A ponte de Requeixo, na confluência dos rios Águeda e Cértima e ligando a Óis da Ribeira |
As obras de reabilitação da Ponte de Requeixo vão começar na próxima semana e, por isso, vai ficar com o tráfego interrompido.
Os trabalhos envolvem o reforço das fundações dos pilares e remoção dos bancos de areia, para além da requalificação geral da ponte, com a reaplicação da calçada, pintura e introdução de sinalização de trânsito.
O objectivo, segundo o comunicado da Câmara Municipal de Aveiro, a dona da obra e presidida por José Ribau Esteves, é «aumentar o conforto e segurança de peões e automobilistas».
O contrato de execução da empreitada foi assinado a 15 de Fevereiro de 2020, depois da adjudicação já anunciada pelo d´Óis Por Três (ver AQUI) a 5 de Dezembro de 2019.
Os trabalhos vão acontecer no seguimento da auditoria feita às condições de segurança estrutural da ponte e servirão também para a realização de uma qualificação geral do tabuleiro. O projecto foi elaborado pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (ITECONS), da Universidade de Coimbra.
Obra de 97 744 euros
a ligar dois concelhos
A ponte, recordemos, faz a ligação de Requeixo a Óis da Ribeira, respectivamente dos municípios de Aveiro e Águeda, e resulta de um investimento na ordem dos 97.744,72 euros, estando as obras a cargo da empresa Lourizela Terraplanagens, Lda., de Oliveira de Frades - que terá o prazo de 180 dias para as executar.
O anúncio do concurso público foi publicado no Diário da República nº. 198, de 15 de Outubro de 2019, II Série, concorrendo 9 empresas. A gestora de obra será a arquitecta Catarina Pereira (chefe de divisão) e director de fiscalização o engº. Adelino Lopes (técnico superior), ambos do Departamento de Ambiente, Energia e Obras da Câmara Municipal de Aveiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário