quarta-feira, janeiro 09, 2019

Arcor vai festejar 40 anos !

O Centro Social da Arcor foi inaugurado em 2009, 30 anos depois da fundação
A primeira equipa de futebol de Arcor, que a 29/06/1980, venceu
o Torneio do Alvarense. De pé, Zé Edgar, Carlos Marques, Zé Me-

lo, Fernando Suarez, Zé Celestino Viegas, Diamantino Correia e
Zé Ferreira. À frente, Vicente, António Framegas, Jorge Marques,
Manuel Capitão, Daniel Marques, Custódio Ferreira e Zé Pires 

A Arcor vai fes-
tejar 40 anos, com cerimónias marcadas para o dia 27 de Janei-
ro de 2018.
A Arcor - Asso-
ciação Recrea-
tiva e Cultural de Óis da Ribei-
ra foi fundada a 19 de Janeiro de 1979, quando, e citamos o site oficial, noite em que, no restau-
rante Pôr do Sol, se juntou um grupo de jovens - que, anterior-
mente, se interrogavam em conversas de café, das «razões por-
que na freguesia nunca se tinha tentado, objetivamente, criar uma associação que congregasse a vida da localidade e conciliasse as várias forças locais». 
A escritura de constituição oficial foi assinada a 17 de Novembro de 1980, no Cartório Notarial de Águeda e assinada por Celestino Viegas, António Framegas e Custódio Ferreira (que formavam a que se poderia chamar comissão Instaladora), Agostinho Tavares, Armando Morais, José Melo Ferreira, Fausto Ferreira, José Pires Tavares e Armando Tavares dos Reis, com o testemunho de Danilo Costa e Filipe Silva. Ver AQUI
O primeiro
emblema

A primeira
direcção

A  primeira direcção foi presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira. 
Os estatutos, para além do órgão executivo (presidente, secretário e tesoureiro) previam vogais para as diversas secções da Arcor. Os seguintes, em 1980: Leonildo Costa (teatro), Aurélio Reis (biblioteca), João Viegas (grupo juvenil), Hercílio de Almeida (escola de música), José Pinheiro (grupo coral), José Amadeu Santos (Tuna), José Pires Tavares (Jornal da Arcor), Diamantino Correia e Fausto Melo Ferreira (desporto), Manuel Duarte «Capitão» (actividades recreativas), Armando Ferreira (contabilidade) e Maria Bernardina Reis (lavores).
Custódio Ferreira está ausente nos estados Unidos e José Pires Tavares em França. Fausto Ferreira mora em Casal de Álvaro. José Pinheiro e José Amadeu Santos (em Eirol) já faleceram. Todos os restantes antigos dirigentes residem em Óis da Ribeira. 

Actual emblema da Arcor
Assembleia Geral 
e Conselho Fiscal

O primeiro presidente da assembleia geral da Arcor foi Agostinho Tavares, que ao tempo (1980) era presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Secretários da Mesa da AG foram António Simões Pinheiro das Neves (1º.) e Armando Tavares dos Reis (2º.), com os suplentes Norberto Simões Pires Estima e Danilo Soares da Costa.
Arlindo Reis Duarte de Almeida foi o primeiro presidente do conselho fiscal, com os relatores José Almeida Reis (1º.) e José António Carvalho Ferreira.
Agostinho Tavares, António Neves e Norberto Estima já falece-
ram. Todos os restantes antigos dirigentes, há 39 anos eleitos, residem em Óis da Ribeira.

Sem comentários: