sexta-feira, fevereiro 08, 2019

O dia 8 de Fevereiro no história da Óis da Ribeira mais moderna!

A entrada nascente de Óis da Ribeira até à sede da Junta e da Arcor
A actual sede da Tuna/AFOR foi sede da Junta de Freguesia
de Óis da Ribeira e construída no terreno que há 66 anos
foi comprado a Mário Duarte de Almeida por 4000$00 

O dia 8 de Feve-
reiro está ligado a Óis da Ribeira por alguns acon-
tecimentos de importância his-tórica para a comunidade.
A história faz-se de pessoas, de factos e de mo-
mentos (mais ou menos) relevan-
tes e, hoje e des-
te dia 8 de Feve-
reiro, recorda-
mos três - todos 
eles do Século XX. Outros poderiam ser apontados, o critério d´Óis Por Três é de alguma forma aleatório e largo, mas damos conta destes:

- 1953, há 66 anos, compra
de terreno para a Junta: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira assinou a escritura de compra, a Mário Duarte de Almeida, do terreno a seguir à ponte e onde actualmente se localiza a sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
O terreno era destinado à construção da nova sede da Junta de Freguesia, para substituir a que foi demolida para abrir a agora chamada Rua Jacinto Bernardo Henriques - ao tempo «baptizada» como Avenida da Ponte. Foi comprado por 4 000$00 e a escritura custou 360$00.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Benja-
mim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Benjamim S. Freitas

2 - 1961, há 58 anos, falecimento

de Bemjamim Soares de Freitas: Falecimento do bene-
mérito Benjamim Soares de Freitas, que a Óis da Ribeira ofereceu o telefone público e o relógio da torre sineira. Foi presidente da Junta de Freguesia em três mandatos, os de 1943/1945, 1946/1950 e 1951/54 - ano em que ofereceu o relógio.
Benjamim Soares de Freitas nasceu a 11 de Janeiro de 1884, filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e Maria José dos Santos, governanta de casa, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares, neto ma-
terno de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia, todos de Óis da Ribei-
ra. Foi baptizado no dia 20 do mesmo mês de Janeiro, na Igreja de Óis da Ribeira, pelo padre João Alberto Soares de Melo, sendo padrinhos Manuel Pereira da Conceição, casado e lavrador, e Maria Framegas, solteira e jornaleira, ambos naturais e residentes em Óis da Ribeira.
Casou-se a 16 de Novembro de 1915, com Maria do Carmo Ferreira, nascida a 14 de Março 1869 e que faleceu a 17 de Março de 1952. O casal não teve filhos. 
Benjamim Soares de Freitas, aos 77 e já viúvo, faleceu a 8 de Fevereiro de 1961, há 58 anos.
O Decreto-Lei 74/91 inclui Óis da 
Ribeira na DOC Bairrada


3 - 1991, há 28 anos,
OdR na DOC Bairrada: O Diário da República nº. 33/91, Série I-A, 
publicou o Decreto Lei 74/91, que criou a Denominação de Origem Controlada (DOC) da Bairrada, que inclui a freguesia de Óis da Ribeira.
A denominação de origem controlada (DOC) Bairrada, ainda segundo mesmo DL, «só pode ser usada para a identificação dos vinhos brancos, rosados, tintos e espumantes naturais, produzidos na respecti-
va área delimitada, que satisfaçam as disposições do presente diploma e demais legislação aplicável, integrando-se na categoria dos vinhos de qualidade produzidos em região determinada (VQPRD) da nomenclatura comunitária».
Os vinhos de Óis da Ribeira são DOC Bairrada, quem diria?!


As freguesias de
DOC Bairrada

A título de curiosidade, vejamos quais são as localidades abrangidas pela DOC Bairrada, dos municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro.

- ÁGUEDA: Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barrô, Belazaima, Espi-
nhel, Fermentelos, Óis da Ribeira, Recardães e Valongo do Vouga.
- AVEIRO: Nariz.
- CANTANHEDE: Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, Murtede, Ourentã, Outil, Pocariça, Portu-
nhos, Sanguinheira, São Caetano, Sepins e Vilamar.
- COIMBRA: Botão, Souselas, Vil de Matos e Trouxemil.
- VAGOS: Covão do Lobo, Ouca e Sosa.

Sem comentários: