sábado, janeiro 12, 2019

Junta comprou, há 66 anos, o terreno para a nova sede

O terreno corresponde, hoje, ao espaço da sede 
da Tuna/AFOR e lavadouro, imediatamente a 
seguir à ponte, à direita e do lado de Cabanões 


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deliberou, a 11 de Janeiro de 1953, comprar o terreno onde, já nos anos 60, veio a ser construída a sede da autarquia - a que actualmente serve de sede da Tuna Musical / Associa-
ção Filarmónica.
O terreno era propriedade de Mário Duarte de Almeida, imediatamente a seguir à ponte, e  a escritura veio a ser celebrada a 8 de Março desse mesmo ano de 1953, no Cartório Notarial de Águeda, custando 4 000$00 aos cofres autárquicos, mais os 360$00 de custas.
A sede anterior localizava-se precisamente no que (ainda hoje) é o acesso à ponte e agora se chama Rua Jacinto Bernardo Henriques. Foi demolida precisamente para dar lugar à que então se chamou Avenida da Ponte.
O saldo da Comissão da Ponte, por decisão desta, foi transferido para a Junta de Freguesia, precisamente para a compensar do prejuízo causado pela demolição e sequente falta de instalações para o exercício das suas funções.  Saldo no valor de 6 550$00 e que foi entregue na sessão de 8 de Março de 1953.
Quando valeriam, hoje, estas importâncias? 
O conversor da Pordata só nos permite calcular até ao ano de 1960 e, relativamente a este, sendo certo que hoje valeriam mais (o equivalente a mais 7 anos), podemos dizer que os 4000$00, o custo do terreno, representariam hoje qualquer coisa como 1 755,93 euros. Os 6 550$00, o saldo recebido da Comissão da Ponte, seriam 2 873,87 euros.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).

Sem comentários: