sexta-feira, janeiro 11, 2019

Benemérito Benjamim Soares de Freitas nasceu há 135 anos!

Benjamim Soares de Freitas
Casa, à direita, que foi
de Benjamim S. Feitas


O benemérito ribeirense Benja-
mim Soares de Freitas nasceu a 11 de Janeiro de 1884, há precisamente 135 anos. Faleceu a 8 de Março de 1961.
A sua benemerên-
cia substantivou-se na oferta do telefone público e do relógio da torre sineira da Igreja de Óis da Ribeira, o que justificou a atribuição do seu  nome à rua da sua residência - que agora é de Fausto Ferreira Simões dos Reis, entre o actual Largo do Centro Social e a escola primária.
O relógio e o telefone foram oficialmen-
Placa da Rua Benja-
mim Soares de Freitas
te inaugurados a 13 de Março de 1955, mas o relógio já funcionava desde Agosto de 1954. A inauguração teve a presença do Governador Civil de Aveiro (Francisco Vale Guimarães) e dos presidentes da Câmara de Águeda (Fausto Oliveira) e da Concelhia da União Nacional (Manuel José Homem de Mello), para além do Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT (Fausto Lameiras).

Quem é quem?
Benjamim Soares de Freitas

Benjamim Soares de Freitas nasceu às 6 horas da manhã de 11 de Janeiro de 1884 e era filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e Maria José dos Santos, governanta de casa, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares, neto materno de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira.
Foi baptizado no dia 20 do mesmo mês de Janeiro de 1884, na Igreja de Óis da Ribeira, num acto litúrgico celebrado pelo padre João Alberto Soares de Melo, sendo padrinhos Manuel Pereira da Conceição, casado e lavrador, e Maria Framegas, solteira e jornaleira, ambos de Óis da Ribeira.
O seu casamento com Maria do Carmo Ferreira, também de Óis da Ribeira, foi celebrado a 16 de Novembro de 1915, que faleceu a 17 de Março de 1952. O casal não teve filhos. Teve pelo menos um irmão, Isaac, que como ele emigrou para o Brasil.
Benjamim Soares de Freitas foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 1943 e 1954. 

Sem comentários: