domingo, dezembro 05, 2021

*ANO 1997: Jardim de infância da ARCOR em sala da escola primária! O falecimento de filha gémea do benemérito Manuel Tavares em 1904; passaportes para o Brasil de três cidadãos óisdaribeirenses em 1911; campeões nacionais da ARCOR Canoagem em 2009 !

A educadora Fátima Goulart e as crianças do jardim de infância da ARCOR, a 26 de
Outubro de 2001 e frente ao primeiro ferro e a cave do centro social. Ao tempo,
estavam na escola primária, para onde foram a 5 de Dezembro de 1997

O jardim de infância/ATL da ARCOR passou a funcionar na sala antiga da escola primária a 5 de Dezembro de 1997 - a da esquerda, na foto ao lado.
 Há 24 anos!
A direção da ARCOR era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida que, a 15 de Novembro desse mesmo ano, tinha solicitado a utilização da sala para esse fim, à Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro.
A aprovação oficial foi decidida a 5 de Dezembro seguinte e nesse mesmo dia a ARCOR iniciou a transferência da valência, nomeadamente dos necessários equipamentos de apoio, numa operação coordenada pela educadora Fátima Goulart, ainda hoje funcionária da ARCOR. 
A valência funcionou nesta sala até ao dia 2 de Dezembro de 2001, 4 anos depois e depois de a direção de Celestino Viegas ter restaurado a sala da cave da sede - onde agora está instalada a Tuna / AFOR.
Restauro como apoio da Mondego Obras, do óisdaribeirense Dinis Alves, que viria a ser vice-presidente da direção, do mesmo  presidente Celestino Viegas, no mandado de 2003/2004.
Daqui e em 2005, ainda na direção do mesmo Celestino Viegas, a valência foi definitivamente transferida para o Centro Social então já concluído. E onde actualmente funciona,


Outros anos,
outros factos!

O falecimento de filha gémea do benemérito Manuel Tavares em 1904; passaportes para o Brasil de três cidadãos óisdaribeirenses em 1911; campeões nacionais da ARCOR Canoagem em 2009 !


1 - ANO 1904,
há 117 anos!
- A MORTE DE MARIANA, FILHA GÉMEA
DO BENEMÉRITO MANUEL TAVARES:
 As gémeas Ana e Mariana, filhas do futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva (foto ao lado), nasceram a 4 de Janeiro de 1904.

Ambas foram baptizadas em casa e em perigo de vida. Ana, a segunda gémea, por Salvador Sucena Estima, seu tio materno; Mariana, a primeira gémea, por Alfredo Tavares da Silva, seu tio paterno.
O baptismo católico oficial de ambas foi solenemente celebrado pelo padre Manuel Gomes de Andrade, o pároco local do tempo, em Santo Adrião de Óis da Ribeira, e que lhes impôs os Santos Óleos no dia 24 de Janeiro de 1905.
Mariana não resistiu às suas debilidades físicas e, de doença, acabou por falecer a 5 de Dezembro de 1904, há 117 anos e com menos de um ano de idade. Ana faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos e deixando viúvo José dos Santos Ala de Resende - que viria a falecer a 25 de Dezembro de 1983.

Passaportes de Albino
Aurélia Soares
Registo de passaportes


2 - ANO 1911,
há 110 anos!
- PASSAPORTE PARA 3 ÓISDARIBEIRENSES
EMIGRAREM PARA O BRASIL
: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 5 de Dezembro de 1911, há 110 anos, passaportes para três cidadãos de Óis da Ribeira poderem emigrar para o Brasil: Albino, Aurélia e José Maria.
ALBINO Francisco de Carvalho, de 21 anos, carpinteiro e filho de Marcelino Francisco de Carvalho e Josefa Maria de Carvalho, emigrava para Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, onde actualmente reside outro óisdaribeirense: José Augusto, irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis, da Rua Benjamim Soares de Freitas (Carreira da Igreja).
Solteiro, tinha uma cicatriz na face direita, olhos castanhos e cabelos e sobrolhos pretos, sabia escrever e dele nada mais sabemos.
AURÉLIA Pires Soares, 26 anos, solteira e costureira, era filha do lavrador Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares. Viajou para a cidade do Rio de Janeiro e de lá voltou em data desconhecida, 
Registo do passaporte
de José M. Pinheiro
casando em Óis da Ribeira com Bento Dias Ferreira, de quem enviuvou a 25 de Outubro de 1955.
O casal morava numa casa demolida nos anos 70 do século XX e precisamente onde agora fica a padaria e pastelaria «Pau de Canela d´Óis». Não teve filhos e Aurélia faleceu a 31 de Março de 1969.
JOSÉ MARIA Pinheiro, de 35 anos e lavrador, era filho do carpinteiro José Matos dos Reis e da costureira Ana Almeida Pinheira.
Emigrou para o Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e não sabemos se para o mesmo Estado de RGS, e era casado com Maria Rosa de Almeida, com cerimónia realizada a 24 de Fevereiro de 1945. Do Brasil voltou em data desconhecida e faleceu a 12 de Julho de 1962, aos 86 anos e em Óis da Ribeira.


3 - ANO 2009,
há 12 anos !
- PASTELARIA E PADERIA
«PAU DE CANELA D´ÓIS: A pastelaria e padaria «Pau de Canela d´Óis» fica no largo do Centro Social da ARCOR e abriu portas a 5 de Dezembro de 2009. Há 12 anos!
O d´Óis Por Três, na altura, dava conta que «aparentemente, faz falta em Óis um estabelecimento comercial deste género, que nos sirva pão à hora, uns bons pastéis frescos e certamente umas boas bebidas a acompanhar».
O proprietário é o empresário Luís Figueiredo, de Valongo do Vouga, mas radicado em Óis a Ribeira, e a «Pau de Canela d´Óis», 12  anos depois, continua de portas abertas e a bem servir.
Os contactos serão os mesmos e fáceis: telefone 234608317 e email bossfigueiredo@gmail.com.
Os campeões e o treinador

4 - ANO 2009,
há 12 anos !
- GALA DE CANOAGEM COM
2 OLÍMPICOS e 8 CAMPEÕES
NACIONAIS DA ARCOR: A Gala dos Campeões da Associação de Canoagem de Aveiro decorreu a 5 de Dezembro de 2009 e em Óis da Ribeira, no salão cultural da ARCOR.
O clube local foi o mais galardoado dos filiados da ACA e premiado com uma embarcação, por ser a melhor equipa do ranking distrital. Com dois olímpicos em palco: Beatriz Gomes, que começou a carreira na ARCOR, e António Brinco, agora veterano da equipa e vice-presidente da associação óisdaribeirense.
Hugo Gomes, presidente da Associação de Canoagem de Aveiro, fez as honras da casa, chamando ao palco os campeões de uma época que «foi muito boa». Campeões nacionais da ARCOR foram dessa época foram Emanuel Macedo, Luís Silva, Amílcar Pina, Andreia Fernandes, João Paulo Brinco (treinador), Inês Espinhal, Carlos Adriano, Hugo Macedo e Tiago Tavares, por esta ordem na foto.

Sem comentários: