sexta-feira, janeiro 04, 2019

D. Aninhas Tavares Resende e Mariana, a irmã gémea!

Ana Tavares Estima
Resende, a D. Aninhas
José Resende


Ana Tavares Estima Resende, que Óis da Ribeira conheceu como D. Aninhas, nasceu a 4 de Janeiro de 1904, há preci-
samente 115 anos. 
Filha de Laura Sucena Estima, lavradora, e do então carpin-
teiro Manuel Maria Tavares da Silva, que viria a ser presidente da Junta e benemérito da fre-
guesia (com nome atribuído à antiga Rua do Cabo, onde se situava a sua residência), era neta paterna de João Tavares da Silva e Ma-
ria Angélica dos Santos, neta materna de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira, todos de Óis da Ribeira. Afilhada de Salvador Sucena Estima, tio materno, solteiro e lavrador, e de Ana Joaquim Almeida, solteira e lavradora. 
O apelido Resende foi assumido pelo seu casamento com José dos Santos Ala de Resende, celebrado na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira a 5 de Junho de 1930. O casal teve os filhos Paulo Augusto e Laura Tavares Resende - esta mãe de João Paulo Resende Gomes, que foi presidente da Arcor e é o actual proprietário da casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas e que foi dos avós Ana e José Resende.
Casa da Família Resende

Mariana, a
irmã gémea

Ana teve uma irmã gémea, de nome Mariana, ambas canonicamente baptizadas a 24 de Janeiro de 1904, na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira.
Ambas, porém, tinha sido baptizadas em casa e em perigo de vida: Ana, a segunda gémea, por Salvador Sucena Estima, seu tio materno; Mariana, a primeira gémea, por Alfredo Tavares da Silva, seu tio paterno. 
O baptismo católico oficial de ambas foi solenemente celebrado pelo padre Manuel Gomes de Andrade, que era o pároco local do tempo e lhes impôs os Santos Óleos.
Mariana não resistiu às suas debilidades físicas e faleceu a 5 de Dezembro de 1904, com menos de um ano de idade. Ana faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos e deixando viúvo José dos San-
os Ala de Resende - que viria a falecer a 25 de Dezembro de 1983.

Sem comentários: