui dizer-se.

Sem comentários: