A draga/ceifeira «Pato Bravo» foi lançada às águas da pateira às 12,30 horas de 13 de Dezembro de 2006. Há precisamente 15 anos! |
A draga, a 13 de Dezembro de 2006. Há 15 anos! |
A famosa draga/ceifeira que iria «apanhar» todos os jacintos da pateira foi lançada à água da lagoa, na margem de Óis da Ribeira e pelas 12,30 horas do dia 13 de Dezembro de 2006. Há precisamente 15 anos!
«A pateira já tem equipamento de remoção de plantas aquáticas. A chegada da ceifeira aquática consuma uma das promessas eleitorais do executivo camarário e torna agora viável o combate e eliminação dos jacintos-de-água», noticiou o d´Óis Por Três.
Bem se enganou, pois, passados estes 15 anos, jacintos é o que não falta nas água da pateira, por todos estes mesmos 15 anos a justificar justos e continuados protestos da população, no geral generalíssimo, e tambm dos utilizadores das águas da lagoa. Que o digam os pescadores e, principalmente, os canoístas da ARCOR.
A draga, entretanto baptizada como «Pato Bravo», foi adquirida no Canadá e é composta por ceifeira, tapete rolante de descarga e equipamento de transporte. Tem 11 metros de comprimento e 4,20 de largura e pode cortar de algas e outras plantas aquáticas até 1,60 metros e profundidade.
O sistema mecânico da ceifeira, atrelado e tapete rolante é hidráulico, reportava o d´Óis Por Tês, acrescentando que «pode transportar até 12m3 de jacintos ou o máximo de 4 toneladas».
A draga tem andado a cirandar pelo país e está actualmente na pateira, mas sem resolver o problema dos jacintos. O lançamento foi num dia 13, se calhar o azar vem daí!
outros factos !
Fernando Reis (Peralta), o mais novo de 12 irmãos, nasceu em 1903! Cinema na ARCOR em 1979; o foral de ÓdR em 1983; «Judeus de Ouro» para a ARCOR em 2008!Fernando Reis |
1 - ANO 1903,
há 118 anos !
- FERNANDO PIRES DOS REIS,
O MAIS NOVO DE 12 IRMÃOS: O óisdaribeirense Fernando Pires dos Reis nasceu a 13 de Dezembro de 1903. Há 118 anos! Foi o mais novo de 12 irmãos.
O pai José Constantino dos Reis viria a ter morte trágica, por afogamento num poço de Segadães, no dia 10 de Janeiro de 1905. Há quase 117 anos, Fernando tinha apenas 2 e pela vida fora viria a ser conhecido por Fernando Maia e/ou Fernando Peralta, sendo lavrador e proprietário e organizador de excursões turísticas.
Casou a 1 de Janeiro de 1927 com Elisiária Carvalho dos Santos, também de Óis da Ribeira, e o casal teve as filhas Benedita e Celeste Tavares, já falecidas, e Maria Ascensão, esposa de Aurélio Framegas, que moram na Rua da Pateira.
2 - ANO 1979,
há 42 anos !
- CINEMA NA ARCOR COM
UM FILME DE CHARLOT: A ARCOR, a 13 de Dezembro de 1979, há 49 anos e no ano da fundação, iniciou um ciclo de cinema, com a exibição do flime «A quimera de ouro», de Charles Chaplin (Charlot).
A iniciativa tinha apoio da Junta Central das Casas do Povo, era mensal e esta primeira sessão teve entradas gratuitas para as crianças da escola e catequese.
As exibições decorriam no salão principal da então sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, onde agora é a da Tuna / AFOR.
A comissão instaladora da ARCOR era presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira. Era um tempo, o do ano fundador, em que a ARCOR se dinamizava e ganhava apoios.
3 - ANO 1983,
há 38 anos!
- O FORAL MANUELINO
DE ÓIS DA RIBEIRA: O Foral de Óis da Ribeira foi adquirido pela Câmara Municipal de Águeda a 13 de Dezembro de 1983, há 38 anos, no leilão da Azevedo & Burnay, em Lisboa e por 155 000$00
A autarquia aguedenses fez-se representar pelo arquitecto Armando Canelhas, que tinha procuração para a compra até ao preço máximo de 250 000$00. O foral era pretendido, também pela Casa Ducal de Vila Viçosa, que viria a adquirir o foral da Vila de Paus, concelho de Albergaria-a-Velha, também leiloado.O interesse manifestado pela Câmara Municipal de Águeda fez com que os colecionadores desistissem das licitações, premiando, segundo a autarquia, «com uma salva de palmas o propósito desta Câmara Municipal». - Ver o site oficial da Câmara, AQUI
5 - ANO 2008,
há 13 anos !
- «JUDEUS DE OURO»
PARA A ARCOR: A ARCOR Canoagem recebeu o troféu «Judeu de Ouro 2008» da ANATA - Associação dos Naturais e Amigos de Águeda, numa cerimónia que decorreu a 14 de Dezembro de 2008.
Há 13 anos.
A direção era presidida por Agostinho Tavares e os canoístas que nesse ano, treinados por João Paulo Brinco, foram campeões nacionais foram, por esta ordem, na foto:
A direção era presidida por Agostinho Tavares e os canoístas que nesse ano, treinados por João Paulo Brinco, foram campeões nacionais foram, por esta ordem, na foto:
- António Baptista: C2 cadetes, 200 metros, com Tiago Tavares.
- Alexandre Pires: K1 infantis, de 200 metros.
- João Pereira: K1 infantis, de 200 metros.
-Tiago Tavares: C1 200 metros em C2 cadetes, 200 metros, com António Baptista.
- André Coelho: K1 juniores, 200 metros.
Todos receberam menções honrosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário