sexta-feira, abril 19, 2024

- ANO 1911, há 113 anos: Venâncio, Angelino e José emigraram paa o Brasil!


Passaporte de Angelino





- Ano 1911
há 113 anos !
Venâncio, Anegelino e José
emigraram para o Brasil!
 
Os óisdaribeirenses Vênancio, Angelino e José emigraram para o Brasil há precisamente 113 anos, fixando-se os dois primeiros em Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, e o terceiro no Rio de Janeiro.
Os passaportes foram emitidos pelo Governo Civil de Aveiro a 19 de Abril de 1911, pouco depois da implantação da República, e dos três emigrantes podemos recordar as seguintes particularidades e dados biográficos.
- ANGELINO Marques, 
o Saldanha!

Angeliono tinha 21 anos, nascido a 29 de Junho de 1889, era solteiro e trabalhador agrícola, filho de José Maria Marques Saldanha e de Maria José Gomes, todos de Óis da Ribeira.
Regressou em data desconhecida a Portugal, casando-se a 10 de Novembro de 1919, com Vitória da Conceição Reis, de Cabanões. Descendentes e moradores em Óis da Ribeira, são os netos Assilénio e Maria José dos Reis Carvalho e Santos, irmãos de Horácio (já falecido, em Fujacos), Adérito (morador em Eirol) e Alba (em Requeixo) - filhos de Maria Gomes dos Reis (a Maria do Emílio, já falecida). 
Outra filha residente em Óis da Ribera foi Madalena, que casou com Dinis  Alves de Oliveira (Sapateiro), mãe de Maria Manuela (esposa de Lito), já falecidos, a 23 de Janeiro de 2004, 8 de Dezembro de 2004 e 1 de Março de 2012.
Angelino Marques (Saldanha) faleceu em Cabanões, onde morava, numa casa perto do apeadeiro, que agora é de Jacinto Estima, a 18 de Agosto de 1964, aos 79 anos.

 José Rodrigues

JOSÉ Rodrigues,
de Lourizela!


José Rodrigues tinha 26 anos e era trabalhador rural, e solteiro e natural de Lourizela, freguesia do Préstimo, onde nasceu a 21 de Novembro de 1883.
Sabia escrever,
 residia em Óis da Ribeira e era filho de Maria de Jesus, provavelmente criada de servir de alguma família local. Tinha 1,61 metros de altura e uma cicatriz no sobrolho direito.
Emigrou para o Rio de Janeiro em 1911 e regressou a Portugal em data indeterminada, casando-se a 12 de Janeiro de 1920, com Maria Gaspar de Jesus, que era de Requeixo. Enviuvou a 4 de Outubro de 1961 e faleceu a 3 de Março de 1962. Não sabemos se deixou descendentes.

Venâncio Soares dos Santos

VENÂNCIO Soares
dos Santos !


Natural de Óis da Ribeira e de 31 anos, nascido a 3 de Março de 1880, solteiro e carpinteiro, era filho de Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José dos Santos, ambos de Óis da Ribeira.
Emigrou para a cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul.
Venâncio era irmão, pelo menos, de Benjamim (futuro presidente da Junta e benemérito da freguesia) e de Isaac, que também emigraram para Pelotas, em outras datas.
Venâncio media 1,70 metros de altura, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos e sabia escrever. Supoos que terá falecido no Brasil.

Sem comentários: