quarta-feira, dezembro 08, 2021

As tampas das ruas asfaltadas nas vésperas das eleições...

 

As obras nas redes do Largo do Centro Social da ARCOR

As obras na Carreira da Igreja na
manhã de 7 de Dezembro de 2021


O dia 8 de Dezembro é dia feriado nacional, Dia da Imaculada Conceição, a Rainha e Padroeira de Portugal.
A celebração, na liturgia católica apostólica romana, invoca a vida e a virtude da Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, e que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de Dezembro de 1854. 
A origem desta comemoração transformou-se numa data de grande significado para a Igreja Católica e, em tempos bem longínquos, muito antes ainda  de ter sido considerado um dogma, já era celebração da festa universal, para o efeito decretada em 1476, pelo Papa Sisto IV.
O Rei D. João IV, a 25 de Março de 1646, organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha e declarou Nossa Senhora da Conceição como Padroeira e Rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum Rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.
As tampas e os mecos de sinalização

As obras de vésperas
de eleições locais !

A República implantada em 1910, com a suas virtudes e defeitos, manteve a comemoração e o feriado ainda hoje faz um jeitaço ao pessoal, que tem, assim, menos um dia de trabalho e mais um de folga
Nem a a troika, essa maldita..., nem a troika o «destituiu».
Não se atreveu.
Pois bem, é neste dia feriado que, mesmo a bem calhar, aqui vimos dar contas dos trabalhos de (re)abertura das tampas das redes de água e saneamento das Ruas Benjamim Soares de Freitas (na Carreira da Igreja e entre o Largo desta e o do Centro Social da ARCOR), este largo e a Jacinto Bernardo Henriques - que deste mesmo largo vai até à ponte do rio Águeda. 
Estavam tapadas pelo asfaltamento, desde 24 de Setembro de 2021
O que é uma boa notícia. Das que gostamos de dar.
Bem sabemos, é certo, que vem com alguma atraso e que o asfaltamento até foi feito mesmo, mesminho..., nas horas imediatamente antecedentes das eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021.
Dissemos horas imediatamente antecedentes e dissemos vem!
O que deu um jeitão à politiquirice local!
E também sabemos que estas reposições das redes são feitas já a caminho dos 3 meses de atraso em relação ao dito asfaltamento. Mas, se calhar, há boas razões para isso. Não sabemos.
O importante, o importante mesmo, mesmo, mesmo..., é que estão a ser feitas, antes que venha o inverno - cuja estação oficialmente começa há no próximo dia 21 de Dezembro. Dentro de menos de 2 semanas.
- NOTA: Obrigado a NN, pela fotos que ontem nos enviou. 
Procurámos imagens nas páginas oficiais da UFTOR e nada 
achámos e até estranhámos. Tanto quanto julgamos saber, 
os trabalhos continuarão amanhã.

Sem comentários: