sábado, abril 13, 2024

Os dias 13 de Abril na memória histórica da ARCOR!

A ARCOR mudou-se, há 25 anos, para a casa de
Paula Figueiredo, actual pastelaria Pau de Canela d´Óis

 A creche da ARCOR funcionou na casa de Marta Azevedo


O dia 13 de Abril tem memórias várias na história da ARCOR, que este ano vai nos seus 45 anos.
Lembramos alguns:

- ANO de 1999,
há 25 anos!
Aprovação de creche na
Segurança Social!

O Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro aprovou a creche da ARCOR no dia 13
de Abril de 1999 - uma terça-feira de há 25 anos.
O presidente da direção era Fernando Reis Duarte de Almeida (na foto ao lado) e na altura também foi anunciado que passaria a funcionar na casa de Paula Figueiredo, onde agora está a Pastelaria Pau de Canela d´Óis. Até aí, funcionava na casa de Marta Azevedo, na Rua Manuel Tavares (a do Cabo, como se vê na foto) e já desde o tempo da gestão de António José Tavares.
O tempo desse tempo era motivador para o futuro da ARCOR, que anunciou o lançamento da primeira pedra do então futuro denominado centro cívico, o que, porém, e devido à sempre difícil tramitação burocrática processual, só se veio a concretizar-se a 27 de Fevereiro de 2000 - quase um ano depois. Incluiria, como incluiu, o Centro Social da ARCOR e a sede da (agora) União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Ao mesmo tempo soube-se de uma oferta financeira para as obras: a Tuna Musical, agora chamada Associação Filarmónica, era presidida por António Simões Pinheiro das Neves (já falecido) e entregou à direção da ARCOR, presidida por Fernando Reis, um cheque de 500 contos - angariados a cantar os reis, entre outras iniciativas. Seriam agora, segundo o conversor da Pordata, qualquer coisa como 3.800 euros.
Sesnando Reis
António Tavares


- ANO 1993, 
há 31 anos !
O plidesportivo da ARCOR
com 150 contos da Câmara!

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, há 28 anos, um apoio de 150 contos à ARCOR para as obras de construção do parque de jogos, o polidesportivo, agora tão tristemente abandonado. Seriam agora 1 500 euros, segundo o conversor da PORDATA.
A associação óisdaribeirense era presidida por Sesnando Alves dos Reis, com o vice-presidente Armando Tavares dos Reis, o secretário António José Tavares, o tesoureiro Aurélio Reis e o vogal Carlos Estima. Tinha pedido apoio em material, mas foi decidida a atribuição de apoio financeiro - com votos contra dos então vereadores Alberto Ferreira (PSD) e Amílcar Lemos Dias (CDS), ambos ja falecido e ambos de Fermentelos, que votaram pela cedência do material.
Os trabalhos foram concluídos na direção de António José Tavares e a inauguração ocorreu a 26 de Maio de 1995, por Manuel Castro Almeida, então Secretário de Estado dos Desportos e actualmente Ministro Adjunto e da Coesão Territorial.
Sérgio Soares

- ANO 1997,
há 27 anos !
Sérgio (2), Azevedo e Ricardo
foram campeões nacionais 
de canoagem!

O canoísta Sérgio Soares, da ARCOR, sagrou-se campeão nacional de fundo, em canoagem e em C1 juniores.
A prova disputou-se em Gemeses, nos arredores de Esposende, e o atleta da ARCOR, patrocinada pela Ceramigrés, já a 28 de Março tinha ganho o título de campeão nacional de maratonas, na mesma especialidade (C1 juniores) - no mesmo dia em que a dupla António Azevedo/Ricardo Pereira venceu a prova de C2 juniores e também se sagrou campeões nacionais. 
O mesmo Sérgio Soares, 4 anos depois e na pateira, foi segundo classificado da selectiva de C1 seniores. Em quarto lugar, ficaram Bruno Soares (C1 juniores) e PPedro Carvalho (K1 seniores).
A primeira placa do centro social da  ARCOR e sede
da Junta de Freguesia, da direção de Fernando Reis


- ANO 2001,
há 23 anos!
A direção da ARCOR 
para o centro socal!

A assembleia geral da ARCOR, reunida a 13 de Abril de 2001, a Sexta-Feira Santa de há 23 anos, elegeu a direção presidida por Celestino Viegas e que pela frente tinha a imensa tarefa de construir o centro social e a sede da Junta de Freguesia.
Os eleitos desse dia, para um mandato de 
Celestino Viegas e Fernando Reis
dois anos, sucediam à direcção liderada por Fernando Reis, que fizera a primeira placa da obra (ver foto). 
Foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Milton Soares e Santos (presidente), Fernando Reis Duarte de Almeida (1º. secretário), Fernando Tavares Pires (2º.) e os suplentes Jorge Élio da Conceição Framegas, Rui Jorge dos Reis Fernandes e Manuel Horácio Figueiredo dos Reis.
- DIREÇÃO: Celestino José Pinheiro Morais Viegas (presidente), Manuel Soares dos Reis e Santos (vice-presidente), Maria Madalena Carvalho Neves (secretária), Arlindo Reis Duarte de Almeida (tesoureiro) e Milton Juan Matos Gomez (vogal), com os suplentes Porfírio Pires (secção de teatro), Maria do Rosário Carvalho Cadinha (canoagem), Milton Rino, Sérgio Soares e  Hernâni Pires.
- CONSELHO FISCAL: Armando Alves Ferreira (presidente), Armando Tavares dos Reis e Dinis da Conceição Alves, actual presidente da direção (vogais) com os suplentes Carlos Manuel da Costa Estima, Fernando Jorge dos Reis Tavares e João José dos Reis Soares.
Fernando Reis e Armando Ferreira já faleceram, respectivamente a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, e dia 27 de Setembro de 2019, aos 69 anos, e ambos de doença.

Sem comentários: