O primeiro Concerto de Natal da Tuna / AFOR (em 2016) |
Cartaz do Concerto de Natal de 2016 |
Tuna / AFOR |
O espectáculo foi bom, segundo lemos mas redes sociais desse tempo, com boas interpretações do grupo dirigido pelo maestro António Bastos.
Registo do passaporte de José Maria. Foi combatente da 1ª. Grande Guerra |
1 - ANO 1919,
há 102 anos!
- PASSAPORTE PARA JOSÉ MARIA. COMBATENTE DA 1ª. GRANDE GUERRA: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 23 de Dezembro de 1919, há 102 anos, um passaporte para o óisdaribeirense José Maria emigrar para o Brasil.
Trabalhador rural de profissão (agricultor) e nascido a 6 de Junho de 1895, era filho dos lavradores Bernardino Gomes dos Santos e de Maria Rosa Estima, neto paterno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares, neto paterno de José Francisco da Silva e de Josefa Ferreira Estima. Tinha 24 anos e 1,82 metros de altura.
Combateu na 1ª. Grande Guerra Mundial e regressou a Lisboa no dia 19 de Maio de 1919, integrando o 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP), mobilizado pelo Regimento de Artilharia nº. 2, como soldado condutor (nº. 318). Partiu para França a 20 de Janeiro de 1917, integrado na 2ª. Bateria do 1º. GBA. Foi promovido a 1º. cabo (ao tempo, denominado miliciano) a 7 de Outubro de 1917, e terá sido um dos sobreviventes da Batalha de La Lys, em França (região de Flandres), na qual, em apenas 4 horas, na madrugada de 9 de Abril de 1918, sofreu 1 341 mortos, 4 626 feridos, 1 932 desaparecidos e ainda 7 440 prisioneiros. Por certo, foi um destes - facto que, lamentavelmente, não podemos confirmar, apesar das diligências efectuadas.
Sabia escrever e dele nada mais sabemos.
Benjamim S. de Freitas |
há 70 anos!
- ORÇAMENTO DA JUNTA DE
A previsão de receita e despesa era de... 601$05, algo parecido, nos dias de hoje, como próximo dos 300 euros.
O povo foi convidado a apreciar o documento que, para o efeito, esteve exposto em edital público, afixado pelo prazo de 8 dias. Povo que, até 31 de Dezembro, não o contestou, pelo que foi aprovado.
Eram tempos, os do dito fascismo, em que os autarcas prestavam contas públicas e não as escondiam dos eleitores.
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o tesoureiro Manuel Soares do Santos (Lopes) e o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo - um oianense de Perrães que casou em Óis da Ribeira com Leontina Tavares e foi dono do estabelecimento onde agora se situa o Café Central e mercearia de Aníbal Saraiva.
Cáritas e ARCOR: parceria solidária de há 41 anos! |
Sem comentários:
Enviar um comentário