quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Uma Junta (des(Unida e 15 promessas sem bloqueio...

O PSD venceu as eleições intercalares de TravassÓis. Agora e depois dos momentos de
euforia e exaltação partidária, começa a hora de cumprir as promessas

O provável executivo de TraassÓis

O PSD foi o grande ven-
cedor das eleições inter-
calares da União de Fre-guesias de Travassô e Óis da Ribeira. 
A lista social-democrata liderada por Sérgio Neves teve mais 137 votos que em 2017 e ganhou nas duas freguesias da (des)União. 
A novidade foi ganhar em Travassô, a sua terra natal e onde per-
dera em 2017 - então com 370 votos, agora com 449. Mais 79. O maior benefício eleitoral adveio da queda do Juntos - Mo-vimento Independente Travassô e Óis da Ribeira: perdeu 194 votos em Travassô e 43 em Óis da Ribeira - onde em 2017 já fora a terceira força mais votada (100), atrás do PSD (207) e do PS (102).
Sérgio Neves e o PSD voltaram a ganhar em Óis da Ribeira, desta vez com 207 votos - mais 49 que em Outubro de 2017. Mas a grande decisão eleitoral aconteceu em Travassô, onde a massa eleitoral do CDS se «reverteu» para o... CDS, em «prejuízo» da traição partidária d Mário Martins e seus pares, em 2005. Cá se fazem, cá se pagam!
Vale a pena recordar que Márto Martins e os seus comparsas «traíram» o CDS em em 2005, passando-se para o PS, e o PS em 2013, então fazendo-se eleger pelos Juntos.
Quem tantas camisas veste, alguma deixa apanhar nódoa...

A tabloidização

da política...

A vitória social-democrata em travassÓis não pode ser banalizada, bem pelo contrário, mas devemos estar atentos ao que, por escrito, se escreveu e prometeu nestas eleições travass´Óisenses, justamente pelo PSD.

Pontos a mais, nos parece (e foram 15...), alguns até nada tendo a ver com as normais competências de uma Junta de Freguesia. Muito de fora delas....
Os políticos, em campanha eleitoral (e fora dela...) são sempre muito pródigos em prometer, prometer e mais prometer..., em anunciar, em propagandear, não fazendo qualquer fronteira entre a realidade e a fantasia, estimulando inverdades que vão iludindo o povo, tabloidizando a própria política.
Sérgio Neves e a sua equipa executiva, a partir do dia de posse deste (meio) mandato, ficam escravos da sua palavra nos 15 pontos que anunciaram como bandeira eleitoral.
Ainda que tenham anunciado «a proximidade e disponibilidade total» com «a única coisa que prometemos», a verdade é que no caldo do manifesto estão 15 propostas/promessas que, legiti-
mamente, o povo lhes pode e deve cobrar.

Uma Junta de Freguesia

agora sem... bloqueios!|

Os 2,5 anos, pouco mais, que restam deste mandato eleitoral terão de ser, obrigatoriamente, um tempo de rege-
neração da forma de fazer política no universo das duas freguesias. Nomeadamente, da parte de quem a exerce na prática: os 12 eleitos dos dois órgãos, a Junta e a Assembleia. A maioria do PSD - e a mais, pelo que se sabe, para Travassô, menos para Óis da Ribeira.
A maioria eleita e resultante do acto eleitoral de 24 de Fevereiro de 2019 não vai poder, mais, invocar quaisquer bloqueios, nunca invocar quaisquer condicionalismos à sua acção. 
O que tem de fazer é assumir as suas responsabilidades, resolver os problemas pendurados nestes anos de pouca vergonha em que se deixou cair a política local. 
Agora não há mais desculpas.

Sem comentários: