terça-feira, janeiro 29, 2019

Dias 28/29 de Janeiro: Quatro personalidades de Óis da Ribeira!

Registo de baptismo de Aires Soares dos Santos

O dia 29 de Janeiro tem a ver, em anos diferentes e muito separa-
dos no tempo, com pelo menos quatro personalidades de Óis da Ribeira, entre 1889 e a actualidade. Três naturais e um sacerdote católico. Todos com actividades diferentes.
Aires S. Santos
Conceição Tavares

1 - AIRES SOARES 
DOS SANTOS

 Nasceu a 29 de Janeiro de 1889, filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima. Neto paterno de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares, neto materno de José Francisco da Silva e de Josefa Ferreira Estima.
Lavrador, casou a 10 de Maio de 1919, com Maria da Conceição Tavares da Silva, de 41 anos, filha de João Tavares da Silva e de Maria Angélica, tinha ele 30 anos. Faleceu a 19 de Setembro de 1976, aos 87 anos e já viúvo.
Pai de João Tavares dos Santos, era (é) avô de Maria Ascenção Ferreira Tavares, residente na Ria da Pateira. E do já falecido João Alfredo Ferreira Tavares.
Foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato de 1937/1940, num executivo que era presidido por João de Oliveira Matos e com o secretário Sebastião dos Reis.

Arménio Tavares

2 - ARMÉNIO PIRES 
TAVARES 

Filho do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Rosa Pires Soares, neto paterno de José Tavares da Silva e de Maria da Graça, neto materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares.
Nasceu a 28 de Janeiro de 1909 e casou, aos 19 anos, com Isolina Tavares das Neves, de 17, a 23 de Janeiro de 1929. Esteve emigrado no Brasil e em Angola, onde faleceu a 2 de Março de 1966, aos 57 anos e vítima de acidente de um viação, no Hospital Regional de Celas, em Santa Comba - actual Waku Kung, província do Quanza Sul. Está sepultado no cemitério angolano da cidade de Gabela.
A viúva Isolina faleceu a 29 de Setembro de 1991 e o casal teve os filhos Mário Neves e Cecília Neves, moradores, respectivamente, na Rua da Pateira e Manuel Tavares.

Aldírio Reis
3 - ALDÍRIO ESTIMA 
DOS REIS

Nasceu a 1 de Fevereiro de 1917, no Rio Grande do Sul, Estado do Brasil, filho de Manuel Bernardino dos Reis e de Maria José Soares de Freitas, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno do carpinteiro José Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis, neto materno de Fernando Joaquim Estima e de Maria Rosa Soares de Freitas.
Empregado de escritório, tinha 1,68 metros de altura e olhos castanhos. Em Setembro de 1952, obteve passaporte para Espanha, era casado com uma senhora espanhola.
Faleceu a 29 de Janeiro de 1967 e está sepultado no Cemitério Velho de Óis da Ribeira. Familiar dos irmãos Maria Erminda (moradora em Aveiro) e José Bernardino Estima Reis (no Porto).
Júlio Grangeia

4 - FRANCISCO JÚLIO 
GRANGEIA PINTO

Sacerdote católico, foi ordenado a 29 de Janeiro de 1984, na Igreja Matriz de Águeda. 
Natural de Ílhavo, onde nasceu a 2 de Março de 1958, foi Vigário Paroquial de Águeda, entre 1983 e 1988, simultâneamente sendo pároco de Castanheira do Vouga. A partir de 1988, foi nomeado pároco de Travassô e de Óis da Ribeira, onde deu entrada no dia 9 de Outubro desse ano - então substituindo o padre António Fonseca. Desde 2000, é também pároco de Espinhel. Foi o primeiro  sacerdote católico a utilizar a internet como meio de evangelização.


Sem comentários: