terça-feira, abril 30, 2024

Comissão de festas vai para a cave da sede da Tuna / AFOR!

A (ainda) sede da Tuna/AFOR, cuja cave vai ser «usada»
pela comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima

A adenda ao contrato de comodato
A entrada da cave
(imagem de arquivo)


A adenda ao contrato de comodato entre a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) e a Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) foi aprovada por unanimidade na sessão da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR) de 24 de Abril de 2024.

Os trabalhos foram presididos por Paulo Gomes, eleito do Juntos, e a adenda, na prática «autoriza» a Tuna / AFOR a ceder a cave da sua sede da Rua Jacinto Bernardo Henriques (da Ponte) à Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima pelo período de um ano - renovável e a título gratuito.
O 1º. piso continuará a ser usado pela Tuna/AFOR (que é a «dona» do edifício) e a comissão de festas só irá para a cave quando estiverem reunidas as condições para ensaios e funcionamento da escola de música na «nova» sede tunante - na antiga escola primária, onde ontem começaram os trabalhos de requalificação do telhado. Como se pode rever AQUI.
Talvez para depois do verão deste ano.
A cave é a mesma onde, entre 1979 e 2004, funcionou a primeira sede da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira.
O rosto da escritura de comodato
assinada a 12 de Dezembro de 2012

Comodato de 2012
válido até... 2111!

A adenda refere-se ao contrato de comodato assinado a 10 de Dezembro de 2012, através do qual a então  Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, dona do edifício onde ainda está instalada a Tuna/AFOR, o cedia ao então denominado Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira para esta instituição lá instalar - como instalou - a sua sede e outros serviços, visando «o desenvolvimento da sua actividade musical».
Os presidentes eram Fernando Pires (da Junta de Freguesia) e António Horácio Tavares (da Tuna/AFOR), ficando o comodato válido por 99 anos.
Razão por que, agora, teve de subscrever-se esta adenda, já que o comodato só termina em 2111 e a actual direcção da Tuna/AFOR a aceitou.
A direção de há 12 anos, para além do presidente António Horácio Tavares, incluía o vice-presidente Luís Neves (actual presidente), o secretário António Manuel Reis (anterior presidente), o tesoureiro Aurélio Matos dos Reis e o vogal Gil Dinis Branco.
O 8 eleitos que participaram na AFTOR de 24 de Abril aprovaram a adenda por unanimidade. O socialista Alexandre Pires não esteve na sessão e não a votou, pois.

Sem comentários: