sábado, fevereiro 23, 2019

A escola primária de Óis da Ribeira, há 61 anos!

A escola de Óis da Ribeira tem três salas e está abandonada
Aires C. Santos
David Santos

O engenheiro Moutinho dos Santos esteve em Óis da Ribeira no dia 23 de Fevereiro de 1958, há precisamente 61 anos, para, com a Junta de Freguesia, observar os trabalhos do edifício escolar que hoje conhecemos e onde muitos ribeirenses de várias gerações  fizeram a sua instrução primária, ao longo de um pouco mais de 50 anos.
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho e Santos (foto ao lado), com o tesou-reiro José Pinheiro das Neves (em baixo) e o secretário David Soares dos Santos (mais acima), e a informação da visita daquele técnico partiu da Câmara Municipal de Águeda - que, a 26 de Janeiro, a oficiara para ser adquirida mais uma faixa de terreno para a construção da escola. Certamente, por exigência da Direcção Escolar. Neste caso, para a construção do bloco de duas salas - as do rés-do chão e do primeiro andar, a nascente.
José P. Neves

Escola em salas
de particulares

Os trabalhos levaram à necessidade de arranjar uma sala de aulas provisória, que funcionou no salão do antigo Café Império e Loja Escondidinho, de Gracinda de Almeida Tavares e do filho Dinis Tavares da Silva, junto à igreja e agora de Fernando Tavares Pires (daqueles, neto e genro, pelo se casamento com Maria Isabel dos Reis Tavares da Silva, já falecida).
A escola também em salas das casas de David Soares dos Santos (na rua dos Aidos e agora do filho Manuel Soares) e de António Dias (Zico, o alfaiate, agora do neto Fernando Branco), na Rua Benjamin Soares de Freitas - ambas ao pé da antiga padaria.
A escola viria a estar concluída em Junho de 1959, desconhe-cendo o d´Óis Por Três se houve alguma festa de inauguração.

Sem comentários: