quinta-feira, abril 18, 2024

- ANO 1896: Padre com influenza e médico Carvalho da Silva no «combate»!

Médico Joaquim 
Carvalho da Silva
Pe. M. Andrade

- ANO 1896,
há 128 anos !
Padres com a «influenza?
e o médico no «combate»


O padre Manuel Gomes de Andrade era pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, sofreu de influenza e estava acamado há precisamente 128 anos. O óisdaribeirense Joaquim Carvalho da Silva era um dos dois médicos de Águeda que combatia a epidemia.
A influenza era uma infecção respiratória que causava febre, tosse, cefaleia e mal-estar, provocando mortalidade em caso de epidemias. Mal comparado, assemelhava-se ao actual DOVID-19, atacando principalmente as pessoas mais idosas e com insuficiências cárdio-pulmonares - embora também «atacasse» jovens e crianças
Ao tempo, sofriam de influenza mais padres de Águeda: José Dias de Carvalho Saldanha (pároco de Espinhel), António Tomas da Cruz (de Belazaima do Chão e cuja mãe faleceu nessa altura, com 101 anos) e José Dias Ferreira (Paradela).
A epidemia estava espalhada pelo concelho e quase não havia quem tratasse dos doentes. Especialmente determinantes no combate à doença foram os médicos Joaquim Carvalho da Silva (que, lembremos, era natural de Óis da Ribeira e recordamos na foto) e Mateus Pereira Pinto.

Sem comentários: