Manuel Maria Tavares da Silva |
Registo de nascimento |
O benemérito Manuel Maria Tavares da Silva nasceu m Óis da Ribeira a 9 de Dezembro de 1880. Há 141 anos.
Filho de João Tavares da Silva, artista, e de Maria Angélica dos Santos, governanta de casa, era neto paterno de José Tavares da Silva e de Ana Maria Soares de Freitas e materno de Berardo dos Santos Oliveira e Emília Pires da Maia, todos de Óis da Ribeira.
Foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando renunciou, por doença. Faleceu a 5 de Abril de 1964 e o seu nome, em homenagem, foi atribuído à Rua do Cabo, a que vai do Largo do Centro Social (o do Cruzeiro) e o cruzeiro do Cabo (Café do Nelson), à entrada da Rua da Pateira. - Ver AQUI
O segundo edital de citação de Casimiro Pereira da Conceição |
1 - ANO 1890,
há 131 anos !
- CITAÇÃO DO TRIBUNAL A
EMIGRANTE NO BRASIL: O Diário do Governo nº. 280, de 9 de Dezembro de 1890, há 131 anos, publicava um segundo edital do Juíz de Direito da Comarca de Águeda citando Casimiro Pereira da Conceição, ausente no Brasil, para depor aos termos de um inventário pelos óbitos de Angélica Francisca dos Reis e Maria Andrea Pedreira.
A primeira publicação fora a 6 de Dezembro anterior, ver AQUI, e os éditos corriam por 30 dias, a contar de 18 de Novembro do mesmo ano, data em que foi exarado pelo escrivão João José Pinto Camelo e Coelho e verificado pelo Juiz Freire Pimentel. O edital já tinha sido publica no nº. 279 do Diário de Governo, datado de 6 do mesmo mês.
Casimiro Pereira da Conceição estava emigrado no Brasil e era avô paterno de Óscar Pereira de Matos (que foi músico e maestro da Tuna), bisavô dos ainda vivos Hostilino, Carlos (Bigodes), Madail e Lucília e dos já falecidos Armando, Glorentina, Cidália e Idília (filhos de Óscar) e Aurélio e Alípio, vivos, e Joaquim António, Maria Camélia e Messias (filhos de Zulmira).bro desse mesmo ano.
2 - ANO 1909
há 112 anos!
- JOAQUIM SOARES DOS SANTOS
«DESAPARECIDO» EM 1982: O óisdaribeirense Joaquim Soares dos Santos nasceu a 1 e foi baptizado a 9 de Dezembro de 1909, há 112 anos. Por sentença judicial, foi dado com presumivelmente morto a 16 de Junho de 1982. Teria 73 anos.
Agricultor, era filho de Berardo Soares dos Santos e Maria Rosa Pinheira dos Reis, ambos lavradores, neto paterno de Joaquim António Soares e Freitas e de Maria José, neto materno de José Matos dos Reis e Ana Alves Pinheira, todos de Óis da Ribeira. Os padrinhos foram Benjamim Soares de Freitas, solteiro e então lavrador, seu tio, e Delmira Martins de Jesus, solteira, e ambos de Óis da Ribeira.
Conhecido por Joaquim do Berardo, ou Joaquim Cuchas, casou com Delmira Pinheiro dos Reis a 21 de Agosto de 1934 e o casal teve os filhos Maria da Luz e Felisbela, ambas já falecidas, e Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, que mora na Rua da Pateira. Delmira faleceu a 17 de Agosto de 1982, numa altura em que não era conhecida o seu paradeiro como outras ocasiões já acontecera.
A declaração de morte presumida de Joaquim, datada a 16 de Junho desse mesmo ano, foi declarada por sentença do Tribunal de Águeda a 9 de Janeiro de 1996. Nunca se soube onde, quando e em que circunstâncias faleceu.
4 - ANO 2005,
há 16 anos !
- «AG» DA ARCOR APROVOU «OPA»
Também ia continuar a canoagem, «privilegiando a formação e mantendo a equipa em provas competitivas», para além de adquirir algum equipamento. O campo polidesportivo continuará disponível para as valências sociais, assim como para a população local - para além de ténis, o futsal e o andebol.
Sem comentários:
Enviar um comentário